Pular para o conteúdo

Datas importantes (e diferentes) que são comemoradas no Canadá

A mudança de país envolve muita coisa e junto com ela celebrar datas diferentes e que não éramos acostumados a celebrar quando morávamos no Brasil. Confesso para vocês que demorou um pouco para eu celebrar estas datas e tudo fez muito mais sentido depois que o Thomas foi para a escola, porque ai sim eu consegui entender o significado de algumas destas celebrações e realmente celebrar com meu filho.

Mês passado tivemos Pink Shirt Day na escola (veja abaixo sobre o significado) e eu achei interessante vir aqui e trazer este texto com algumas destas datas importantes, que são chamadas de Special Recognition Days e, quase sempre, não são feriados. Segue a lista com alguns deles e já convido todo mundo que ler o texto a deixar um comentário com alguma outra data que eu tenha esquecido.

Janeiro

11 de janeiro é Sir John A. Macdonald Day: Sir John A. Macdonald foi o primeiro prime minister do Canadá e todo 11 de janeiro os canadenses organizam atividades e eventos em sua homenagem. Professores freqüentemente usam este dia como uma oportunidade para ensinar aos jovens sobre nosso primeiro ministro e como o Canadá foi criado. Vale falar que a data só começou a ser comemorada em 2002.

27 de janeiro é Family Literacy Day: o dia do letramento da família acontece todo dia 27 de janeiro para aumentar a conscientização sobre a importância da leitura e do envolvimento em outras atividades relacionadas à alfabetização em família. Desde 1999, milhares de escolas, bibliotecas, organizações de alfabetização e outros grupos comunitários participaram da iniciativa aqui no Canadá.

Entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro é o Chinese New Year: o Ano Novo Chinês, Festival da Primavera ou Ano Novo Lunar é o festival que celebra o início de um novo ano no calendário lunissolar chinês tradicional. A data é bem celebrada por aqui e inclusive na escola, com vários eventos e atividades.

Fevereiro

Fevereiro é Black History Month: durante todo o mês de fevereiro o Canadá inteiro – e outras partes do mundo como os USA – celebram a herança, tradições e cultura dos afro-canadenses. Há muitos eventos pela cidade e também muitas atividades escolares, para mostrar para as crianças a importância dos negros em áreas como educação, medicina, arte, cultura, serviço público, desenvolvimento econômico, política e direitos humanos.

15 de fevereiro é National Flag of Canada Day: no dia 15 de fevereiro de 1965 a bandeira vermelha e branca do Canadá foi hasteada pela primeira vez no Parliament Hill em Ottawa. No mesmo dia em 1996 foi declarado o Dia Nacional da Bandeira do Canadá. Há sempre celebrações deste símbolo que reflete os valores comuns do país (igualdade, diversidade e inclusão).

24 de fevereiro é Pink Shirt Day: em 2007, na província de Nova Scotia, os alunos David Shepherd e Travis Price (grade 12) viram que um aluno da grade 9 estava sendo bullied por usar uma camisa rosa no primeiro dia de aula. Esses alunos então decidiram sair e comprar um monte de camisas rosa e distribuí-las para outros alunos usarem. No final daquela semana, a maioria dos alunos da escola estava usando camisetas rosa para mostrar apoio ao aluno da grade 9 que foi vítima de bullying. E esse ato acabou tomando conta do Canadá todo.

Março

26 de março é Purple Day for Epilepsy: esta data começou a ser celebrada em 2008 por uma menina chamada Cassidy moradora da província da Nova Scotia no Canadá. Ela queria que seus amigos soubessem o que realmente significava para ela viver com epilepsia. O sonho de uma criança de compartilhar sua história se tornou um movimento global reconhecido para aumentar a conscientização sobre a epilepsia em 26 de março.

27 de março é Earth Hour: A Hora do Planeta, organizada pelo WWF, é um movimento popular global que une as pessoas para agir sobre as questões ambientais e proteger o planeta. O evento começou em Sydney, Austrália, em 2007 e hoje é bem reconhecido no Canadá. Eu já falei sobre a data neste post aqui.

Abril

9 de abril é Vimy Ridge Day: a batalha de Vimy Ridge foi um momento decisivo para o Canadá e é uma data celebrada aqui. Essa batalha foi travada durante a Primeira Guerra Mundial, de 9 a 12 de abril de 1917. É a vitória militar mais celebrada do Canadá – um símbolo frequentemente mitificado do nascimento do orgulho e da consciência nacional canadense.

18 à 24 de abril é National Volunteer Week: voluntariado é uma tradição forte em todo o Canadá. As pessoas dedicam seu tempo há causas que elas acreditam e também ajudam lugares que já fizeram bem para elas. Por exemplo, no hospital que eu trabalho os antigos pacientes são voluntários e estão sempre dispostos a ajudar os novos pacientes. Na escola do Thomas os pais se voluntariam para ajudar em atividades diversas. E há uma semana no Canadá para agradecer essas pessoas.

22 de abril é Earth Day: o Dia da Terra é um evento anual celebrado em todo o mundo no dia 22 de abril para demonstrar o apoio à proteção ambiental. Comemorado pela primeira vez em 1970, hoje inclui eventos coordenados globalmente pela Rede do Dia da Terra em mais de 193 países, incluindo o Canadá. Naquela semana há vários eventos na escola.

Maio

Maio é Asian Heritage Month: o Mês da Herança Asiática é uma oportunidade para todos os canadenses aprenderem mais sobre as muitas conquistas e contribuições dos canadenses descendentes de asiáticos que, ao longo da história, fizeram muito para tornar o Canadá um país incrível.

Primeira semana de maio é Education Week: a Semana da Educação ocorre durante a primeira semana completa de maio. É um evento anual celebrado por conselhos escolares e escolas de toda a província de Ontário (não sei se em todo o Canadá). É um momento para alunos, professores e pais celebrarem a excelência do ensino e o desempenho dos alunos.

Junho

21 de junho é National Indigenous Peoples Day: este é um dia de reconhecimento e celebração das culturas e contribuições das Primeiras Nações, povos indígenas Inuit e Métis do Canadá.

27 de junho é Canadian Multiculturalism Day: 27 de junho é o Dia do Multiculturalismo Canadense. Nesta data as várias culturas que dão vida à sociedade canadense são celebradas e vários eventos acontecem em todo o país.

Julho

18 de julho é Nelson Mandela International Day: em julho as crianças estão de férias mas achei interessante incluir esta data neste post. O Dia Internacional de Nelson Mandela é um dia de homenagens a esta figura importante da história, comemorado todos os anos no dia de seu aniversário. A data foi oficialmente declarada pelas Nações Unidas em novembro de 2009, com o primeiro Dia de Mandela realizado em 18 de julho de 2010.

30 de julho é International Day of Friendship: o dia é comemorado para marcar a importância das amizades e amigos na promoção da paz em várias culturas em todo o mundo. Também conhecido como Dia Mundial da Amizade ou Dia Internacional da Amizade, a data foi celebrado pela primeira vez em 1958 no Paraguay.

Agosto

12 de agosto é International Youth Day: o Dia Internacional da Juventude é um dia de conscientização designado pelas Nações Unidas. O objetivo do dia é chamar a atenção para um determinado conjunto de questões culturais e jurídicas que envolvem os jovens. A primeira fez que foi celebrado foi em 2000.

19 de agosto é World Humanitarian Day: nesta data o mundo comemora os trabalhadores humanitários mortos e feridos no decorrer de seu trabalho, e homenageia todos os trabalhadores da assistência e da saúde que continuam, apesar das adversidades, a fornecer suporte vital e proteção às pessoas mais necessitadas.

Setembro

30 de setembro é Orange Shirt Day: é um evento, criado em 2013, com o objetivo de educar as pessoas e promover a conscientização no Canadá sobre o sistema escolar residencial feito com os índios e o impacto que ele teve nas comunidades indígenas por mais de um século – um impacto reconhecido como um genocídio cultural e que continua até hoje. É um dia em que homenageamos as crianças indígenas que foram enviadas para escolas residenciais no Canadá e aprendemos mais sobre a história.

Outubro

5 de outubro é World Teachers’ Day: a data para celebrar os professores aqui no Canadá não é 15 de outubro mas dia 5 e a data é celebrada desde 1962.

A primeira quarta-feira de outubro é National Walk to School Day: esta é uma celebração anual em massa do transporte ativo que ocorre em todo o mundo todo mês de outubro. Tradicionalmente, centenas de escolas em Ontário celebram o IWALK com eventos especiais no IWALK Day (a primeira quarta-feira de outubro) ou a qualquer momento durante o mês de outubro. O objetivo deste dia é aumentar a conscientização e o apoio para os benefícios que caminhar ou andar de bicicleta regularmente até a escola pode fazer para sua saúde, a comunidade e o meio ambiente.

Novembro

11 de novembro é Remembrance Day: Os canadenses reconhecem o Remembrance Day, originalmente chamado de Armistice Day, todo 11 de novembro às 11 horas da manhã. A data marca o fim das hostilidades durante a Primeira Guerra Mundial e uma oportunidade de lembrar daqueles que serviram na defesa da nação.

20 de novembro é National Child Day: o dia das crianças no Canadá é celebrado no dia 20 de novembro e, devo confessar, bem diferente de como celebramos no Brasil. A data é celebrada como reconhecimento do compromisso do Canadá com a defesa dos direitos da criança e destaca dois eventos históricos: a assinatura em 1959 da Declaração dos Direitos da Criança da ONU e a adoção da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança em 1989. Não há presentes.

20 à 26 de novembro é Canada History Week: a Semana da História do Canadá oferece a todos os canadenses oportunidades de aprender mais sobre as pessoas e eventos que moldaram o país que conhecemos hoje. Todos os anos o foco está em uma parte da história, que é também discutido nas escolas.

Dezembro

3 de dezembro é International Day of Persons with Disabilities: esta celebração visa promover apoio para a dignidade, direitos e bem-estar das pessoas com deficiência. Também busca aumentar a consciência dos ganhos derivados da integração das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida política, social, econômica e cultural.

6 de dezembro é The National Day of Remembrance and Action on Violence against Women: nesta data marca o assassinato de 14 jovens na Polytechnique Montréal (em 6 de dezembro de 1989). Este ato de misoginia violenta abalou nosso país e levou o Parlamento a designar o dia 6 de dezembro como o Dia Nacional de Memória e Ação contra a Violência contra as Mulheres.

E ai, acrescentariam mais alguma data neste calendário? Não deixem de comentar aqui no texto. A foto deste post é do Canva Pro, que eu estou utilizando para fazer várias artes aqui no blog e nas redes sociais e amando muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *