Pular para o conteúdo

Um final de semana em Killarney, Ontario

Passamos o último final de semana em uma região que estávamos loucos para visitar: Killarney. O local fica a 450km (4h30) de Toronto é uma região única em Ontario – e realmente imperdível. A região fica na parte norte de Georgian Bay e é famosa pelas suas montanhas com quartzo branco e suas rochas de granito rosa. A paisagem da região é lindíssima e tivemos um final de semana super especial, tão especial que eu não poderia deixar de trazer a dica aqui no blog.

Localização e estrada

Como falei a região fica ao norte de Toronto e nós fomos de carro até lá. Inicialmente você pega a estrada 400 no sentido norte e no caminho você passa por lugares lindos como Port Severn e Parry Sound. Há muitos parque provinciais no caminho e entre estes estão o Six Miles, French River e Grundy Lake. Quando você sair da estrada principal deverá andar 70km na estrada 637 para chegar na ponta da região, que é onde fica a vila e o hotel mais famoso do local (veja abaixo). A estrada é super remota e só vimos um posto de gasolina que até parecia abandonado. Parte da estrada passa dentro do Killarney Provincial Park, que é imperdível.

A vila de Killarney

A cidadezinha na ponta da região é a vila de Killarney, com um pouco mais de 350 habitantes e que foi fundada em 1820. O local vive basicamente do turismo e fica na beira do canal, sendo que do outro lado fica a bela George Island. Nós caminhamos a pé pela vila e vimos a igreja, comemos fish and chips no famoso Herbert Fisheries (uma delícia) e tomamos sorvete na padaria Gateway. Também sentamos nas cadeiras muskoka espalhadas na frente do Sportsman’s Inn Resort & Marina. Achei a vila muito charmosa mas é bem pequena, então não espere muito. O mais especial é realmente ver o canal e o litoral cheio de rochas e pequenas ilhas. A cor da água é belíssima.

 O hotel Killarney Mountain Lodge

Apesar do parque provincial ser pertinho da vila nós optamos por final no hotel mais famoso da cidade, o Killarney Mountain Lodge para ter muito conforto mesmo. O camping no Killarney é mais rústico e nenhum dos lugares tem água ou eletricidade. Então resolvemos nos hospedar no hotel, mesmo achando o valor um pouco salgado. Há diversos tipos de hospedagem no hotel e como fomos com a Ella (nossa cachorra scottie) as opções foram um pouco reduzidas e a única disponível foi uma Georgian Bay Cabin, que é uma cabine com duas camas, banheiro e um janelão enorme onde você pode ver o jardim. Nós pagamos CAD$400 a noite com café da manhã. Há a opção de pagar em torno de CAD$120 a mais por noite para que o jantar esteja incluso mas resolvemos não fazer já que um dia a gente quis jantar no restaurante de peixe da vila.

O hotel é muito bom e possui uma estrutura ótima com bicicletas e canoas para os hóspedes, piscina aquecida, quadras e vários restaurantes, A comida estava maravilhosa e achamos o atendimento muito bom. A região onde o hotel fica é linda e há vários cantinhos com pedras e cadeiras para você sentar e curtir a natureza. Há também algumas partes com água (praias) onde os pequenos podem curtir e brincar na água. O final de semana estava vem quente então a gente pode aproveitar as atrações de verão.

Killarney East Lighthouse

Eu amo faróis e a região possui vários. Mas certamente o mais bonito fica pertinho do hotel e nós não pudemos deixar de vir. Localizado encima de rochas de granito rosa está o farol Killarney East, que foi construído em 1866. Para visitar o local você pode fazer uma trilha de 4.3 km ida e volta saindo do hotel e costeando a água (inclusive o próprio hotel faz a trilha guiada gratuitamente para hóspedes). A outra opção – que foi a que fizemos – foi ir de carro até bem perto e só caminhar uns 15 minutos até o farol. Ele me lembrou muito o farol Peggy’s Cove que visitamos quando fomos a Nova Scotia e é um dos símbolos do Canadá (veja mais aqui).

Killarney Provincial Park

Killarney Provincial Park é um dos parques mais lindos de Ontario e o motivo são as montanhas La Cloche – montanhas onde o quartzo branco se destaca – e os mais de 50 lagos. As duas principais atividades para você fazer no parque são trilhas e andar de canoa. A trilha mais famosa é a The Crack (4h, 6km ida e volta). É considerada uma trilha difícil e você sobe até o topo das montanhas para ver a vista clássica do parque. Outra trilha famosa é a La Cloche Silhouette Trail que possui 78km e demora 7 à 10 dias para ser feita. Clicando aqui vocês podem ver todas as trilhas e atividades do parque. No geral, as trilhas do parque são bem grandes então nem pensamos em fazer elas com os pequenos. Fomos de carro diretamente até o George Lake e ficamos lá curtindo a paisagem e as belezas daquele lugar.

Fica aqui o registro de um passeio lindo e uma região imperdível aqui em Ontario.

1 comentário em “Um final de semana em Killarney, Ontario”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *