Pular para o conteúdo

Páscoa no Canadá X Páscoa no Brasil: diferenças e semelhanças

Páscoa é um dos feriados que eu mais gosto: pelo significado, pelo tamanho (4 dias), pela época do ano que acontece, pelos símbolos e pelas tradições. No Brasil era talvez o feriado que eu mais gostava por conta de todas as tradições e comemorações em família que aconteciam. Assim que mudamos para o Canadá em 2010 já notamos algumas diferenças mas agora com os meninos – e depois de muitos anos morando aqui – notamos mais e mais diferenças e semelhanças e resolvi fazer um resumo neste post.

Feriado de sexta até segunda X Feriado de quinta até domingo

A primeira grande diferença é nas datas onde o feriado “prolongado” acontece. Em ambos os países o feriado acontece de sexta à domingo, mas lembro que na escola do Brasil não tínhamos aula na quinta (não sei se isso ainda acontece). Por aqui, nas escolas católicas e algumas empresas (como no meu trabalho, yay!) temos feriado também na segunda-feira, que é a chamada Easter Monday. Quatro dias seguidos em plena primavera é incrível e no meu trabalho só acontece mesmo na Páscoa.

Brunch de domingo X Almoço de domingo

A tradição de refeição de Páscoa aqui no Canadá é o brunch de domingo. Os restaurantes e hotéis sempre fazem muitas propagandas e os lugares ficam lotados, cheios de famílias celebrando desta maneira. Brunch é a união das palavras breakfast e lunch e é uma refeição tradicional com muito ovo, bacon e delícias norte-americanas que acontece um pouco mais tarde que o café da manhã e mais cedo que o almoço. No Brasil a refeição tradicional é o almoço de Páscoa com a família reunida na casa de alguém (oh, saudade!).

Caça aos ovos de plástico na fazenda X Caça à cesta de ovos super caros e elaborados

A diferença do tipo de ovo de Páscoa que existe no Canadá e no Brasil é gritante e a maneira com que a caça aos ovos acontece também. No Canadá as fazendas e as prefeituras fazem caça aos ovos em grandes terrenos e parques, onde as crianças buscam pequenos ovos de plástico que se abrem e tem um chocolate dentro. Isso geralmente acontece durante todo o final de semana da Páscoa. No Brasil eu nunca vi este tipo de evento assim gratuito e em parques públicos, mas sei que os ovos de Páscoa são elaborados, super variados, com presentes dentro e bem mais caros. Como assim um ovo de Páscoa custa R$75?

Coelho de chocolate X Ovo de chocolate

Acho também legal falar que por aqui há uma variedade bem pequena de ovos de Páscoa e a maioria dos chocolates tem formato de coelho ou até barras e caixas normais, mas com decoração e tema de Páscoa. O ovo de Páscoa mais comum é o do Kinder Egg, que custa CAD$8. A parte de chocolates de Páscoa dos supermercados é bem pequena e a gente não vê aqueles corredores enormes com túneis de ovos de chocolate por todo o supermercado. Eu sempre penso o que os canadenses achariam deste exagero nas lojas do Brasil.

Páscoa misturada com a chegada da primavera

Uma tradição que vejo por aqui todos os anos é a mistura da Páscoa com a primavera nas decorações, caixas de chocolate e nas lojas em si. Os enfeites de Páscoa sempre possuem algo que lembra a primavera e eu certamente entendo isso porque depois de um inverno tão longo o renascimento da natureza que acontece nesta estação também deve ser celebrado. No Brasil obviamente isso não acontece, até porque por lá está rolando outono e logo inverno (que obviamente nem se compara ao daqui).

Cordeiro X Bacalhau

As comidas tradicionais de Páscoa aqui no Canadá são as seguintes: mustard-crusted lamb (cordeiro com mostarda), maple baked beans (feijões com maple, o mel doce do Canadá), potatoes nicoise (uma espécie de salada de batatas), apple tart (torta de maçã), o Easter basket cake (bolo de Páscoa em forma de certa ou somente com tema de Páscoa) e hot cross buns (pães doces recheados com passas). No Brasil eu lembro de ter bacalhau

Me conta se tem alguma tradição que esqueci e se você acaba fazendo atividades mais brasileiras ou canadenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *