Pular para o conteúdo

10 lugares lindos em Old Quebéc para vocês visitar e bater foto

Sem dúvida alguma Quebéc City é uma das cidades mais lindas do Canadá – por muitos é considerada a cidade mais linda! Declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1985, a parte antiga da cidade – chamada de Old Québec – é a cidade fortificada mais intacta ao norte do México, mantendo sua arquitetura colonial por mais de 400 anos. É o coração histórico e cultural da cidade de Quebec e o berço da América do Norte francesa. Essa região da cidade de Quebéc é apaixonante e você certamente vai querer visitar todos os seus cantinhos.

Nós já fomos para Quebéc City várias vezes e devo confessar: todas as vezes que vamos eu fico maravilhada, apaixonada mesmo. A mistura das ruas apertadas com casarões antigos e a língua francesa faz com que a gente tenha aquela sensação que estamos no Continente Europeu. Uma delícia de lugar e um destino imperdível para quem vem para o Canadá tanto no verão, quanto no inverno. Das quase 10 vezes que estivemos na cidade só tínhamos ido uma no inverno (na primeira vez) e devo confessar que eu AMEI visitar mais uma vez no inverno: além da neve deixar tudo mais lindo a cidade fica mais vazia e é muito mais bonito fotografar.

Neste post eu separei 10 lugares lindos de Old Quebéc para vocês visitarem e bater fotos. Espero que gostem!

1. Rue du Petit-Champlain

Essa é uma das ruas mais lindas de Quebéc – e também uma das mais famosas. A Rue du Petit-Champlain fica no pé do penhasco onde está o Château Frontenac. A rua é super estreita mas como vocês podem ver na foto passa carro – embora nos dias de movimento seja somente de pedestres. A ruela possuem muitas placas coloridas, lojas pitorescas e restaurantes deliciosos, sendo a rua mais fotografada do setor histórico da cidade de Quebec. A vista do topo da Escalier Casse‑Cou (essa ai da foto) é espetacular.

2. Place Royale

A Place Royale é onde Samuel de Champlain fundou a cidade de Québec em 1608. Com construções que combinam influências francesas e britânicas e a igreja de pedra mais antiga da América do Norte (Notre-Dame-des-Victoires Church, de 1688), a praça tem um charme todo próprio. O local é considerado o berço da América do Norte francesa e parada imperdível para quem visita a cidade.

3. Rue Sainte-Pierre

Quando você chegar na Place Royale não deixe de descer as escadas (sentido leste) pela Rue de La Place e visitar a Rue Sainte-Pierre. As casas desta rua são todas de pedra (bem diferente das casas coloridas do resto da cidade). A rua está localizada na parte baixa da cidade antiga perto do pier. Eu andei por lá e só fiquei observando essas casas super antigas, com placas que indicavam o ano de construção (muitas de 1700s).

4. Rue Sainte-Anne

Essa rua de pedestres possui o centro de informações da cidade, vários restaurantes com pátios no verão e a belíssima Igreja Anglicana da Santíssima Trindade. Andando por esta rua você irão se deparar com a Rue du Trésor, que é um beco que mais parece uma galeria de arte. No verão você vai encontrar muitos artistas na rua fazendo caricatura e retratos.

5. Dufferin Terrace

O Dufferin Terrace é uma longa calçada de madeira localizada ao lado do Château Frontenac, que oferece uma vista deslumbrante do Rio São Lourenço e arredores. É um lugar maravilhoso para visitar em qualquer época do ano e um dos cantinhos de Quebéc City mais visitados. O local foi inaugurado em 1838. No inverno você pode fazer uma super aventura em família no local: descer de tobogã pelas pistas de trenós de madeira alcançando velocidades de até 70 km/h. Eu sempre quis fazer e até tínhamos tickets, mas com o freezing rain o local ficou fechado todos os dias que visitamos a cidade (uma pena).

6. Rue Sous-le Fort

Saindo do Funiculaire (que une a região baixa e alta de Old Quebéc) e se dirigindo ao rio você estará na Rue Sous-le Fort. As casas de pedra nesta rua são totalmente românticas. A vista do Château Frontenac de lá é incrível. Passando por esta rua não deixe de explorar as lojinhas e os restaurantes do local. Essa parte “baixa” de Old Quebéc é toda linda e merece algumas (muitas) horas do seu passeio.

7. Rue Saint-Louis

O Portão de Saint-Louis é um dos pontos de entrada das muralhas fortificadas que cercam a Velha Québec. No interior das muralhas, a rue Saint-Louis se estende desde o portão até o Château Frontenac, enquanto do lado de fora se encontra o Edifício do Parlamento e a Grande Allée. Deste o portão lindo e icônico até o “castelo” da cidade a rue Saint-Louis é um charme. Dica: neste portão você pode subir as escadas para admirar a rue Saint-Louis e o Parliament Hill. Essas escadas também se abrem para a passarela que percorre o topo das fortificações.

8. Fort Street

Não adianta: eu vou a Quebéc City e saio de lá com 200 fotos do Château Frontenac, de todos os ângulos. Esse “castelo” é um hotel que foi construído em 1893 e possui 611 quartos. Nós já nos hospedamos por lá alguns anos atrás e eu contei tudo aqui. Existem vários ângulos para fotografar este hotel lindo – que inclusive muitos dizem ser o hotel mais fotografado do mundo. Eu gosto mundo da vista dele através da Fort Street, que é uma rua inclinada que dá uma linda vista. E descendo por ela você irá encontrar a Notre-Dame de Québec Basilica-Cathedral, que é linda e imperdível também.

9. Rue du Parloir

Quando você estiver passando pela Rue Saint-Louis eu tenho certeza que essa rua aqui – Rue du Parloir – vai chamar a sua atenção. A maioria das portas das casinhas desta rua são vermelhas – o que dá um charme a mais! Além disso, na rua também há uma escola de padres e monastério – Ursulines de Québec.

10. Kent Gate

No total a fortificação de Old Quebéc possui 4 portões originais (Kent, Saint-Louis, Prescott e Saint-Jean Gate). Todos eles são belíssimos e merece sua visita. O Kent Gate é especial porque possui uma igreja que fica emoldurada no arco. Eu gosto de passar pelo portão e seguir pela Rue D’Auteuil até a Avenue Saint-Denis. Nesta última rua, especificamente, há uma fileira de casas de luxo que é belíssima. Para uma bela foto da Old Québec, do Rio São Lourenço e das Montanhas Laurentian à distância, vá até o Pierre-Dugua-De-Mons Terrace.

Nosso Hotel: Delta Hotels by Marriott Quebec

Desta vez ficamos hospedados fora da Old Quebéc, mas super perto (o que foi perfeito). Nosso hotel foi o Delta Hotels by Marriott Quebec que ficava a 10 minutos a pé dos portões de entrada da Old Quebéc. Achamos o quarto do hotel super espaçoso e gostamos de estar fora da cidade antiga pois fomos de carro e achei mais prático para nos locomovermos para outros locais. O quarto era enorme e a cama super gostosa. O hotel possui um restaurante (Le Bistro) que possui um café da manhã super gostoso. O hotel também possui piscina aquecida descoberta, mas não nos arriscamos porque estava frio. O hotel possui estacionamento coberto e vários carregadores de carro elétrico para quem viaja com eles como nós. Adoramos a experiência no Delta Quebéc.

Dicas de lugares para você comer em Quebéc City

Tá certo que a cidade de Quebéc é linda e você vai querer explorar todas as ruas que citei acima (e muitas outras). Porém, a visita à cidade não é completa se você não incluir uma visita a um dos inúmeros – e deliciosos – restaurantes da cidade. Ou uma visita a uma boulangerie (padaria) ou café. Gente, sério: a culinária de Quebéc City é simplesmente deliciosa e abaixo eu listo alguns dos meus restaurantes favoritos da cidade. Importante falar que é super necessário fazer reserva para o jantar, já que os restaurantes estão sempre lotados à noite.

  • Bistro Hortus: menu com ingredientes locais estilo “farm to table” e com um menu super variado.
  • Alphonse: restaurante de comida francesa e italiana, com um ambiente lindíssimo.
  • Le Chic Shack: considerado um dos melhores poutines estilo gourmet da cidade. Não dá para ir para Quebéc City e não comer poutine não é mesmo? Procure este lugar ou veja o menu do restaurante que você está que certamente terá poutine no cardápio.
  • Nina Pizza Napolitaine: pizzaria estilo napolitano deliciosa. Amamos!
  • Le Hobbit: restaurante de comida francesa delicioso e super aprovado (mais chique e sem menu kids, mas foram super pacientes com os pequenos e adaptaram um dos pratos ao gosto deles)
  • Café La Maison Smith: rede de cafés com lojas espalhadas pela cidade. Nós amamos as comidas mas o local que fomos só tinha pessoas trabalhando com computadores que olharam feio para os pequenos, então não achei muito kid friendly.
  • Boulangerie Paillard: padaria deliciosa com tudo que você pode imaginar (saladas, pães, sanduíches, pizzas e muito mais). Almoçamos um dia por lá e amamos!

Espero que tenham gostado das dicas e não deixem de visitar Quebéc City durante qualquer estação do ano. Por fim, gostaria de agradecer ao Destination Quebéc City por ter nos recebido tão bem. Essa foi a primeira vez que exploramos a parte antiga de Quebéc com os meninos e eles amaram a experiência, as casinhas coloridas, o “castelo” e toda a história do local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *