Pular para o conteúdo

A floresta boreal em Ontário

A floresta boreal é vasta. Sendo um dos maiores ecossistemas do mundo, ela passa pelas região mais ao norte do globo, na Europa, Rússia e Canadá. Mais da metade da cobertura florestal de Ontário – a província onde eu moro aqui no Canadá – é formada por floresta boreal. A palavra “boreal” significa norte. O clima é um grande fator no funcionamento desse ecossistema e nas espécies de plantas e animais que vivem nele.

Como esta floresta está no norte, há invernos longos e frios, o que significa que para sobreviver a isso a floresta tem que ser “forte”. Para as plantas, significa que há menos espécies na floresta – apenas aquelas adaptadas a viver em climas frios podem sobreviver. A lista de árvores na floresta boreal é bem curta: jack pine, poplar (like trembling aspen), white birch, black spruce e white spruce. O mesmo vale para os animais: eles devem ser capazes de suportar os invernos frios, então eles hibernam (como tartarugas, sapos e ursos), desenvolvem pêlos grossos como linces, raposas e lobos, ou desenvolvem outras estratégias de sobrevivência.

Muitos pássaros conseguem escapar do frio, voando para o sul, onde o clima é quente e há abundância de alimentos o ano todo. Alguns ficam parados e vivem na floresta boreal o ano todo, como corujas cinzentas, boreal chickadees e Canada jays, mas a maioria dos pássaros migra. Quanto eu li sobre isso eu pensei que não fazia sentido os pássaros voarem, todos os anos, milhares de quilômetros para ir e voltar durante o inverno e primavera. Eu fui pesquisar e descobri que eles voltam por conta da comida. A floresta boreal está cheia de alimentos para eles. Enquanto os invernos são frios e com neve, a primavera e o verão têm longos dias com muito sol. As plantas crescem rapidamente.

É engraçado pensar que eu moro perto de áreas com floresta boreal. Lembro de que quando estudava geografia na escola eu ouvia falar deste tipo de ecossistema e imaginava que seria algo bem remoto e bem ao norte do globo. Bem, acho que às vezes esqueço que eu moro em um dos países mais ao norte. Segue, então, alguns fatos interessantes sobre a Floresta Boreal aqui em Ontário:

  • Tem 862.000 quilômetros quadrados (213 milhões de acres) de tamanho – 1.5 vezes maior do que a França.
  • Compreende 15% da Floresta Boreal do Canadá.
  • É o lar de mais de 80 comunidades aborígenes.
  • Contém o terceiro maior mangue do mundo, o Hudson Bay Lowlands, que cobre 25% da superfície terrestre de Ontário.
  • É a casa de 200 a 400 milhões de pássaros de mais de 250 espécies, muitas delas em extinção.

Segue abaixo 6 dicas, curiosidades e fotos sobre a Floresta Boreal em Ontário:

Lake Nipissing

Esse lago fica a 3h30 de Toronto e ali fica North Bay, uma das principais cidades da região. Nós visitamos North Bay este verão mas, acreditem, eu não levei celular (esqueci) então não bati nenhuma foto. Fomos na Marathon Beach e amamos o playground de lá na frente da praia e enorme. Depois rodamos algumas estradas locais e demos a volta de carro pelo Lake Nipissing. Fazer este circle tour é super recomendado e vocês podem ver mais detalhes aqui. Eu devo confessar para vocês que não achei a estrada assim tão interessante. O motivo desta região estar aqui neste post é que as florestas do local são uma transição entre as florestas do sul e a floresta boreal, então acho interessante explorar e conhecer mais se isso te interessar. É o ponto mais perto de Toronto onde você terá

Fonte da foto: Northern Ontario Travel

Sudbury

É em Sudbury que partes densas da floresta boreal em Ontário começam, já que a cidade está localizada na Boreal Shield Ecozone. Quando fomos para lá eu procurei uma delas e fomos fazer uma caminhada. Era um espaço pequeno e meio que reservado, perto do Bell Park, mas mesmo assim valeu. Eu não sei se me arriscaria a fazer uma grande caminhada em uma floresta boreal enorme, já que elas são cheias de animais.

Parques Provinciais que possuem a Floresta Boreal

Fonte da foto: Ontario Parks

Ouimet Canyon

Fomos para Thunder Bay neste verão e amamos a experiência – veja um guia completo para visitar o local aqui. Entre as atrações da região está o Ouimet Canyon, que fica a 1h de Thunder Bay e é imperdível com sua trilha circular de 1km que leva você a duas plataformas de observação com vista para o cânion. O cânion tem mais de 150 metros de diâmetro, 3 quilômetros de comprimento e mais de 100 metros de penhascos verticais mergulhando no solo do cânion. Parte da trilha tem floresta boreal e é lindíssima. Uma das coisas que mais nos surpreendeu é que o fundo do cânion é o lar de uma flora rara do Ártico, geralmente encontrada 1.000 quilômetros ao norte de onde o parque está.

Pássaros

A floresta boreal aqui em Ontário é chamada de Ontario’s songbird nursery (berçário dos cantos dos pássaros em Ontário). Isso porque, como disse anteriormente, essas florestas possuem muitos pássaros. Essa foto linda foi batida pelo maridão quando estávamos em uma floresta perto de Toronto (não uma boreal), mas resolvi colocar ela mesmo assim para lembrar vocês que não é preciso muitos equipamentos sofisticados para apreciar os pássaros e a natureza. Basta ouvi-los e vê-los em seu ambiente natural ao longo de uma trilha. Se você quiser saber mais sobre eles, por exemplo, de que família de pássaros eles podem fazer parte ou mesmo de que espécies são, um par de binóculos é útil. Mas não se preocupe em só fotografar: aprecie.

2/3 da província vizinha

Se você quiser ter a experiência de visitar uma região coberta pela floresta boreal mas não estiver em Ontário não se preocupe, ela está em todas as províncias do Canadá. Especificamente em Quebéc – a província vizinha que a gente mais passeia morando em Toronto – este ecossistema cobre 2/3 da província e representa cerca de 3/4 de todas as florestas do local. Ano passado tivemos a sorte de visitar uma região linda de Quebéc – Gaspésie Península – e fizemos muitas trilhas por essa floresta. Leia todos os posts com dicas desse lugar incrível aqui.

Este post faz parte do Projeto 6 on 6 Canada onde eu e outros 5 brasileiros que moram no Canadá falam sobre um tema todo dia 6 do mês. Eu resolvi falar de floresta trazendo um pouco mais de informação sobre o assunto e adorei pesquisar e conhecer mais sobre a floresta boreal – espero que vocês também. Segue mapa dos participantes e link das redes sociais deles para vocês seguirem:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *