Pular para o conteúdo

À partir de amanhã as restrições em Ontario irão praticamente acabar

  • Notícias

No dia 5 de janeiro de 2022 o governo de Ontário anunciou diversas restrições por conta do enorme aumento de casos de Omicron aqui em Ontário. Na época as aulas das crianças não voltaram e várias restrições foram impostas na chamada modified version of Step 2 of the roadmap to reopen. Além das escolas, academias, esportes indoor, cinemas e museus fecharam. As lojas poderiam abrir com 50% da capacidade e os restaurantes ficaram fechados para indoor dining.

A reabertura era planejada para acontecer em 3 etapas nos dias 31 de janeiro, 21 de fevereiro e 14 de março (intervalo de 21 dias entre cada uma delas). Em cada uma destas datas a idéia era ir baixando as restrições. Porém, na semana passada o primeiro ministro Doug Ford fez um anúncio falando que a reabertura (i.e. eliminação das restrições) aconteceria mais rapidamente por conta da melhora constante dos principais indicadores de saúde.

A fase 2 começou no dia 17 de fevereiro (ao invés do dia 21), quando os limites para encontrar com pessoas aumentaram de 10 dentro de casa e 25 fora para 50 dentro e 100 fora. Os limites de capacidade em ambientes como bares, restaurantes, cinemas e academias foram completamente removidos e os limites para espaços para eventos de grande escala, como arenas esportivas e salas de concerto, foram aumentados para 50% da capacidade.

Amanhã começa a fase 3 de reabertura, que estava originalmente marcada para começar no dia 14 de março. Nesta fase não há limites de capacidade em todos os ambientes internos – incluindo boates – bem como a eliminação das restrições sociais. Além disso, o passaporte de vacina para entrada na maioria dos ambientes fechados públicos não irá mais ser utilizado, ou seja, qualquer um poderá entrar em restaurantes e eventos, independente do status de vacinação.

Praticamente todas as restrições irão acabar, com excessão do uso de máscaras, que por enquanto é obrigatório em lugares fechados. Mas várias províncias no Canadá já aboliram o uso de máscaras e até o meio de março o governo disse que vai anunciar se as máscaras continuam ou não obrigatórias, incluindo nas escolas.

Todas as informações sobre COVID-19 em Ontario podem ser encontradas aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *