Pular para o conteúdo

O que você precisa saber se vai viajar para o Canadá na pandemia

O final de ano está chegando e tem MUITA gente viajando. Eu perguntei lá no instagram quem iria viajar durante as festas e quase 50% das pessoas que responderam falaram que pretendem viajar. Fato é que ainda estamos no meio de uma pandemia e embora os números de casos e de internações na UTI tenham aumentando consideravelmente eles ainda existem. E ainda há restrições de diversas atividades aqui no Canadá.

Uma coisa que aconteceu também – e acho que “animou” todo mundo a visitar o Canadá durante as festas de final de ano – foi a abertura das fronteiras dos USA no início de novembro. Apesar de vizinhos, o Canadá e os USA possuem regras bem diferentes ainda e vale a pena enfatizar isso (clicando aqui você vê a fonte oficial com as regras para visitantes nos Estados Unidos). Também é importante falar que as regras mudam rápido e pode ser que o que eu esteja escrevendo hoje não seja válido semana que vem. Então é importante SEMPRE olhar as fontes oficiais dos governos dos países que vocês desejam visitar.

Descubra se você pode entrar no Canadá

No site do governo canadense você encontra o questionário “Descubra se você pode entrar no Canadá“. Você responde algumas perguntas e descobre se você pode ou não entrar no Canadá. Na verdade, em nenhum momento eles falam que. você terá total certeza de entrar no país porque há algumas restrições (por exemplo, ter sintomas quando for entrar). As perguntas que você irá responder são as seguintes:

  1. Quem você é? Na primeira pergunta você irá falar se é um cidadão canadense, residente permanente ou turista.
  2. Você já está totalmente vacinado? Para ser considerado fully-vaccinated pelo Canadá você deve ter tomado 2 doses de vacinas Pfizer, Moderna ou AstraZeneca (da mesma ou combinadas) ou uma dose de Janssen/Johnson & Johnson.
  3. Como você chegará no Canadá? Aqui você deve indicar se irá entrar pelos USA, por outro país ou se está apenas passando pelo Canadá para ir para outro destino.
  4. Qual o motivo de estar visitando o Canadá? Há uma lista enorme de motivos para visitar o Canadá e a primeira opção é turismo e lazer. Há ainda a opção de visitar parentes. Eu selecionei a opção de turismo sem estar com as vacinas indicadas e não há mais perguntas, sendo que o sistema diz que você não pode entrar no país.
  5. Selecionando a visita para um parente, a próxima pergunta fala sobre o status do seu parente no Canadá? Você precisa comprovar o status da pessoa que você irá visitar. Se a pessoa não tiver status algum você não poderá entrar.
  6. Então, a próxima pergunta é sobre a sua relação com seu familiar que está no Canadá e você quer visitar. Há uma lista enorme de opções e eles tem uma aba que explica em detalhes cada uma das categorias.

Eu fiz uma simulação como se meus pais quisessem me visitar. E a resposta foi a seguinte: “Based on your answers, you will likely be allowed to enter Canada; however, the final determination will be made by a government official at the port of entry”. Eles não dão certeza alguma da entrada.

Use ArriveCAN para informar seus planos de viagem (obrigatório)

ArriveCAN é um aplicativo gratuito do governo que todas as pessoas que viajam para fora ou querem entrar no Canadá precisam baixar (clique aqui). Você deve preencher as informações no aplicativo dentro de 72 antes da sua viagem. Basicamente são 3 grupos de informações que você precisa colocar no ArriveCAN:

  • Informações de contato e detalhes da viagem
  • Informações de vacinação e resultados do teste de pré-entrada
  • Plano de quarentena

Há alguns detalhes importantes no aplicativo references a menores. Por exemplo, se seus filhos tem menos de 12 anos e não se vacinaram (porque não há vacina para eles ainda) mas eles estão viajando com pais vacinados, eles não precisam ficar em total quarentena, mas não podem frequentar a escola por 14 dias. Clique aqui e veja mais detalhes.

Uma outra coisa que é importante falar é a tradução dos certificados de vacinação. Se seu comprovante não está em inglês e francês você precisará fazer uma tradução certificada dos comprovantes de vacinação. Veja mais detalhes sobre este processo aqui. O que fiquei sabendo – em relação ao Brasil – é que o sistema do governo agora gera comprovantes em diversas línguas. Mas eu não li nada sobre estes comprovantes serem aceitos aqui, então prefiro não colocar esta informação.

Lista de vacinas que não são aceitas para entrar no Canadá

  • Bharat Biotech (Covaxin, BBV152 A, B, C)
  • Cansino (Convidecia, Ad5-nCoV)
  • Gamaleya (Sputnik V, Gam-Covid-Vac)
  • Sinopharm (BBIBP-CorV, Sinopharm-Wuhan)
  • Sinovac (CoronaVac, PiCoVacc)
  • Vector Institute (EpiVacCorona)

Mas vale aqui falar que dependendo do caso, você pode entrar no Canadá com estas vacinas – mas você terá que ficar de quarentena por 14 dias e comprovar que você ficará no país por pelo menos 15 dias. Todas as informações estão nos links que coloquei neste texto então vale a pena gastar algum tempo no site do governo canadense pesquisando sobre isso.

Testes

Você precisará fazer um pré-teste no máximo 72 horas antes do vôo no Canadá (i.e. dentro de 72 horas da hora de partida programada de seu vôo para o Canadá e não da chegada). Você deverá mostrar este teste negativo à companhia aérea e também pode ser pedido a mostrar o resultado pelo oficial na entrada do país. Ao contrário dos USA, o Canadá NÃO ACEITA o teste de antígeno (rapid antigen test). Os testes moleculares aceitos mais comuns são os seguintes:

  • PCR – Polymerase chain reaction
  • Nucleic acid test (NAT) or Nucleic acid amplification test (NAATs)
  • Reverse transcription loop-mediated isothermal amplification (RT-LAMP)

Nesta página aqui vocês encontram mais informações de outros testes que são aceitos. Há algumas exceções para estes teste e você pode ver mais clicando aqui.

Quando você chegar ao Canadá você ainda pode ser selecionado para fazer um novo teste. Se isso acontecer os oficiais irão te avisar quando você estiver no aeroporto. Se você for selecionado, você deve fazer o teste de chegada conforme instruído no dia de sua entrada no Canadá. O teste pode ser administrado no aeroporto ou você pode receber um kit para fazer o teste até 24 horas após entrar no Canadá. Não é preciso esperar pelos resultados, você pode viajar para o seu destino final, incluindo vôos de conexão. Também não precisa ficar de quarentena esperando os resultados e não é necessário pagar por este teste.

Se você não for considerado fully vaccinated e tiver que fazer quarentena aqui no Canadá, você irá fazer o teste na entrada e será instruído a fazer um teste no oitavo dia de quarentena. E mesmo que ele der negativo você terá que completar os 14 dias de quarentena confirme in formado no aplicativo. Parece que o governo dá os kits para você fazer o teste no local que está.

Uso de máscara e comprovante de vacinação

As regras de uso de máscara e comprovante de vacinação variam de província para província e você deve se informar para saber das regras do local que você está indo visitar. Eu recebo sempre perguntas sobre os lugares estarem abertos e se turistas podem entrar e eu sempre respondo que a pessoa deve fazer dois planejamentos se estiver visitando o Canadá durante estes meses: um roteiro do que quer ver e um roteiro do que é necessário para cada local.

Espero que o texto tenha ajudado vocês a sanar algumas dúvidas e vou adorar se vocês puderem deixar nos comentários como foi a experiência de vocês viajando durante a pandemia. Eu não viajei e pretendo esperar ainda um pouco mais, então não consigo trazer mais detalhes sobre este tópico.

A foto em destaque é Canva Pro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *