Pular para o conteúdo

12 eventos em Toronto e arredores durante os 12 meses de 2022

Antes de ler o texto abaixo pense que este post foi escrito no início de dezembro, antes do número de casos da variante Omicron terem batido records aqui em Ontário – e no Canadá. Eu pensei muito se deveria postar este texto – e na verdade deletei vários outros que talvez incentivem passeios – mas como os eventos listados abaixo acontecem em praticamente todos os anos resolvi postar sim, para mostrar que não importa a época do ano: sempre há algo para fazer por aqui. Porém quero deixar claro que não estou incentivando passear e sair neste momento: não é a hora. E sinto esta responsabilidade como “influenciadora” de deixar este recado. Podemos sim, esperar para fazer alguns destes eventos em anos mais seguras.

Janeiro: Niagara Icewine Festival

Um legítimo Icewine deve ser preparado a partir de uvas maduras colhidas congeladas. Por isso, é mais comum na Áustria, Alemanha, norte da Itália e Canadá. Inclusive, a região de Niagara (mais precisamente península de Niagara, próxima a Niagara Falls) é a maior produtora mundial desta “sobremesa”. Icewine é um dos símbolos Canadenses e em janeiro acontece na região de Niagara o Icewine Festival, que é quando várias vinícolas na região servem diferentes tipos de vinhos gelados. Veja mais informações sobre o evento aqui.

Fevereiro: Ice Festivals

O inverno é longo no Canadá e durante os meses frios há sempre eventos para que a gente realmente curta esta época do ano. Os festivais de gelo acontecem durante todo o inverno mas são mais evidentes em fevereiro, especialmente nas semanas perto do Family Day aqui em Ontário. Os eventos variam muito mas no verão tem atividades de inverno, esculturas de gelo e incentivam as pessoas a estar outdoors e curtir o frio. Os festivais acontecem tanto no centro de grandes cidades como o Bloor-Yorkville Ice Fest de Toronto, quanto mais afastados como o Fire and Ice Festival de Muskoka.

Março: Festival de Maple Syrup

Em março há vários festivais de Maple Syrup ao redor de Toronto. Estes festivais são eventos que mostram como o Maple é retirado das árvores, além de terem outras atrações e muitas guloseimas. Maple syrup – chamado em português de xarope de bordo ou xarope de acer – é o xarope extraído da seiva bruta das árvores do gênero maple, ou em outras palavras a árvore típica do Canadá. A coleta desta seiva acontece num período restrito, no final do inverno e início da primavera (geralmente em março), quando as árvores acordam da “hibernação” do inverno e voltam a produzir seiva em abundância. Clique aqui e veja um post sobre quando visitamos uma destas fazenda.

Abril: Hot Docs

Hot Docs é o maior festival de documentários da América do Norte, oferece uma excelente seleção de mais de 200 filmes do Canadá e do mundo para mais de 200 mil pessoas em Toronto. É a maior feira, conferência e festival de documentários da América do Norte. Além do festival o Hot Docs traz uma conferência e eventos comerciais para profissionais do ramo, incluindo o famoso Hot Docs Fórum e a loja Doc Shop. Veja mais informações aqui. Em 2022 o evento será novamente online. Fonte da foto: www.hotdocs.ca

hot

Maio: Doors Open

O Doors Open Toronto acontece em maio e foi por isso que eu coloquei neste mês, mas vale falar que praticamente todas as grandes cidades de Ontario possuem este evento e algumas vezes ele acontece em outros meses (veja mais detalhes sobre o Doors Open Ontario aqui). Em resumo é um evento que envolve conhecer lugares incríveis das cidades de graça, ou seja, você pode conhecer vários pontos turísticos sem pagar nada porque eles estão abertos para o público gratuitamente naquele dia ou final de semana. Já fomos várias vezes no de Toronto e desde que a pandemia chegou obviamente o evento tem sido cancelado, mas espero ansiosa para o dia que ele irá voltar para explorarmos diversas cidades e suas atrações e história.

DSC_9422

Junho: Colheitas das frutas

Depois de meses de neve e frio junho chega com o verde e muitos eventos outdoors. E um dos mais legais para você fazer nesta época do ano – até literalmente setembro – é visitar uma fazenda e colher suas próprias frutas. Morangos e blueberries são as colheitas populares em junho e julho, mas você também pode colher cerejas e peas. Framboesas surgem em julho junto com o milho doce. Blueberries e framboesas ainda estão disponíveis em agosto. Neste post aqui eu falo da nossa primeira vez colhendo morangos e o quão especial esta experiência foi.

Julho: Fazenda de flores

Claro que em julho há vários eventos por aqui – porque é verão – mas eu resolvi selecionar a visita a algumas fazendas de flores como o evento de julho porque é um passeio muito especial. Isso mesmo: há plantações de girassóis e lavandas que são imperdíveis. E é em julho (geralmente) que as flores estão abertas e as fazendas recebem visitantes. Clique aqui para ver alguns dos nossos passeios nestes lugares belíssimos.

Agosto: CNE

A CNE ou Canadian National Exhibition é um evento anual que acontece no Exhibition Place de Toronto durante os 18 dias que antecedem e incluindo o dia do trabalhador Canadense (Labour Day). Com aproximadamente 1.3 milhões de visitantes a cada ano, a CNE é a maior feira anual do Canadá e a sétimo maior na América do Norte. O primeiro Canadian National Exhibition ocorreu em 1879, em grande parte para promover a agricultura e tecnologia no Canadá. Agricultores, engenheiros e cientistas apresentaram suas descobertas e invenções no CNE para mostrar o trabalho e talento da nação. Como o Canadá cresceu muito de lá para cá a CNE também mudou ao longo do tempo, refletindo o crescimento da diversidade e inovação, embora a agricultura e tecnologia continuem a ser uma grande parte da CNE hoje. Para muitas pessoas na área da Grande Toronto e das comunidades vizinhas a CNE é uma tradição familiar anual nesta época do ano. Clique aqui para ler mais sobre a feira e saber minha opinião.

IMG_3011

Setembro: TIFF

No início de setembro acontece em Toronto o TIFF, Toronto International Film Festival. Este festival é super bem conceituado e vários filmes lançados no festival já ganharam o Oscar, como American Beauty, Black Swan e Ray. Há vários eventos acontecendo na cidade associados ao festival e você pode até trabalhar como voluntário (clique aqui e saiba como). O legal é você poder assistir a um filme, no final fazer perguntas para o diretor e elenco e ainda de quebra ver alguns famosos atores de Hollywood circulando pela cidade. Mesmo com a pandemia os eventos e lançamentos aconteceram virtualmente e muitos adoraram a experiência.

Outubro: Fazendas de abóboras

Outubro é um dos meses mais lindos e movimentados por aqui. Tem as cores de outono, tem Halloween e tem as fazendas de abóboras. A maioria delas faz festivais chamados Pumpkinfest, onde você se diverte com atrações, labirintos de milho, pega sua abóbora e curte delícias da estação. A maioria destes festivais começa ainda em setembro e vai até o dia 31 de outubro (Halloween). Clicando aqui vocês podem ver vários posts sobre estes festivais.

Novembro: Santa Claus Parade

É em novembro que o Papai Noel chega no Canadá. E eu falo isso porque é em novembro que as paradas de Natal acontecem por aqui. Esses eventos nada mais são do que desfiles temáticos de Natal que acontecem nas ruas da cidade e sempre terminam com a chegada do Papai Noel. Se você clicar aqui vai ver muitos posts antigos de Natal do blog e na maioria deles eu cito estes eventos, que são muito populares por aqui. Neste post aqui eu trago algumas das mais populares Santa Claus Parades de Ontário, com a maioria delas acontecendo em novembro.

Dezembro: Festivais de luzes e Mercados de Natal

O Natal aqui no Canadá é bem diferente do Brasil. Por exemplo, você não encontra as cidades super decoradas e os shoppings cheios de decoração. Mas há alguns eventos que são características desta época como os mercados de Natal e os festivais de luzes. Em praticamente qualquer cidade que você for você irá encontrar um cantinho iluminado para você curtir a magia do Natal ou uma feira com produtos locais e delícias de Natal. Os eventos são geralmente ao ar livre e as pessoas não estão nem ai para o frio. Todos os anos eu faço post com os melhores eventos em Toronto e arredores, então vale a pena pesquisar por aqui para encontrar essa dica.

Espero que tenham gostado do post e torço muito para que a gente possa curtir alguns destes eventos ainda no início de 2022!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *