Pular para o conteúdo

11 fatos sobre o dia 11 de novembro no Canadá

1. No dia 11 de novembro é celebrado o Remembrance Day no Canadá. Esta data foi celebrada pela primeira vez em 1919 em todas as colônias Britânicas do British Commonwealth. Foi originalmente chamado de “Armistice Day” para comemorar o acordo de armistício que encerrou a Primeira Guerra Mundial na segunda-feira, 11 de novembro de 1918, às 11 horas – na décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês.

2. De 1921 a 1930, o Armistice Day era celebrado na segunda-feira da semana em que 11 de novembro caia. Em 1931, Alan Neill, Membro do Parlamento, apresentou um projeto de lei para observar o Dia do Armistício apenas em 11 de novembro. Aprovado pela Câmara dos Comuns, o projeto também mudou o nome para Remembrance Day. O primeiro “Dia da Memória” foi celebrado em 11 de novembro de 1931.

3. Todos os anos em 11 de novembro os canadenses fazem uma pausa em um momento de silêncio para homenagear e lembrar os homens e mulheres que serviram e continuam a servir o Canadá em tempos de guerra, conflito e paz. Foram mais de 2.300.000 canadenses que serviram ao longo da história e os mais de 118.000 que morreram.

4. A papoula é o símbolo do Remembrance Day. Réplicas de papoulas são vendidas pela Royal Canadian Legion para fornecer assistência aos veteranos.

5. Remembrance Day é um feriado oficial federal no Canadá. É também feriado obrigatório em três territórios (Yukon, Territórios do Noroeste e Nunavut) e em seis províncias (Colúmbia Britânica, Alberta, Saskatchewan, New Brunswick, Ilha do Príncipe Eduardo e Terra Nova e Labrador). Por aqui, só quem trabalha em órgãos federais possui feriado.

6. Nesta data há uma cerimônia nacional no National War Memorial em Ottawa. O Governador Geral do Canadá preside a cerimônia e o primeiro-ministro também vai, outros funcionários do governo, representantes de organizações de veteranos, representantes diplomáticos, outros dignitários, veteranos, bem como o público em geral.

7. Alguns dos 54 estados membros da Commonwealth, como Canadá, Reino Unido e Austrália, possuem esta tradição do Remembrance Day na décima primeira hora do décimo primeiro dia do décimo primeiro mês. Outras nações observam um dia solene, mas em datas diferentes. Por exemplo, o ANZAC Day é observado na Nova Zelândia em 25 de abril. Na África do Sul, o Poppy Day é marcado no domingo que cai mais perto de 11 de novembro.

8. Muitas nações que não são membros da Commonwealth Britânica também celebram o Remembrance Day em 11 de novembro, incluindo França, Bélgica e Polônia. Os Estados Unidos costumavam comemorar o Dia do Armistício em 11 de novembro. No entanto, em 1954, eles mudaram o nome para Dia dos Veteranos.

9. O simbolismo da papoula no Remembrance Day começou com um poema escrito por um cirurgião canadense de brigada da Primeira Guerra Mundial (Lieutenant Colonel John McCrae) que ficou impressionado ao ver as flores vermelhas crescendo em um campo de batalha devastado. O poema é entitulado In Flanders Fields e foi escrito em 1915.

10. Aproximadamente 18 milhões de papoulas são distribuídas em todo o mundo todos os anos para celebrar esta data.

11. Vários lugares fazem cerimônias e minutos de silêncio. Ao redor do hospital que eu trabalho há uma casa de repouso com veteranos e aviões passam para agradecer os esforços dos ex-combatentes que ali estão. Todos vão para a janela e fazem silêncio. É sempre emocionante.

Bônus: muitas pessoas aqui no Canadá acham rude e desrespeitoso colocar as decorações de Natal antes do dia 11 de novembro. Então elas esperam esta data para decorar suas casas.

1 comentário em “11 fatos sobre o dia 11 de novembro no Canadá”

  1. Muito bom seus textos, acompanhamos suas redes sociais antes mesmo de chegarmos por aqui ( 2016). Agora já somos residentes e continuamos seguindo as suas dicas e aulas sobre o país, obrigado pelo seu belíssimo trabalho ??????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *