Pular para o conteúdo

A casa que você consegue comprar HOJE ao redor de Toronto com até meio milhão de dólares

O sonho da maioria das pessoas é certamente ter sua casa própria ou um lugar para chamar de seu. O processo de compra de um imóvel aqui no Canadá é um pouco diferente do que estamos acostumados no Brasil e eu tenho uma série de posts sobre o assunto – esse aqui – escritos pela minha corretora, a Ana Morbeck. Foi ela que nos ajudou na compra da nossa townhouse em 2012 e agora na compra da nossa casa aqui no norte.

Todo mundo sabe que morar em Toronto é muito caro. E ter uma casa própria por aqui é muito caro também. Eu evito comparar mas quando olho os preços de casas em outras províncias eu fico chocada com os valores altos aqui (claro que não comparo com British Columbia, pois lá os valores são ainda maiores). E, conforme vocês podem ver aqui, o número de casas sendo vendidas no Canadá aumentou consideravelmente nos últimos meses. Essa “vontade” louca de comprar um imóvel refletiu também nos preços: os preços dos imóveis em Ontario aumentaram 10% nos últimos meses. E, devo confessar, está difícil achar algo legal por um bom preço.

Eu resolvi escrever este post para vocês para mostrar o que se compra ao redor de Toronto com até CAD$500.000 no dia 25 de abril de 2021. Na verdade, você certamente gastará mais porque tem a competição entre ofertas e tem as taxas. Utilizei o site do realtor.ca para fazer minha busca e coloquei como filtro as detached houses, que são casas (sem ter algum outro imóvel grudado nelas).

Em Toronto você encontra DUAS casas detached por até CAD$500.000. Quando fui olhar as duas opções vi que uma delas – a que eu fiz o print acima – fica na região grega da cidade que eu adoro e custa CAD$498.000, mas está grudada em outra casa. O imóvel tem um quarto mas não há fotos da parte de dentro, o que eu acredito tenha um motivo bem justificável para você não querer nem olhar. O Outro imóvel custa CAD$450.000 e, adivinhem? NÃO fica em Toronto. Na descrição eles indicam que o local é nas Phillipines. Ou seja, não há casas detached em Toronto por este valor.

Em região de Kitchener, que é uma região que eu AMO, há algumas opções. As casas pequenas de 2 quartos estão listadas em média por CAD$450.000. São casas antigas e geralmente bungalows (um andar). Nós chegamos a olhar casas em Waterloo na região de Laurelwood e estou chocada que hoje as casas de 4 quartos estão quase 1 milhão – e as townhouses ou semi-detached em torno de CAD$700.000. É engraçado pensar que há alguns anos atrás as pessoas saiam de Toronto para fugir destes preços e agora não tem para onde ir.

A região ao leste de Toronto é muito popular entre famílias também e é a região que eu menos conheço. A cidade de Oshawa é super popular e eu conheço várias pessoas que moram lá e amam. Olhando as casas detached abaixo de meio milhão eu achei algumas opções boas, e sempre fico com um pé atrás se esse valor “baixo” seria para atrair vários compradores e causar uma bidding war (leia sobre isso aqui). A casa que selecionei para mostrar aqui é linda e toda reformada por dentro, com 4 quartos.

Hamilton e arredores parece ser a região com o maior número de imóveis dentro desta min ha busca: 101 listings. A maioria destas casas ficam na parte baixa da cidade, que parece ser a parte não tão legal de lá. Na região alta há 5 casas. Em Ancaster – que é o bairro da cidade que eu acho lindo – há casas mais antigas por menos de 1 milhão, mas as casas novas de dois andares estão acima de 2 milhões, e eu fico chocada com isso.

Na região de Barrie e Innisfil, você também não encontra muitas opções. Em Barrie há 10 listings e em Innisfil 5, sendo que alguns são duplicados. Eu achei a casa da foto como “a mais decente” mas que certamente precisará de uma super reforma. Casas mais novas de dois andares em bairros de casas similares estão sendo ofertadas na região por uma média de CAD$800.000.

Na região de Newmarket, Markham e Vaughan não há nenhuma casa disponível por até CAD$500.000. Mesma coisa acontece em Scarborough, Mississauga, Milton e Oakville.

Confesso que fiquei chocada com esses valores e realmente não está fácil para comprar casas no momento. Eu tenho recebido muitas mensagens sobre “se eu acho que esta é a hora de comprar um imóvel por aqui” e a Ana irá responder para vocês esta pergunta em breve. Para nós, achamos que foi o momento certo porque teríamos perdido a oportunidade de ter uma casa no local onde estamos construindo do jeito e preço que a gente queria mas entendo que este post pode assustar alguns de vocês. Me assustou!

E se você quer saber como é morar em algumas das cidades que eu citei acima clique aqui e conheça mulheres que moram nestas regiões e contaram um pouco sobre sua vida aqui no blog. A foto em destaque é do Canva Pro.

8 comentários em “A casa que você consegue comprar HOJE ao redor de Toronto com até meio milhão de dólares”

  1. Realmente é desanimador ver esses preços! Não tem pra onde correr atualmente, né? Tenho recebido emails de empreendimentos pro east, como Clarington ON, ou seja, cada vez mais estão construindo longe da cidade e ainda assim os preços chegam perto do 1M! ? Quero ler a opinião da Ana, mas particularmente a gente desistiu de procurar e se estressar esse ano e vamos aguardar os próximos, ver como as empresas vão agir em relação a volta ao escritório (pos vacina) e se essa oferta/demanda imobiliária vai dar uma estagnada ou até mesmo abaixar! Pra gente, os bidding wars são os piores, afinal as pessoas estão pagando valores muito mais altos do que realmente vale (na nossa opinião), então imagino que esse boom imobiliário vai passar em alguns meses/anos e pelo menos os bidding wars vao voltar a ter menos concorrência! Assim esperamos! ??

  2. Achei ingênuo imaginar q exista alguma casa em Toronto por 500k. Isso nem há 5, 6 anos. Hoje uma casa em Toronto não sai por menos de 1.5M. Um condo descente de no mínimo 1,000sft não sai por menos de 1M.

  3. De fato, impossível achar boas casas em Toronto e região por $500k. Acabamos de comprar uma casa em Hamilton, região de Westdale, que era a que estávamos querendo mesmo. Casa maravilhosa, enorme, 4 quartos, mas o dobro desse valor… pra gente valeu a pena, achamos que fizemos um bom negócio, mesmo com esse valor absurdo, porque acreditamos ser pouco provável que os preços caiam muito no curto/médio prazo.. mas, tem que estar preparado pra pagar essa grana..

  4. Como Mortagage Agent, tenho visto muitos clientes vivendo esse pesadelo. Tenho clientes mudando de estratégia e comprando algo pequeno apenas para entrar no mercado, e outros desistindo de tanto lutar e perder tantas ofertas.

    Infelizmente, uma série de fatores impulsionou o mercado a ficar desse jeito. O primeiro foi o Covid que despertou nas pessoas o desejo de morar em um lugar maior. O segundo, foram as taxas de Mortagage que despencaram. O Terceiro, a falta de oferta de casas no mercado com uma grande demanda. E por último, a oportunidade de trabalhar de casa que causou um grande êxodo para as cidades pequenas.

    É frustrante para nós ver nossos clientes desanimados e desgastados, pois torcemos e sofremos juntos. O mercado está realmente insano, mas mudanças estão por vir.

    Existe uma promessa de mudança no programa First Time Buyers para ajudar o comprador da primeira casa nessa competição e um pedido de aumento da taxa de qualificação “Stress Test”.

    O Banco Central do Canada e o governo estão acompanhando de perto e estudando as melhores alternativas. Enquanto isso, o que nos resta é acompanhar o mercado de perto na tentativa de encontrar um oportunidade.

  5. Optamos por prosseguir comprando uma casa de “pre-construction” assim conseguimos evitar os bidding wars, mas mesmo assim nao foi facil pq a procura esta muito grande. Tivemos que fazer muita pesquisa dos novos empreendimentos e builders. Compramos uma townhouse em Milton que ficara pronta no ano que vem. Boa sorte a todos na procura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *