Pular para o conteúdo

Comidas que eu aprendi a comer depois que me mudei para o Canadá

Mudar para um país envolve muita coisa, muito mais do que estar longe da família. Muitas mudanças acabam acontecendo em costumes que imaginávamos que nunca iríamos adquirir. E um deles é referente ao que comemos. Sim, porque mudar para um país diferente envolve mudar também nossos gostos e hábitos alimentares. E esse é exatamente o tema do Projeto 6 on 6 Canada deste mês.

Antes de mostrar os alimentos que eu aprendi a comer depois que me mudei para o Canadá – 11 anos atrás – eu preciso falar sobre meus hábitos alimentares. Eu não posso dizer que comia tudo, mas também não era extremamente seletiva no que escolhia. Eu nunca gostei de provar muitas comidas mas morar aqui me fez mudar bastante neste quesito. Hoje eu como coisas que eu achava que detestava e que, de alguma forma, já se tornaram os meus pratos favoritos. Outras coisas que eu gostava eu aprendi a não consumir com tanta frequência.

Abacate na comida salgada

Juro para vocês que nunca iria imagina que comer abacate com ovo na torrada seria uma das minhas comidas favoritas (dá até vontade de salivar vendo a foto). Se você vier para o Canadá vai ver que a galera aqui AMA avocado e come com tudo, especialmente sushi, no café da manhã e em saladas. O avocado é menor do que o abacate que geralmente encontramos no Brasil e uma delícia. Não vivo mais sem!

Comida apimentada

Eu achava que não gostava de comida apimentada. Mas ai quando cheguei aqui algumas vezes pedi sem pimenta e veio com, ou o prato dizia que não era apimentado mas vinha algo super spicy (porque vejam que o nível de tolerância da pimenta é bem diferente por aqui do que no Brasil). Fato é que esses “erros” me fizeram provar comida apimentada e eu ADORO. Claro que meu nível de tolerância não é o mesmo que muitas pessoas aqui, mas mesmo assim curto uma pimenta.

Café gelado

Eu não tomava café antes de morar no Canadá. Cheguei e nunca fui adepta às bebidas muito quentes (mesmo no inverno). Mas foi só provar o Frappuchino do Starbucks ou o Iced Capp do Tim Hortons e pronto: me apaixonei. Eu juro que tento me segurar para não tomar todo dia e é algo que eu realmente adoro para me refrescar e também para eu acordar. Nunca me imaginei tomando café, ainda mais gelado.

Peanut Butter

Eu nunca curti muito amendoim e nozes. E até hoje comer o grão não é algo que me agrada. Mas quando eu vim para cá acabei provando diferentes tipos de doces com pasta de amendoim e me apaixonei. Amo! E sanduíche de pasta de amendoim com geléia (peanut butter and jelly) foi uma das coisas que eu mais tinha vontade de comer enquanto estava grávida do Ian. Juro! Não é a toa que ele ama todos os tipos de nozes.

Molhos no Hot Dog

Eu sempre fui muito chata com molhos, muito. Meu macarrão tinha que ser só com manteiga e eu raramente experimentava molhos diferentes com medo de eles serem apimentados (como já falei anteriormente). Quando o assunto é cachorro quente, eu amava comer aqueles super elaborados no Brasil, com milho, ervilha, batata palha e tudo mais que eu pudesse. Mas ai vim para cá e os condimentos se resumem a molho. E eu acabei aderindo ao catchup e mostarda para não comer só pão e salsicha. E acabei gostando!

Queijo

Sim gente: posso contar um segredo para vocês? Eu não comia queijo. Claro que eu comia pizza antes, mas tinha que ter bem pouco queijo. E nada de queijos de belisco, mozzarella fresca ou queijo parmesão no macarrão. Mas ai chego no Canadá e qual o prato principal daqui? Batata palha, queijo coalho e molho de carne. Eu tinha que provar. E eu provei. E eu amei! Hoje ainda sou bem seleta nos tipos de queijos que eu como, mas quem me conhece sabe que a mudança foi grande.

Pizza de presunto e abacaxi

No Canadá, em 1962, um imigrante grego e operador de restaurante Sotirios Panopoulos supostamente pegou abacaxi enlatado e pedaços de presunto e os colocou como topping em uma pizza. O nome Hawaiian veio da marca do abacaxi em lata usado e a combinação hoje está em todos os cardápios de pizzarias daqui. É uma das minhas pizzas favoritas.

Agora que falei das comidas que eu aprendi a comer preciso fazer uma lista daquelas que eu realmente não cosigo me acostumar:

  • Comida indiana: os Canadenses AMAM e eu não consigo gostar
  • A bebida Caesar: é a bebida feita de Clamato juice (suco de tomate + clam concentrado e açucarado), vodka e temperos. Não suporto!
  • Bacon: qualquer tipo. Não consigo comer.
  • Cerveja: brasileira, canadense, americana. Detesto!
  • Carne defumada e embutidos: salvo em toppings de pizza eu não curto muito. Sanduíches de carne defumada – que são super tradicionais aqui – estão fora do meu cardápio.

Espero que tenham gostado da lista e me contem o que vocês aprenderam a comer depois que se mudaram para o Canadá. Como falei anteriormente este post faz parte do Projeto 6 on 6 Canada e não deixe de acompanhar a lista de comidas que estes brasileiros aprenderam a comer depois que vieram morar por aqui:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *