Pular para o conteúdo

Little Canada: visitando o Canadá miniatura no centro de Toronto

Hoje eu vou compartilhar com vocês detalhes da nova atração turística de Toronto, que abriu suas portas para o público em 5 ade agosto de 2021: o Little Canada. O local é uma exposição de miniaturas altamente detalhadas de diversas partes do Canadá e que oferece cenários espetaculares e super planejados, com sons e movimento. Abaixo eu trago todos os detalhes.

O que é o Little Canada?

Little Canada é definido pelos seus criadores como “a celebração de todas as coisas do Canadá”. As cidades e regiões do Canadá em miniatura farão você se emocionar – assim como eu me emocionei – e realmente farão você descobrir detalhes de vários lugares deste país lindo. Little Canada é um projeto que levou 10 anos para ser desenvolvido e quem idealizou o projeto foi Jean-Louis Brenninkmeijer, um imigrante do Canadá, que se maravilhou pelo país que escolheu chamar de lar. Jean-Louis começou a aprender sobre as maravilhosas do Canadá quando ajudava seus filhos nos projetos escolares e teve a idéia de fazer um mundo miniatura do país, inspirado no Miniatur Wunderland em Hamburgo, Alemanha. Jean-Louis juntou forças com Dave MacLean, um engenheiro civil formado na Universidade de Toronto e o sonho se tornou realidade através do Little Canada. Para saber mais sobre a história do local é só clicar aqui.

O que você pode esperar da sua visita?

Os visitantes podem esperar uma experiência imersiva de 90 minutos enquanto viajam por imagens, sons e pequenas histórias do Canadá em escala miniatura. A idéia de reconhecer lugares por onde você passou aqui no Canadá ou se maravilhar com partes do país que ainda não esteve é muito incrível. O espaço onde as mini-cidades foram construídas é de +4000 metros quadrados e as maquetes estão em uma escala de 1:87, que é o tamanho mais popular para modelos de ferrovia.

Os destinos atuais incluem Little Niagara, Little Toronto, Little Golden Horseshoe, Little Ottawa, Petit Quebec. Os destinos futuros incluem Little North, Little East Coast, Little Prairies, Little Rockies, Little West Coast, Petit Montreal. Cada destino demora um ano para ser construído em média. Durante o passeio você consegue ver partes de alguns destes destinos sendo construídos e eu adorei esta experiência (e fiquei chocada com os detalhes envolvidos no planejamento). Achei super legal que os espaços onde as novas regiões serão construídas já estão demarcadas, como mostra a foto abaixo.

Após o passeio pelo espaço, os hóspedes podem visitar a Littlization Station, que é um estande de digitalização 3D. Os convidados têm a oportunidade de entrar na máquina abaixo, fazer sua pose favorita e serem digitalizados enquanto 128 câmeras tiram uma foto instantânea deles. Eles também podem optar por fazer parte do Little Canada comprando seu próprio Little Me 3D para serem colocados no espaço.

Quais partes do Canadá estão em miniatura?

Como falei anteriormente, os destinos atuais que estão em miniatura no Little Canada são Little Niagara, Little Toronto, Little Golden Horseshoe, Little Ottawa e Petit Quebec. Cada uma das cidades está destacando uma estação do ano e em todas elas você pode ter a experiência de ver as cidades de dia e de noite. É muito legal a mudança de cores, as luzes se acendendo para a noite… tudo é muito bonito e bem pensado. Mais detalhes sobre os destinos podem ser encontrados aqui, mas abaixo eu resolvi trazer minha opinião sobre cada um deles.

Little Niagara é a primeira cidadezinha que você visita e é LINDA. Eu amei a maneira que eles fizeram as quedas d’água com telas e também gostei muito que eles foram “além” de só mostrar a região das cachoeiras: eles trouxeram detalhes de Niagara-on-the-lake e das vinícolas.

Little Toronto é o próximo destino que você vai encontrar em Little Canada. Eu achei a CN Tower enorme e linda e gostei muito de ver o teto do Rogers Centre abrindo e fechado. Também adorei os telões dos stadiums passando os jogos do Raptors e os detalhes das ruas da cidade, incluindo inclusive graffitis de artistas conhecidos por aqui.

Little Golden Horseshoe está colado em Toronto e representa a GTA e as cidades ao redor de Toronto. Você segue a rodovia 401 e encontra Mississauga, Hamilton e Brantford. Nesta parte você irá notar que as árvores mudaram de cor e a maquete representa o outono na região, que é belíssimo. Eu bati fotos de vários lugares que ainda não conheço e que morri de vontade de explorar. Tem até o primeiro Tim Hortons do Canadá (que fica em Hamilton).

Little Ottawa é o próximo destino e devo dizer que uma das cidadezinhas mais lindas. Eu sou apaixonada pela capital do Canadá e acho que eles fizeram um lindo trabalho em retratar não só o parlamento, mas os museus, prédios do governo e até o festival de tulipas. O Fairmont Chateau Laurier de Ottawa possui uma parte com os quartos abertos e cada uma das pessoas que trabalha na Little Canada pode decorar o seu quarto como queria. Ficou MUITO legal.

Por fim, chegamos em Petit Quebec e eu preciso dizer que foi a cidadezinha que eu achei mais linda. Em primeiro lugar a maquete toda está no inverno: belíssimo. Depois, eles fizeram detalhes que fazem a cidade linda, como o carnaval da cidade, o hotel do gelo, a estação de ski Ste Anne (com bonecos descendo a montanha), as igrejas e ruelas… e quando a cidade de Quebec vira noite e as luzes acendem parece mágica. Muito lindo!

Fun Facts

  • Para deixar tudo pronto para receber visitantes,180.000 horas de trabalho foram necessárias.
  • O Little Canada está há 10 anos sendo criado.
  • Há 300 carros autônomos passando pelas cidades do Little Canada e 10000 pequenos Canadenses.
  • A Torre CN de Little Toronto tem quase 5 metros de altura.
  • Mais de 5.000 árvores cobrem a paisagem de Little Canada até agora.

Localização e como visitar

Little Canada fica localizado no coração de Toronto: na Dundas Square (10 Dundas Street East). Não tem como errar porque os telões da praça mais colorida de Toronto ficam de tempo em tempo mostrando a atração e “apontando” para onde ela está. Para saber mais detalhes de como chegar é só clicar aqui.

Para ver valores e comprar seus tickets é só clicar aqui (crianças de até 3 anos de idade não pagam o ingresso). O local possui um passe anual que dá direito a você visitar quantas vezes quiser e também ter acesso exclusivo a novas exposições antes de abrir para o público (veja mais aqui).

Mais informações

Enquanto passeava pelo local vi que há salas privadas para festas e encontros. Há também banheiros em todos os andares e elevadores. Por fim, no final da atração você encontra uma lanchonete e também uma lojinha com produtos personalizados super fofos.

Fica aqui a dica de um passeio bem diferente que eu tenho certeza que todos da família vão amar. Eu fui sozinha mas tenho certeza que os meninos vão curtir muito e quero levar eles para visitar o local em breve. Agradeço o convite da Little Canada para eu visitar e mostrar este lugar lindo para vocês.

2 comentários em “Little Canada: visitando o Canadá miniatura no centro de Toronto”

  1. Oi gaby, seus posts sao sempre muito bons!

    Vc acha que a visita eh interessante pra crianças muito pequenas( meus filhos tem 3a e 1a3m?

    Obrigada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *