Pular para o conteúdo

Acampando no Pinery Provincial Park com a família toda: dicas práticas

Acabamos de voltar de 4 dias acampando no Pinery Provincial Park e estamos maravilhados: se você busca praia e pôr do sol este é o lugar que você deve visitar. Eu já havia visitado o parque outras vezes – mas nunca acampado – e tem até um post com detalhes da primeira vez que fomos para lá aqui no blog. Eu mostrei vários detalhes sobre nosso camping lá no instagram e recebi muitas perguntas. Então resolvi reunir algumas dicas que acho essenciais para quem busca visitar este lugar lindo.

Reserva do site para acampar

Sim, você precisa reservar o lugar para acampar e não pode simplesmente chegar e colocar a barraca em um cantinho do parque. Há portaria, os carros ganham um papel que tem que ficar exposto no dashboard e há guardinhas do parque sempre dirigindo e checando tudo. Eu comentei neste post aqui de janeiro de 2021 que já estava na hora de reservar os campings do verão e a realidade é essa: você tem que fazer com certa antecedência. Isso porque camping é uma atividade muito popular por aqui e o Pinery é um dos parques mais populares de Ontario. Então é difícil conseguir um espaço.

Nós reservamos em fevereiro e só conseguimos para meio da semana – o que acabou sendo bom porque estava vazio. Ficamos na área Dunes 1 e achamos ótima, principalmente por ser pertinho da praia e a estrada não ser tão movimentada (algumas áreas de camping tem a estrada principal do parque passando por elas e não acho legal). Nós não tivemos muita opção e não escolhemos a dedo onde estaríamos, mas gostamos bastante e achei muito bom. E como o nome diz, a área é cheia de areia de praia.

Ainda sobre reservas, muitas pessoas perguntaram sobre valores. Em geral, o site custa $50 por noite. Não há necessidade de pagar pelo passe do parque e também para usar banheiros. Todos os valores do aluguel dos sites (i.e. espaço para campings) está explicado aqui, mas na hora de fazer a reserva você vê o valor certinho – porque há diferentes tipos de sites.

A estrutura do parque

O Pinery Provincial Park é um parque enorme e cheio de estrutura para você acampar com conforto. São mais de 1000 espaços para acampar em diversas áreas do parque (clique aqui para ver mais detalhes). Os chuveiros estão abertos e fiquei impressionada como são novos e também limpos. Há várias casinhas como esta da foto onde há os banheiros, chuveiros e até uma parte com lavanderia. Eu gostei que os chuveiros são separados uns dos outros, o que dá bastante privacidade. São grandes também, e dá para entrar todo mundo junto!

O parque tem loja, restaurante, sorveteria e até aluga bicicletas e barcos. Nós não exploramos as trilhas do parque porque com os dias lindos e uma praia de 10km nós ficamos o dia todo na praia, mas vale aqui falar que há 10 trilhas no parque (clique aqui para ver mais detalhes sobre elas).

Outra coisa que gosto do local é que ele não é remoto e há supermercados e cidades perto. Gosto de acampar no meio da natureza mas prefiro estar perto de supermercados e até hospitais – caso aja necessidade. Então os parques que a gente acaba indo sempre tem cidades perto, para deixar meu coração mais calmo. No caso do Pinery ele fica colado com Grand Bend mas também perto de Sarnia, que é uma cidade maior.

Checklist do que levar para o camping

Muitas pessoas perguntaram o que é essencial de ser levado em um camping e eu certamente não sou a pessoa certa para dar esta dica, porque eu não tenho muita experiência com esta atividade e fui acampar com minha amiga Nayara, que levou praticamente tudo. Mas eu acho legal dar algumas dicas para vocês.

Dentro da barraca: nós temos 3 colchões de ar e não curtimos nenhum. Achamos que fica muito mole e também frio para dormir nele. Então meu marido comprou uns pads super pequenos – como este aqui – que você também enche de ar mas ajudam MUITO a controlar o frio, além de ocupar menos espaço. E temos sacos de dormir – um para cada um. Dentro da barraca temos sempre um ventilador de bateria e um aquecedor. Além disso, o spray para urso fica sempre com a gente (marido comprou na Canadian Tire e teve que fazer registro, acreditam?).

Para comer: a Nayara levou toda a parte de cozinha, que inclui uma tenda para a mesa onde nos alimentamos (essencial por causa das lagartas, leia abaixo), descartáveis, madeira para a fogueira (você compra no próprio parque), grelhas (nosso campfire tinha uma mas compramos outra porque podíamos fazer mais comidas ao mesmo tempo) e um cooler (para manter os alimentos gelados). Nossa alimentação se resumiu a churrascos e vegetais na churrasqueira. Quando acampamos não ficamos desesperados para as crianças comerem no horário e super saudável, então teve salgadinho no almoço e bala de sobremesa, mas também teve vegetais e frutas. Equilíbrio é tudo!

Essencial: além do que citei acima, acho essencial ter cadeiras para sentar ao redor da fogueira e lanternas. Todos os sites tem uma mesa de picnic então você não precisa levar uma mesa extra (apesar que eu acho legal ter uma pequena para servir de mesa de apoio e você pode colocar as sacolas e coolers). Repelente também é essencial, apesar que nesta vez não tinha quase nenhum mosquito. Acho que você irá aprender assim que for acampando então não tenha medo de ir. E, no caso do Pinery, há uma Canadian Tire pertinho dali, então se você esquecer de alguma coisa é só correr para lá e comprar.

Acampando com cachorro

Essa foi a primeira vez que acampamos com a Ella e confesso que fiquei apreensiva com isso. Ela é um amor e se comportou muito bem! Nós compramos uma guia bem longa na Dollarama e foi perfeito porque assim ela estava presa mas conseguia explorar o site. Fora isso levei muitos pads de xixi para colocar na barraca e ela se comportou muito bem – fez suas necessidades a noite no lugar certo e dormiu juntinho com a gente. Sempre trocava a água dela porque nosso site tinha muita areia e ela sujava o tempo todo e ficava olhando e observando se havia algum bicho nela. Sei que há uns cercadinhos de cachorro mas optei por não usar e deixar ela mais livre, explorando a natureza. Por fim, vale falar que partes do Pinery são pet-friendly e ela pode curtir bastante a praia e ficar com a gente o tempo todo. Eu não me sentiria confortável em deixar ela na barraca ou em algum lugar sozinha, até porque havia um urso no parque.

Os lugares mais lindos para ver o pôr do sol

Recebi MUITO essa pergunta sobre os lugares mais lindos para ver o pôr do sol e na verdade qualquer lugar na beira do lago Huron é lindo para você apreciar o sol se pondo. Nas fotos e vídeos do instagram vocês viram a gente em passarelas de madeira e elas eram na área 1 e também no Campground Dunes Area 3 (que tem até um observatório para você sentar e apreciar). Vale falar que a praia fica cheia e é lindo de ver.

E as gypsy moths?

Um problema que você encontra nessa época do ano nos parques de Ontario são as gypsy moths, uma lagarta peluda de cinco centímetros de comprimento que cai dos galhos de árvores por teias que eles mesmo produzem e acabam se proliferando muito por ter poucos predadores naturais. Esses bichos chegaram em Ontario 50 anos atrás e a cada 7-10 anos há um boom delas e os parques ficam cheios. O engraçado é que ano passado teve outbreak também e as lagartas comeram uma área de árvore do tamanho de Prince Edward Island. E este ano elas estão de volta.

Eu participo deste grupo do Facebook sobre acampamento dos parques provinciais de Ontario e eles falaram que o Pinery era um dos parques mais afetados. Também, se você olhar no site do parque (link acima) vai ver que eles falam também sobre o problema destas pestes. Mas fomos mesmo assim e não achamos tão ruim – não tanto quanto ano passado quando fomos no Killbear. Parece que o pico destes bichos será na próxima semana mas mesmo assim na área de camping que estávamos (Dunes 1) não tinha muito. A maioria está no Riverside Campsite de acordo com pessoas do grupo. Fica aqui então a informação.

Nossa experiência foi incrível e eu indico o parque para todo mundo. Se você não curte acampar pode ir passar o dia – há áreas do parque que são para Day Use. Você terá que pagar o passe diário – em torno de $15 – e poderá curtir praticamente tudo que o parque tem a oferecer. Fica aqui a dica deste lugar lindo e fiquem ligados que este é o primeiro de muitos lugares que iremos explorar neste verão, afinal a estação mais quente do ano está apenas começando!

1 comentário em “Acampando no Pinery Provincial Park com a família toda: dicas práticas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *