Pular para o conteúdo

Os diferentes termos utilizados para descrever a neve aqui no Canadá e seus significados

Se você está aqui no Canadá e checou a previsão do tempo certamente já viu termos como flurries, snow squalls ou snowstorm e se perguntou a diferença entre todos eles. Não é tudo neve? Na verdade a resposta seria sim, é tudo neve, mas não, são tipos diferentes, que certamente irão impactar sua vida de uma maneira diferente. Eu procurei online as definições de alguns dos principais termos que você encontra nas previsões do tempo nesta época do ano e resolvi trazer para vocês hoje por aqui.

Blizzard: é uma violenta tempestade de inverno, com duração de pelo menos três horas, que combina temperaturas abaixo de zero e vento muito forte carregado com blowing snow que reduz a visibilidade para menos de 400 metros.

Snowstorm: apresenta grandes quantidades de neve. A quantidade de neve que acumula depende da região (i.e. cada lugar chama snowstorm uma determinada quantidade de neve, mas geralmente é bastante para aquela região).

Snow flurry: é ​​a neve que cai por curtos períodos e com intensidade variável; flurries geralmente produzem pouca acumulação.

Snow squall: é ​​uma queda de neve breve, mas intensa, que reduz muito a visibilidade e que costuma ser acompanhada por ventos fortes.

Snow powder: neve nova composta por cristais novos e soltos.

Snowburst: é ​​uma chuva de neve muito intensa, geralmente de curta duração, que restringe muito a visibilidade e produz períodos de rápido acúmulo de neve.

Blowing snow: descreve partículas de neve no ar levantadas pelo vento a moderadas ou grandes alturas acima do solo; a visibilidade horizontal ao nível dos olhos é geralmente muito pobre.

Drifting snow: é a neve no solo que é levada pelo vento a uma altura de menos de 1,5 a 2 metros acima da superfície.

Lake-effect snow: neve produzida quando ventos gelados se movem sobre uma grande extensão de água mais quente do lago. Muito comum nos grandes lagos do Canadá e USA.

Ground blizzard: tempestade de vento que não é acompanhada de queda de neve, mas que reduz a visibilidade levantando do solo a neve existente.

Whiteout: um snow blizzard ou snow squall que reduz a visibilidade em zero.

Sugiro todo mundo que está interessado neste assunto a ler os seguintes posts aqui do blog:

Glossário: avisos meteorológicos no inverno
TUDO que você precisa LER sobre o frio e o inverno em Toronto
Os cuidados que você deve ter com o Extreme Cold Weather Alert em Toronto
Checklist para estar pronto para o inverno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *