Pular para o conteúdo

Nova eleição federal no Canadá apenas dois anos antes da última: como assim?

Na semana que passou tivemos debate político para as eleições de setembro, sendo um dia em francês e um dia em inglês. E ai você que é Canadense deve pensar: eu acabei de votar. E sim, a última eleição federal do Canadá foi em outubro de 2019 e a próxima eleição estava marcada para outubro de 2023. As eleições federais geralmente acontecem a cada 4 anos como no Brasil mas esta está acontecendo apenas 2 anos depois. O motivo foi que o primeiro-ministro Justin Trudeau pediu para o governador-geral dissolver o parlamento, o que desencadeou uma eleição antecipada (snap election).

Pausa aqui para recapitular como funciona o governo do Canadá. O Canadá possui um sistema parlamentarista e isso que dizer que quem governa não é um Presidente mas um Primeiro Ministro. O Parlamento divide-se em Senado e a House of Commons. Os senadores são escolhidos pelo representante da rainha no Canadá, com indicação do Primeiro Ministro. O mandato deles não tem duração pré-estabelecida e acontece até eles completarem 75 anos. A House of Commons é uma espécie de “Câmara dos Deputados” e seus membros (MPs ou Membros do Parlamento) são eleitos pelos canadenses, 338 para ser mais exata.

Quando votamos aqui no Canadá não fazemos como no Brasil e escolhemos o comandante máximo (no caso, o Presidente no Brasil e o Primeiro Ministro no Canadá): aqui a gente vota no MP da região que moramos. O MP com maior número de votos irá representar seu distrito na House of Commons. E o líder do partido político com mais MPs na Câmara será o novo Primeiro Ministro do Canadá.

Para que qualquer coisa seja aprovada é necessário a maioria dos votos na House of Commons. Há 6 partidos políticos principais no Canadá: o Partido Liberal, o Partido Conservador, o Novo Partido Democrático (NDP), o Partido Verde, o Bloco de Québécois e o Partido do Povo do Canadá (PPC). Algumas vezes o partido que ganha não tem a maioria das cadeiras na Câmara e, neste caso, para aprovar alguma coisa terá que contar com a oposição (i.e. governo minoritário; vale a pena ver este vídeo para entender).

Agora vamos voltar para a eleição de 2021. Se você votou na última eleição deve ter ficado confuso do porquê de ter uma nova eleição agora e encher sua cabeça de perguntas como eu. Por que Trudeau pediu isso já que está no poder? Por que fazer uma eleição no meio de uma pandemia e quando as pessoas querem distanciamento social? Tudo isso parece ser uma estratégia e apesar de eu não ser expert em política vou tentar explicar para vocês. Em resumo, quando Trudeau ganhou as eleições em 2019 o partido dele (Liberal) conseguiu eleger 157 MPs, mas não tiveram o maior número de cadeiras no governo (o que seria 170) e portanto o governo dele é minoritário. Muitos textos que li falam que ele escolheu este momento porque tem esperança – ou certeza baseado em pesquisas – que possa formar um governo majoritário (i.e. com mais cadeiras na House of Commons). O que Trudeau falou é que estamos em um momento decisivo e ele quer que as pessoas escolham novamente quem vai governar o país, já que decisões de agora irão influenciar muitos anos.

Como votar no Canadá

A eleição de 2021 acontece no dia 20 de setembro e você pode votar entre 9am e 9pm. As eleições do Canadá não são obrigatórias, mas eu voto desde que nos tornamos canadenses. Existem 4 maneiras de votar por aqui – e não há urnas eletrônicas, somente papel: pelo correio, pessoalmente no dia da eleição, pessoalmente antes do dia da eleição e diretamente no escritório do Elections Canada.

  • Correio: você pode votar pelo correio. Para isso você deve ir online (aqui) ou ao escritório da Elections Canada para solicitar seu ballot voting kit (kit com a cédula de votação). Depois de obtê-lo você preenche a cédula e a envia de volta pelo correio com o envelope fornecido e pré-pago que acompanha o kit. Você tem até 14 de setembro para se inscrever para votar online e seu voto deve chegar ao Elections Canada até o dia das eleições.
  • Pessoalmente: você pode votar pessoalmente de duas maneiras – em um dia de votação antecipado ou no próprio dia da eleição. Os dias de votação antecipada são de 10 à 13 de setembro e o dia da eleição é 20 de setembro.
  • Escritório do Elections Canada: você também pode votar no escritório do Elections Canada antes do dia 14 de setembro.

Para votar pessoalmente no dia da eleição é só você levar seu cartão de informações de eleitor à seção eleitoral designada em sua vizinhança e um documento de identidade que prova sua identidade e endereço. Nós recebemos o nosso por correio e estamos preparados para votar. Quando votamos em 2019 eu fiquei muito emocionada como se realmente pertencesse a este país.

4 comentários em “Nova eleição federal no Canadá apenas dois anos antes da última: como assim?”

  1. Nao entendi uma coisa, se para ser o primeiro ministro vc precisa ser o líder do partido político que teve mais MPs eleitos, como ele pode ao mesmo tempo ter menos membros na House of Commons? …. Acho que essa coisa de política não é comigo mesmo hehehe

    1. São 6 partidos e para ser um governo majoritário o partido do Trudeau teria que ter eleito 170 MPs. No caso eles tiveram menos e mesmo assim o maior número entre os 6 partidos, o que não quer dizer que tenha alcançado os 170.
      Espero que tenha sido clara!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *