Pular para o conteúdo

Como é dormir em um hotel todo feito de gelo: Hôtel de Glace em Quebéc

Final de semana passado fizemos algo incrível, que eu sempre tive vontade de fazer desde que cheguei no Canadá: dormimos no Hôtel de Glace em Quebéc. Este hotel todinho feito de gelo é o único do seu tipo na América do Norte e começou a ser feito em 2001. Ele fica localizado 30 minutos ao norte de Quebéc City ou 8 horas de Toronto, em um complexo chamado Village Vacances Valcartier. Neste post eu irei falar um pouco sobre o local, contar a nossa experiência dormindo no hotel do gelo com duas crianças pequenas e também tentar responder algumas perguntas que vocês me fizeram lá no instagram.

Construção

Engana-se quem pensa que o gelo está apenas sobre uma parede de um hotel permanente. O Hôtel de Glace é construído do zero todos os anos. Assim que as temperaturas permanecem abaixo de zero com frequência a construção começa. Em torno de 50 trabalhadores e artistas constroem o local (de quase 1 acre de tamanho) em 6 semanas, incluindo a estrutura e as belas esculturas. Mais de 500 toneladas de gelo e 40.000 toneladas de neve são necessárias para criar o hotel. Para não depender da natureza somente, a neve é ​​feita no local por canhões de neve, assim como muitas estações de ski. Todos os anos as esculturas do hotel tem um tema específico e este ano os quartos eram temáticos de países do mundo.

Estrutura

O hotel consiste em 24 quartos e suítes temáticas, uma capela, um bar, um hall de entrada com labirinto, esculturas, um escorregador (que fez a alegria dos pequenos) e até uma área externa com jacuzzis e saunas. As acomodações variam muito: há quartos sem esculturas e suítes temáticas. Os quartos possuem 1 ou até 3 camas e você pode reservar quartos que possuem lareira, banheira de hidromassagem e sauna privativas. A estrutura realmente impressiona e o legal é que você pode comprar um passe diário para visitar o local (veja aqui), mesmo que não tenha interesse em se hospedar.

Village Vacances Valcartier

O complexo Village Vacances Valcartier é cheio de atrações e vale a visita daqueles que estão passeando na região, mesmo que não tenham interesse em visitar o hotel do gelo. Abaixo seleciono 5 atrações do local:

  1. Winter Playground: este é simplesmente o maior complexo de tobogãs de gelo da América do Norte. Eu fiquei impressionada com a quantidade de descidas (mais de 20) e de todos os tipos. Nós brincamos por 3-4 horas e os meninos queriam mais. Essa área é toda iluminada e à noite você também pode se divertir. Amei o fato que há Cabane à Sucre dentro do complexo para você comer pirulito de maple syrup feito no gelo.
  2. Bora Parc: parque aquático coberto com tema de Polinésia e 14 escorregadores de água, além de uma piscina de ondas. Infelizmente não conseguimos visitar o local porque os passes do dia já haviam esgotado, mas deu vontade. De dentro do hotel você pode ver todo o Bora Parc através de um bar (também temático da Polinésia) com vidro.
  3. Aroma Spa: o local possui um spa e vários tratamentos de beleza e massagens. Você também pode optar por tomar um banho em uma piscina de águas termais (internas e externas) e também nas Jacuzzis (internas e externas).
  4. Restaurantes: o local possui 5 restaurantes e também uma área estilo “praça de alimentação” para as famílias que quiserem trazer sua refeição. Quando fomos somente o restaurante Safari e o pub Chalet Sportif estavam abertos: jantamos no Safari e achamos gostoso, mas nada muito extraordinário. Fizemos reserva cedinho e foi nossa sorte porque o restaurante ficou lotado. Fica aqui a dica para você reservar se for no local.
  5. Escape Jeux: por fim, o local possui um arcade enorme no segundo andar e cheio de jogos.

Perguntas frequentes

Será que não tem perigo do hotel descongelar? Durante a season (que vai até final de março, dependendo do clima do inverno daquele ano) a temperatura dentro do hotel fica sempre entre -3C e -5C, independente da temperatura na rua.

Onde você dorme? Há camas no local? Sim, mesmo que todos os móveis do local sejam inteiramente feitos de gelo e neve, a cama é muito confortável. A cama é feita de blocos de gelo na sua base, depois há uma madeira maciça e por fim um colchão super confortável. Quando você for dormir você irá receber um saco de dormir super fofinho, um lençol isolante e um travesseiro (isso para cada um dos hóspedes).

Eu não vou passar frio à noite? Abaixo vocês vão ler a experiência mas a resposta é não. Os sacos de dormir que cada um dos hóspedes recebe são feitos para resistir a temperaturas entre -15°C e -30 °C e eu garanto: você não vai sentir frio.

Como eu devo me vestir? O que eu devo levar para o quarto? Antes de dormir no local você irá fazer um “treinamento” sobre o que vestir e o que levar para o quarto: veja mais detalhes aqui. Você não precisa levar muitas coisas porque você terá um quarto do hotel Valcartier para colocar suas malas, dormir caso não se sinta confortável com o frio e tomar banho.

Há banheiro dentro do hotel do gelo? O hotel possui banheiros do lado, mas como escrevi anteriormente você terá um quarto no hotel Valcartier com um banheiro só seu.

Há portas nos quartos? Não. Há uma cortina em cada uma das entradas do quarto mas não há portas.

Tem luzes? Não é muito claro? Não é muito escuro? O hall do hotel é super iluminado. Quando você entra no quarto vai ter luzes também: nas paredes e embaixo da cama. As luzes são coloridas em alguns quartos, o que deixa a experiência ainda mais mágica. Do lado de cada cama há um interruptor para você desligar a luz quando já estiver na cama (isso inclusive faz parte do treinamento). Quando a luz é desligada você não ficará totalmente no escuro porque a luz do corredor entra pela porta de pano. Eu achei que fica ótimo para dormir – nem tão claro, nem tão escuro – especialmente com crianças pequenas (já que você quer ver o tempo todo como elas estão).

Nossa experiência

Nós chegamos no complexo, fizemos o check-in e não resistimos: fomos direto para o Hôtel de Glace dar uma espiadinha. Eu fiquei super empolgada e já queria entrar no quarto, mas você só pode entrar no seu quarto depois das 8pm. Então brincamos no Winter Playground, jantamos no Safari e fomos para o nosso quarto no hotel Valcartier nos prepararmos. E quando chegou perto das 8pm fomos para o hotel do gelo.

Chegamos lá ficamos na área do bar um pouco: havia música e utilizamos nosso voucher de drink (todos os hóspedes ganham um) e tomamos um drink colorido em um copo feito de gelo. Os meninos amaram! E então fomos para nosso quarto temático: tema Austrália. Eu amei os detalhes do quarto e tudo já estava pronto esperando por nós (i.e. nossos sacos de dormir já estavam nos esperando).

Seguimos todas as regras do “treinamento”, colocamos cada um dos meninos no seu saco de dormir e desligamos as luzes. Todos dormiram e por volta das 5am acordamos morrendo de calor. Isso mesmo: calor. O que acontece é que os sacos de dormir são muito quentes e colocamos ainda o lençol térmico, base e mid layers, então ficamos com calor. A gente acaba tendo aquele medo de passar frio mas realmente os sacos de dormir são muito quentes, então em uma próxima vez eu colocaria roupas mais finas. Saímos do quarto do hotel do gelo e fomos para nosso quarto do hotel Valcartier para nos prepararmos para voltar para casa. Os meninos amaram a experiência e dormiram muito bem. Thomas foi para a escola e contou para os amigos sobre a experiência. Todos ficaram tão interessados que a professora pediu para eu enviar fotos e vídeos e ela passou no projetor durante a aula.

Espero que tenham gostado do texto e se sintam inspirados para ter experiências diferentes. Os meninos amaram muito e pedem quase todo dia para voltar. Me conta: vocês dormiriam em um hotel todo feito de gelo? Por fim, agradeço ao Hôtel de Glace por ter nos recebido e proporcionado essa experiência incrível para a nossa família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *