Pular para o conteúdo

5 Dicas para melhorar sua fotografia usando o celular

  • Dicas

Pode até parecer mentira mas muitas das fotos lindas que vocês encontram aqui no blog foram batidas no celular. Neste post aqui por exemplo, todas as fotos foram batidas com ele. Eu não sei quanto a vocês mas eu acho a praticidade do celular incrível e adoro o fato de agora existirem celulares “tão bons” quanto câmeras. Coloquei esta afirmação entre aspas porque acho que ela faz sentido somente para quem não entende de fotografia, porque para os fotógrafos profissionais bater uma foto com uma câmera e um celular faz sim diferença. Ou não.

Eu amo fotografia e adoro aprender como melhorar as fotos batidas pelo menu celular. E por causa disso eu convidei a fotógrafa Miriam do Studio Massei (@studiomassei) para compartilhar com a gente 5 dicas para melhorar as nossas fotos utilizando o celular. A Miriam está sempre dando várias dicas sobre o assunto no instagram delas e eu acho super válido ter esse texto aqui no blog; afinal, quem é que não gosta de fotos bonitas e batidas com praticidade?!

Dica 1: Fotografia em longa exposição

Essa foto é aquela que parece que a natureza está em “movimento”. Dá para fotografar com androide e IOS

  • Passo 1: Certifique-se de estar com o live mode do seu celular ligado.
  • Passo 2: Fotografe algo que está em movimento, pode ser uma cachoeira, a luz dos carros na cidade durante a noite, etc.
  • Passo 3: Abra a foto no seu celular, arraste a tela para cima e e selecione o modo Long Exposure. Pronto: sua foto está pronta com esse efeito!

Para assistir ao vídeo da Miriam explicando essa dica basta clicar aqui.

Dica 2: Fotografia panorâmica

Para criar uma foto em que você consiga mostrar todo o cenário do local que você esta fotografando, essa fotografia é a mais indicada

  • Passo 1: Mude o modo da câmera do seu celular para panorama.
  • Passo 2: Vire o celular em 180 graus, segura o botão da câmera e direcione o celular para o teto ou para céu do local que você esta fotografando.
  • Passo 3: Só clicar para registrar e sua foto está pronta!

Para assistir ao vídeo da Miriam explicando essa dica basta clicar aqui.

Dica 3: Foto criativa – Duplicando a mesma pessoa

Ainda usando o modo da câmera em panorama, podemos ser mais criativos e replicar a mesma pessoa um, duas, ou quantas vezes quiser na mesma foto.

  • Passo 1: Com a câmera no modo panorama e a pessoa que esta sendo fotografa na pose inicial, você aperta o botão e mantêm ele apertado, deslizando o seu celular até a metade da cena que você está fotografando.
  • Passo 2: Depois de atingir o centro da imagem, o modelo muda para outra posição (de preferência em outro lugar do cenário). O fotógrafo não pode soltar o dedo da câmera em nenhum momento.
  • Passo 3: Depois que o modelo se posicionou pela segunda vez, o fotógrafo continua movendo o celular até o lado oposto e então é só soltar o botão da câmera e pronto!

Para assistir ao vídeo da Miriam explicando essa dica basta clicar aqui.

Dia 4: Composição fotográfica

Para fazer fotos incríveis, você não precisa ter uma câmera de última geração: você precisa ter um olhar fotográfico apurado. Claro que isso acontece com o tempo, muita prática e muito estudo, mas segue algumas dicas práticas dadas pela Miriam que já vão começar a melhorar sua composição ainda hoje:

  • Dica 1: Sempre elimine distrações que aparecem atrás do seu modelo, tais como pessoas estranhas, lata de lixo, prédios, carros etc. Procure um fundo liso ou harmônico com uma bonita arquitetura.
  • Dica 2: Outra técnica para melhorar sua composição é utilizar algo na frente da câmera para dar uma leve desfocada e passar a sensação de que a foto está 100% espontânea e a audiência está apenas “espiando”. Clique aqui para ver como uma foto deste tipo pode ser feita.
  • Dica 3: E uma terceira técnica de composição é usar a possa de chuva ao seu favor. Você pode posicionar seu modelo bem próximo da água, e o segredo aqui é abaixar o celular próximo do chão para que você consiga compor o reflexo da água junto ao modelo. Click aqui para ver como essa foto pode ser feita.

Dica 5: Aumentar a nitidez da foto

Fotografia sem nitidez é uma fotografia de baixa qualidade, então a Miriam compartilhou duas maneira pra vocês aumentarem a nitidez da fotografia pelo celular.

  • Maneira 1: Sempre que for fotografar, com o seu dedo dê um toque na tela do seu celular onde está o rosto do modelo ou o objeto que você quer dar o foque, e o celular já vai focar aquela região para você.
  • Maneira 2: Quando for postar a foto no feed do Instagram, assim que você selecionar a foto vai aparecer o botão editar, clique nele. Em seguida arrasta para o lado até chegar na opção Sharpen ou Nitidez. Arrasta a barra ate chegar no numero acima de 10 e no máximo 20. Pronto, sua foto está pronta para postar!

Espero que tenham gostado das dicas. Eu AMEI MUITO! A Miriam realmente arrasa e vocês podem conhecer um pouco do trabalhar dela não só através do instagram @studiomassei mas também através do canal no Youtube Miriam Massei. Foi ela que fez estas fotos lindas da nossa família na fazenda de girassóis (veja aqui).

2 comentários em “5 Dicas para melhorar sua fotografia usando o celular”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *