Pular para o conteúdo

Como curtir sua estadia em Sault Ste Marie, Ontario

Hoje continuo a contar para vocês sobre a nossa viagem ao Northern Ontario à convite do Attractions Ontario e desta vez falarei da segunda cidade que visitamos: Sault Ste Marie. Nós já tínhamos passado por ela algumas vezes em viagens que tínhamos feito para os Estados Unidos em anos passados, mas nunca paramos para explorar o local. Eu lembro de passar pela ponte que une os países (USA e Canadá) e olhar aquela água super azul lá embaixo e pensar: acho que temos que visitar o local. Desta vez fomos rapidinho – 2 dias, um na ida até Thunder Bay e um na volta -, mas já deu para sentir que a cidade é incrível e vale uma visita mais demorada ou até ser um destino final.

Neste post eu resolvi trazer para vocês algumas idéias para curtir sua estadia na cidade, que eu tenho certeza que vocês vão amar. Vale falar que fizemos este passeio com 2 crianças e um cachorro, então muitas das dicas vão ser voltadas para a família, mas sempre tem uma cervejaria no meio do caminho e um lugar imperdível para qualquer tipo de viajante.

Visite o Sault Ste. Marie Canal National Historic Site e a Whitefish Island

O Sault Ste. Marie Canal, construído em 1895, foi a eclusa mais longa do mundo, a primeira a operar usando eletricidade e o último elo de uma cadeia de navegação canadense do Oceano Atlântico ao Lago Superior. Hoje ainda funciona mas traz muito mais história e beleza para a região. É certamente uma parada imperdível e é muito legal ler as placas e saber a história do local. Uma atividade super legal que você pode fazer na região é alugar uma fat bike (veja aqui) e explorar a região ao redor do St Marys River, incluindo a Whitefish Island e a South St Marys Island (Attikamek Trail). Há várias trilhas por lá e você passa inclusive por baixo da ponte que liga os Estados Unidos e Canadá. Se você fizer alguma trilha pela Whitefish Island não deixe de procurar por “fairy doors”, que são portas pequenas e coloridas espalhadas pelo parque. Nós apenas passeamos ao redor do canal porque o dia estava feio e também não tínhamos muito tempo para explorar a região já que estava anoitecendo.

Faça a alegria da criançada no Bellevue Park

Vocês não vão acreditar neste parque: ele tem uns 7-8 parquinhos, um atrás do outro. Além disso o local também tem um splash pad novinho e trilhas para você caminhar na beira do St Marys River. Quando estacionamos o carro eu olhei para um parquinho e achei fantástico. Ai olhei para o outro lado e tinha mais dois e depois olhei para a direção do rio e mais outros. Eu não estou exagerando não: são MUITOS parquinhos (e todos enormes e super equipados). Os meninos ficaram perdidos por lá, sem saber onde ir mesmo. Eles aproveitaram e foram também no splash pad, que achamos super bom para pequenos. Eu e a Ella também fizemos uma caminhada ao redor do rio e vimos até tartaruga. É um lugar delicioso para passear na cidade. Veja mais informações e a localização aqui.

Explore os cantinhos lindos e naturais ao redor da cidade

Assim que você chega em Sault Ste Marie você vai notar como a cidade é verde. E se você fizer uma pesquisa antes de sair vai notar que ao redor da cidade há muitos parques e trilhas lindas para você explorar essa natureza. Entre os mais populares está o Hiawatha Highlands, que é um parque de 3000 acres com várias trilhas perto da cidade. Como nós estávamos de “passagem” resolvemos visitar a Crystal Falls, que fica dentro do Parque Kinsmen ao norte da cidade. Devo confessar que quase desistimos de visitar o local porque não achávamos a entrada (você deve procurar pelo parque e não pela cachoeira) e também porque não tinha muitos carros. Com o tempo na viagem percebemos que os lugares não estarão lotados como estamos acostumados nos parques ao redor de Toronto (então já fica aqui a dica). Ao chegar no estacionamento do parque você fará uma caminhada super curta por uma plataforma e chegará nas cachoeiras: lindas! Há várias plataformas de observação e depois de chegar na cachoeira você pode até seguir a trilha, mas optamos por brincar no parquinho do parque e curtir a natureza incrível do local.

Aprenda sobre história no Canadian Bushplane Heritage Centre

Não tem como ir a Sault Ste Marie e não visitar o Canadian Bushplane Heritage Centre, que é um museu super interativo sobre estes aviões que pousam na água e conta com 29 aviões e várias outras atrações como cinema 3D, espaço para as crianças aprenderem e até o Entomica Insectarium, que possui vários insetos e você é convidado a tocar. Muitas das exposições no dia que fomos foram voltadas para queimadas nas florestas e achei super interessante. Os meninos amaram e não queriam ir embora. Há uma parte do museu onde um mecânico real fica consertando os aviões e ele estava lá e conversou um pouco com a gente. E ao sair do local você não deve deixar de dar uma passadinha no Tap Room da Northern Superior Brewing Co., uma das várias cervejarias da cidade. Vale falar que eles não possuem cozinha, então não há menu além das cervejas. Mas vale a pena! E o patio é pet-friendly!

Tome muito sorvete

Não dá para conhecer uma cidade sem ir em uma sorveteria local. E Sault Ste Marie possui várias sorveterias incríveis, que tem ótimos reviews e merecem uma visita. E quem me conhece sabe que eu amo sorvete e adorei saber que visitar uma destas sorveterias faz parte de roteiros pela cidade. Veja a lista abaixo das sorveterias mais famosas da cidade. Acabamos escolhendo tomar sorvete na Holy Cow, que ficava pertinho do hotel e mais afastado do centro, então achamos uma ótima opção para um sorvete de final de tarde. Os meninos pediram o sabor Spiderman – que era uma mistura de várias frutas e bem colorido. Eles amaram!

Outros lugares para visitar que me recomendaram mas não tivemos tempo de explorar em Sault Ste Marie

  • Agawa Canyon Tour Train: um passeio de trem de dia todo que sai de Sault Ste Marie (99 Huron Street) e vai para a região do Agawa Canyon, que é apenas acessível desta maneira. O passeio é lindíssimo e as pessoas sempre o fazer no pico das cores de outono: dizem ser uma experiência inesquecível. Se quiserem saber mais informações sobre o passeio é só clicar aqui.
  • The Breakfast Pig: restaurante de café da manhã super famoso pela sua comida e usar somente ingredientes locais. Já passou em shows da TV e só de ver o menu eu fiquei louca para provar. Não fomos, mas já inclui aqui no post para vocês não perderem esta dica.
  • The Mill Market: este é um mercado de produtos locais (farmer’s market) de produtores da região de Algoma. O mercado só funciona nos sábados. Visitar os mercados das cidades é sempre uma ótima maneira de conhecer mais sobre a região, além de se deliciar com produtos locais.
  • The Boiler Room: restaurante com um patio super gostoso e pizza de forno a lenha (foto abaixo) na região do Canal District. Nesta região prédios antigos deram lugar a restaurantes e lojas e eu achei muito parecido com o Distillery de Toronto. Achei a vibe da região bem legal e uma pena que não tivemos tempo para explorar.
  • Ermatinger Clergue National Historic Site: um site histórico com casas muito antigas (de 1800) e se destaca quando você está no centro da cidade. Nós passamos por lá e batemos algumas fotos (veja foto da Clergue Blockhouse abaixo) mas queremos ainda entrar e explorar mais sobre a história da região.

Nossa hospedagem: The Water Town Inn

Nós ficamos hospedados nas duas noites que passamos por Sault Ste Marie no hotel The Water Town Inn. O hotel foi perfeito para nós porque os carregadores do Tesla da cidade ficam no seu estacionamento, então a gente não precisava dirigir até eles. Achamos também os quartos bem espaçosos e com fácil acesso a rua, o que é perfeito para quem viaja com cachorro e também em tempos de pandemia. O quarto estava super limpo e adoramos a parte das piscinas, porque tinha uma piscina para crianças que os meninos brincaram muito. Nosso quarto era pet-friendly e tinha pratinhos para água, petisco e sacolinhas para a Ella.

Espero que tenham gostado do segundo post sobre nossa viagem pelo norte de Ontario. Tudo sobre Sault Ste Marie pode ser encontrado no site do turismo da cidade (este aqui). Não deixem de acessar o site do Attractions Ontario – este aqui – para ver as principais atrações da província, cupons de desconto e uma ferramenta para ajudar você a programar a sua roadtrip (aqui).

Disclaimer: fomos convidados para explorar estes lugares mas, como sempre, tudo que escrevi é a minha real opinião sobre a região. E sim, eu adoro lugares com uma forte história, natureza e museus. E é por isso que eu amei Sault Ste Marie e estou louca para voltar.

2 comentários em “Como curtir sua estadia em Sault Ste Marie, Ontario”

  1. Amei o post e você como sempre me deixou com vontade de conhecer mais uma cidade. As fotos estão ótimas e a última foto do Ian com a Ella na cama é para fechar o post com chave de ouro <3

  2. Nossa que delícia!!! Eu e meu marido nos mudamos pra Sault Ste Marie a um ano atrás, minha mãe acabou de me enviar essa lista para o próximo verão! Thanks!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *