Pular para o conteúdo

O que você precisa saber sobre o passaporte de vacinação de Ontario

  • Dicas

Hoje – dia 22 de setembro – começa o sistema de “passaporte de vacinação” aqui na província de Ontario. Em resumo, para acessar alguns serviços não essenciais (veja lista abaixo) iremos precisar comprovar a vacinação. Segue abaixo algumas informações importantes deste serviço.

O que é o passaporte de vacinação e quais lugares irei precisar mostrá-lo

O passaporte é um documento que as pessoas que moram na província de Ontário deverão mostrar em certos lugares para comprovar estão totalmente vacinados (isto é, tomaram duas doses da vacina + 14 dias se passaram da segunda dose). Para tal, você deve mostrar seu comprovante de vacinação (i.e. passaporte) junto com um documento de identidade com foto. Os lugares onde este documento será necessário são:

  • Restaurantes e bares (excluindo pátios ao ar livre, bem como delivery e take away);
  • Boates (incluindo áreas externas do estabelecimento);
  • Espaços para reuniões e eventos, como salões de banquetes e centros de conferências / convenções;
  • Instalações utilizadas para atividades desportivas como ginásios, instalações de manutenção e recreação, com exceção de desportos recreativos para jovens;
  • Eventos esportivos;
  • Casinos, salas de bingo e estabelecimentos de jogos;
  • Concertos, festivais de música, teatros e cinemas;
  • Clubes de strip, balneários e clubes de sexo;
  • Locais de corrida (por exemplo, corrida de cavalos).

Indivíduos que não podem receber a vacina devido a exceções médicas terão a entrada permitida com um atestado médico até que estas exceções possam ser integradas como parte de um certificado de vacina digital. Crianças com 11 anos de idade ou menos e que não puderem ser vacinadas também estarão isentas desses requisitos.

Como fazer seu passaporte

Inicialmente você deve ir no site do governo de Ontario – este aqui – e clicar no botão azul: get your electronic receipt. Os usuários são instruídos a imprimir ou salvar seus recibos de vacinação como PDF em um celular, que pode ser usado como prova de vacinação quando você entrar nos estabelecimentos.

O aplicativo em si (com QR codes) estará em vigor em 22 de outubro. Quando esta data chegar os usuários serão obrigados a solicitar seu certificado por meio do próximo portal digital ou central de serviços da província.

Minha experiência

Eu estou fazendo meu passaporte agora e o site está super lento. Quando entrei tinha mais de 100 mil pessoas na minha frente. Precisei apenas da minha carteira de saúde (OHIP) e colocar as informações dela (veja print do formulário abaixo). O sistema então mostrou as minhas duas doses e eu precisei clicar em cada uma para salvar o pdf. Por causa da demora no sistema fiquei 30 minutos fazendo isso, mas acredito que deverá ser bem rápido assim que essas primeiras horas passarem.

Preciso dizer que quando estivemos em Quebec no começo do mês já havia o sistema de passaporte por lá. Como não somos moradores não tínhamos cadastro no site deles, mas mostrávamos os comprovantes das duas doses e não tivemos problemas e ir a restaurantes. Acredito que deve acontecer isso aqui em Ontario também para quem não mora ou não tem OHIP.

Foto em destaque é do Canva Pro.

2 comentários em “O que você precisa saber sobre o passaporte de vacinação de Ontario”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *