Pular para o conteúdo

Hospedagens nos parques provinciais de Ontario no inverno

Nós acampamos pela primeira vez em 2020 no início da pandemia. Era verão, tudo era super novo e incerto e nós queríamos aproveitar o verão com os meninos, mas não nos sentíamos confortáveis de sair por ai em hotel e lugares que teríamos que estar em ambientes fechados. Então começamos a acampar e gostamos da experiência. Gostamos tanto que em 2021 fizemos novamente, mais algumas vezes. E todas as dicas sobre esta experiências estão registradas aqui no blog.

O problema é que camping é uma atividade de verão, pelo menos para quem está com criança e cachorro. Eu sei de gente que tem barracas térmicas e até se aventura no inverno, mas isso não é para mim. Se em alguns meses de camping fora do inverno (início de julho e outubro) eu já morri de frio, fico imaginando acampar no inverno. Não, eu passo.

Porém, diante de tudo que estamos vivendo eu preciso dizer que estar perto da natureza ajuda muito. E hospedar-se em um dos parques provinciais de Ontario durante o inverno é uma experiência única, porque além de muito lindo os lugares estão bem vazios, muitas estradas fechadas e você realmente consegue se desconectar de tudo e curtir a natureza e o inverno de uma maneira única. Falo isso porque no final de 2020 nós alugamos um RV e fomos acampar no Arrowhead Park (veja tudo sobre essa aventura aqui). O RV que alugamos estava todo preparado para o inverno e apesar de não ter água na torneira do site nós conseguimos encher o tanque com água do banheiro através de uma mangueira enorme que alguém do parque emprestou. Foi diferente e foi especial.

Tipos de acomodações

Se você não quer dirigir um RV na neve – o que não é muito fácil – e gastar um bom dinheiro com a experiência (aluguel + site + muita gasolina) você pode procurar as roofed accommodations disponíveis nos parques de Ontario. No total são 6 tipos e abaixo eu estarei colocando todos eles e os parques onde eles estão disponíveis.

Backcountry Cabins: cabanas no meio do mato localizadas dentro do Algonquin Park. Não há banheiro dentro e você deverá usar os banheiros públicos dos parques. Em relação às comodidades, algumas delas possuem fogão, outras possuem geladeira. Cada uma é diferente e você pode ver todas elas clicando aqui.

Camp Cabins: são as minhas favoritas! São cabanas pequenas em 15 parques provinciais que possuem aquecimento, camas e algum item de cozinha como microondas, frigobar e churrasqueira. Não há banheiro dentro delas e você também precisa usar o banheiro coletivo. Elas são super disputadas durante todo o ano. Clique aqui para ver todos os parques que possuem as camp cabins.

Cottages: já são acomodações mais completas, com mais móveis e vários cômodos. Os cottages estão disponíveis em 8 parques (clique aqui para ver todos eles) mas para a minha surpresa nem todos eles possuem banheiro dentro da acomodação.

Rustic Cottages: são acomodações com mais móveis e vários cômodos, mas localizados mais dentro da natureza dos parques. Alguns deles não possuem banheiro, mas estão perto do banheiro público. Estão localizados nestes 6 parques aqui.

Soft Sided Shelters: são barracas estilo glamping com paredes de tona, piso e sem banheiro, mas com alguma estrutura como frigobar, cama, lareira e churrasqueira. Possui também luz e eletricidade. Essas barracas estão localizadas em 5 parques provinciais (clique aqui) e são super populares durante todo o ano.

Yurts: são barracas em formato redondo (como se fossem um iglu) que possuem cama, frigobar, lareira e um espaço na rua com mesa e churrasqueira. Possui também luz e eletricidade. O que eu li sobre a experiência é que dentro dos yurts não é quente não e você tem que levar muita roupa para se aquecer. Eles estão localizados em 11 parques provinciais (clique aqui para ver a lista de todos eles).

Silent Lake, foto batida por Evan Holt e retirada do site do Ontario Parks para divulgação

Atividades de inverno

Basicamente se você for para um parque no inverno você irá curtir a neve e natureza e poderá fazer algumas atividades de inverno como caminhada com snowshoes, cross-country ski, pesca no gelo, patinação no gelo e muito mais. E o mais legal é que vários parques alugam equipamento para vocês fazerem estas atividades por lá. Segue lista abaixo de algumas atividades e os parques que oferecem o aluguel de equipamentos.

Snowshoe:

  • Algonquin Provincial Park 
  • Arrowhead Provincial Park
  • Frontenac Provincial Park
  • Killarney Provincial Park
  • Pinery Provincial Park
  • Silent Lake Provincial Park
  • Wasaga Beach Provincial Park
  • Windy Lake Provincial Park

Cross-country ski:

  • Arrowhead Provincial Park
  • Killarney Provincial Park
  • Pinery Provincial Park
  • Wasaga Beach Provincial Park

Patins de gelo:

  • Arrowhead Provincial Park
  • Pesca no gelo:

  • Windy Lake Provincial Park
  • Visitando os parques com animal de estimação

    Informação importante se você possui cachorro: a maioria destas acomodações não aceita pets, mas existem acomodações específicas que aceitam (i.e. um dos yurts de um parque é pet-friendly). O valor é CAD$20 por cachorro por noite, com um máximo de 2 cachorros por acomodação. Para saber especificamente quais acomodações aceitam seu amigo peludo é só clicar aqui.

    Vale finalizar falando que a foto de destaque eu bati de uma camp cabin no Arrowhead Park. Geralmente essas cabins são colocadas juntas e parece uma vila de casinhas, uma graça. Mas, vale falar, super disputadas e difícil de reservar. A data fica aberta no sistema somente 5 meses antes, então você tem que ficar de olho porque se não estiver no site às 7am da data alguém irá reservar antes. Eu falo mais sobre isso neste post aqui. Espero que tenham gostado da dica!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *