Pular para o conteúdo

Sobre o mês de novembro de 2021 em Toronto e arredores

Não, você não está vendo o post de outubro apesar da foto em destaque ser de folhas de outono. O mês de novembro começa ainda com algumas folhas nas árvores (muitas no chão) e uma cara de outubro. Isso porque o mês que passou foi bem mais quente que o normal, o que eu realmente não sei se é algo bom ou não. O mês também começa com um sentimento bom, de esperança. Isso porque os números de casos do coronavírus estão baixos aqui no Canadá e em breve a vacinação infantil deve começar. E isso indica que temos uma luz no meio de tudo que temos vivido nos últimos (quase) 2 anos.

Como sempre segue um post com dicas do que fazer neste mês em Toronto e arredores. Novembro é sempre um mês com um misto de sentimentos: ao mesmo tempo que o frio chega para valer e os dias vão ficando mais curtos, as cidades vão se iluminando e se preparando para o Natal. Não há neve acumulada mas certamente ela chegará – o que não é ruim porque a primeira neve sempre é mágica, mesmo depois de 11 anos morando por aqui.

Previsão do Tempo

A previsão do tempo para o sul de Ontario diz que teremos um novembro mais frio que o normal (média de -2C, 4C abaixo da média dos outros anos). Mas, temos que deixar registrado aqui, que a previsão era de um outubro mais frio também e o que tivemos foi um mês super quente. A previsão para novembro é a seguinte: 1 à 6 com snow showers e frio, 7 à 11 com temperaturas amenas, 12 à 19 com snow showers e frio novamente e 20 à 30 com muito frio e neve. A precipitação será de 55mm (20mm abaixo da média dos outros anos).

Feriados e Celebrações

Sinto informar vocês mas não há feriados em novembro no Canadá. O próximo feriado é o Natal. O que rola por aqui – e não é feriado mas é uma data bem esperada – é o Black Friday, que é a sexta-feira após o Thanksgiving americano, onde as lojas fazem super-hiper-mega promoções (como eu contei para vocês aqui no blog). Este ano o Black Friday cai no dia 26 de novembro e vale a pena dedicar algumas horinhas deste dia (ou do final de semana) para fazer compras.

Fim do horário de verão

No dia 7 de novembro acaba o horário de verão aqui no hemisfério norte (e a diferença de horário entre Toronto e algumas partes do Brasil passará a ser de 2 horas). E o que isso quer dizer? Bom, sair do horário de verão (daylight savings como chamamos aqui) significa atrasar os relógios em 1 h – e ganhar uma hora de sono, apesar disso ser impossível com criança pequena em casa. Na prática os dias ficam mais curtos e você vai notar que com a aproximação do inverno (que começa dia 21 de dezembro aqui em Toronto) vai escurecer cada vez mais cedo e sua noção de horário vai ficar toda bagunçada. Eu escrevi um post bem legal sobre alguns mitos sobre o horário de verão e vale a pena ler clicando aqui.

Diminuição das Restrições

No dia 25 de outubro algumas das restrições em função da pandemia foram diminuídas aqui em Ontario. Basicamente, o governo aumento os limites de capacidade na maioria dos locais onde as pessoas agora são obrigados a apresentar comprovante de vacinação. Entre eles: restaurantes, bares e outros estabelecimentos de comida e bebida, áreas internas de instalações esportivas e recreativas (como academias), casinos, salas de bingo e outros estabelecimentos de jogos e espaços internos para reuniões e eventos. O governo permitirá que outros locais aumentem os limites de capacidade e as exigências de distanciamento físico caso os estabelecimentos decidam exigir comprovante de vacinação COVID-19, incluindo museus, galerias, aquários, zoológicos, centros de ciência, locais históricos, parques de diversão, salões de beleza, open houses, exposições e festivais. O comprovante de vacinação não é exigido em locais onde as pessoas recebam cuidados médicos ou compram alimentos e suprimentos médicos.

O motivo de eu estar falando isso? É que com a diminuição das restrições há muito mais eventos acontecendo por aqui – e eu listei vários deles abaixo!

Eventos

Em primeiro lugar, se você está procurando eventos de luzes em Toronto e arredores (e também outros lugares um pouco mais afastados) eu indico este post aqui que escrevi no início da semana. A maioria dos eventos começam em novembro e vão até final de dezembro, com alguns acontecendo até os primeiros meses de 2022. Segue abaixo outros eventos:

Toronto Art Crawl Christmas Market: mercado de Natal no parque Bentway (embaixo da Gardiner) que irá acontecer no dia 6 de novembro e com entrada gratuita.

Wizards Festival & Hallows Express Train Ride: passeio de trem estilo “Harry Potter” acontecendo nos dias 6 e 7 de novembro no York-Durham Heritage Railway. Ingresso entre $45 e $80.

Indie Week Online: evento de música indie que acontecerá online novamente neste ano, entre os dias 9-13 de novembro.

Outdoor Christmas Market on the Farm: evento super popular (e lindo!) na Niemi Family Farm em Mt Albert que começa no dia 12 de novembro e vai até 22 de dezembro.

Fall Cottage Life Show: evento acontecendo entre 12-14 de novembro no The International Centre (6900 Airport Road, Mississauga) com tudo sobre cottages.

Santa Express Train Ride: trem de Natal acontecendo em Uxbridge entre 20 de novembro e 19 de dezembro. Tickets entre $25 e $50 por pessoa.

Toronto Christmas Pet Expo: feira de produtos pet acontecendo no The International Centre (6900 Airport Road, Mississauga) entre 20 e 21 de novembro com ingressos de $20 para adultos.

Immersive Klimt: Revolution: exposição imersiva do artista simbolista Gustav Klimt que vai até 28 de novembro em Toronto.

Reabertura do Massey Hall: casa de shows super tradicional que estava em reforma há alguns anos. Os primeiros shows após a reforma acontecem 25-27 de novembro, mas já há mais de 40 shows agendados.

BigArtTO: evento de arte gratuito em Toronto que começou em setembro e vai até 27 de novembro.

One of a Kind: feira de artesãos e produtos locais volta a ser in-person este ano, acontecendo no Enercare de 25 de Novembro até 5 de dezembro.

Holiday Fair in the Square: esta feira de Natal retorna em 2021, mas desta vez acontecerá em Vaughan entre os dias 26 de novembro e 30 de dezembro.

Union Holiday: feira de Natal na Union Station de Toronto que começa em 29 de novembro e vai até 2 de janeiro de 2022.

Eventos Esportivos e Musicais

Além de todos os eventos acima, não posso deixar de citar eventos esportivos e musicais. Toronto Raptors (time de basquete) fará 5 jogos em novembro (5,7,13,28 e 30). Toronto Maple Leafs (time de hockey no gelo) irá jogar 8 vezes em Toronto neste mês (2,4,6,8,12,16,18 e 20). Além disso, você pode clicar aqui e ver uma lista de shows musicais acontecendo na cidade.

Espero que tenham gostado das dicas e que curtam muito o mês de novembro!

Marcações:

1 comentário em “Sobre o mês de novembro de 2021 em Toronto e arredores”

  1. Estamos com viagem programada para o Canadá em dezembro..previsão de chegada em 21.12.2021. Ansiosos pq não conhecemos o Canadá. Adorando suas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *