Pular para o conteúdo

Como é morar nas cidades ao redor de Toronto

A pergunta que eu mais tenho recebido é sobre morar nas cidades ao redor de Toronto. Com a pandemia as pessoas estão buscando morar em lugares maiores, mais baratos, menos movimentados e com muito mais contato com a natureza. Alguns destes motivos também fizeram a gente sair de Toronto e morar no “interior”. E sim, em breve eu vou contar para vocês onde estamos morando e como é morar aqui, mas enquanto isso não acontece eu pedi para brasileiras que compartilham sua vida no instagram contarem para vocês como é morar nas suas cidades.

A lista das cidades que você vai saber um pouco sobre – e também pode seguir estes perfis para ter mais detalhes de como a vida é nelas – é a seguinte:

  • Innisfil (1h ao Norte de Toronto)
  • Região de Niagara (1h30 ao Sul de Toronto)
  • Kitchener-Waterloo (1h ao Norte de Toronto)
  • Hamilton (45 minutos a Oeste de Toronto)
  • East Gwillimbury (30 minutos ao Norte de Toronto)
  • Burlington (35 minutos a Oeste de Toronto)
  • Newmarket (30 minutos ao Norte de Toronto)
  • Brantford (1h a Sudoeste de Toronto)
  • Mississauga (20 minutos a Oeste de Toronto)

Innisfil (1h Norte de Toronto)

Por Juliana do @portu_gles

1. Qual cidade vc mora e porque decidiu morar nela?

Moro em Innisfil. Decidimos morar nela primeiro porque coube no bolso, segundo porque é perto de Toronto e fora do GTA . Terceiro porque é colada com Barrie, que tem absolutamente tudo, mas ainda é uma cidade pequena de interior.

2. O que vc mais gosta de morar nesta cidade?

Innisfil  é uma cidade de interior, com ar de cidade de veraneio, devido a praia. Amo a sensação de morar em uma cidade praiana durante a primavera e verão. Mas a cidade tem atração para todas as estações, como o lago congelado e esportes de inverno e a linda paisagem de interior durante o outono.

3. O que vc menos gosta da cidade que mora?

Innisfil está em pleno desenvolvimento, então em alguns lugares tem construção de novas casas e empreendimentos. Não gosto muito do transtorno que isto causa, porém é ótimo ver a cidade crescendo. Fora isto, ainda não descobri algo que não gostasse daqui.

4. O que acha da vida na sua cidade com filhos?

Innisfil é ótima para famílias com crianças e adolescentes. Minha filha se adaptou muito rápido aqui, fez amigos, e eu fico muito tranquila de deixar ela passear pela cidade (ela é adolescente). Gosto muito da comunidade aqui, muitas famílias com crianças de idades variadas. Além da praia, playgrounds, trilhas e parques, as crianças aqui são bem ativas e adeptas aos esportes de inverno também.

Região de Niagara (1h30 Sul de Toronto)

Por Carla do @livinginniagararegion

1. Qual cidade vc mora e porque decidiu morar nela?

Moramos em Thorold, uma cidadezinha parte de Niagara Region. Quando a gente veio para o Canadá, recém-casados e apaixonados por vinhos, vimos que a região de Niagara era cheia de Vinícolas. Ai a gente se olhou e pensou: é lá! E fomos!

2. O que vc mais gosta de morar nesta cidade?

Gosto de estar próxima a várias vinícolas, pontos turísticos, parques e poder ir para os Estados Unidos de finais de semana, para ir a algum restaurante diferente. Toronto fica longe e tem que pagar estacionamento. As vezes eu quero ir no Cheesecake Factory por exemplo. E acabo indo para os Estados Unidos por ser mais perto e não precisar pagar estacionamento.

3. O que vc menos gosta da cidade que mora?

Não gosto do valor das casas e aluguel. O preço subiu muito nos últimos 3 anos. E a gente fica com medo de nunca conseguir comprar uma casa.

4. O que acha da vida na sua cidade com filhos?

Tenho uma filha de quase 3 anos. A estrutura da cidade é ótima. Tem praias de lago, parques, playgrounds, tudo de graça pra eles brincarem.

Kitchener-Waterloo (1h Oeste de Toronto)

Por Natália do @nossacasa.natureza

1. Qual cidade vc mora e porque decidiu morar nela?

Moro em Kitchener, ON. Viemos morar aqui porque decidimos sair de Toronto no meio de 2020, com a questão da pandemia. Já pensávamos em sair de Toronto há algum tempo devido ao custo alto de aluguel. A gente queria mais espaço e em Toronto estava inviável pra nós. Olhamos opções de cidades perto de Toronto, e a região de Kitchener-Waterloo era uma das nossas preferidas. No fim, viemos para cá pois foi onde apareceu uma casa legal no valor que estávamos buscando.

2. O que vc mais gosta de morar nesta cidade?

Gostamos do sossego, do silêncio, da tranquilidade para andar na rua e curtir os parques sem tumulto. Claro que com a pandemia tudo está diferente do que seria, e como nos mudamos para Kitchener em junho/2020 não conhecemos a cidade antes da pandemia.

3. O que vc menos gosta da cidade que mora?

Difícil dizer o que menos gostamos, pois com a pandemia muitas coisas estão fechadas. Então muita coisa que sentimos falta (ir em restaurantes, eventos culturais, etc) não estão acontecendo por causa da pandemia. Talvez algo que não gostamos muito é ter pouco comércio a uma distância caminhável de casa. Em Toronto morávamos em um bairro que tinha de tudo um pouco a 10-15min de caminhada, e em Kitchener estamos em um bairro no subúrbio, onde o comércio é mais longe.

4. O que acha da vida na sua cidade com filhos?

Tenho um filha de 2 anos e meio, e gosto bastante da vida aqui com ela! A cidade tem muitos parquinhos, áreas verdes e espaço pra correr, algo fundamental pra crianças nessa idade! E o ritmo de vida mais tranquilo ajuda bastante, podemos sair na rua de casa pra ela andar de bicicleta sem problemas, por exemplo.

Hamilton (45 minutos Oeste de Toronto)

Por Djennyfer do @djennyferkock

1. Qual cidade vc mora e porque decidiu morar nela?

Eu, meu marido e meus dois filhos moramos em Hamilton. Escolhemos Hamilton por ter uma ótima universidade na área de engenharia mecânica, que é a McMaster University. Ouso dizer que foi a cidade que nos escolheu, pois meu marido ganhou uma bolsa de mestrado e viemos para o Canadá por este motivo, então nem cogitamos outras cidades. 

2. O que você mais gosta de morar nesta cidade?

É uma cidade com um bom tamanho, tem indústrias, o centro com alguns prédios e a parte residencial que consegue ter uma tranquilidade de cidade pequena. Tem muitos parques, várias opções de lazer ao ar livre, o Bayfront é lindo, tem patinação no verão e patinação no gelo no inverno, bem na beira do lago.

Existem inúmeras cachoeiras e trilhas além de muitos parques para as crianças. No inverno você vai encontrar muitos lagos para patinar e pistas de patinação, as trilhas congeladas são lindas! No verão tem muitas feiras, shows ao ar livre, eventos que são muito divertidos.

Tem aluguéis para todos os bolsos dependendo da região da cidade que você escolher. O transporte é somente por ônibus, mas funciona bem. Eu vim com uma má impressão de Hamilton e me surpreendi positivamente, eu gosto muito de morar aqui.

3. O que menos gosta?

A cidade é dividida entre a parte baixa onde fica o centro e alguns bairros, e a parte alta, chamada de Hamilton Mountain. A parte do centro é bem antiga, tem muitas construções abandonadas e depredadas, isso depõe contra, mas andando pela região da montanha parece até outra cidade, ruas típicas de filme, tanto que muitos filmes que se passam como New York são gravados aqui em Hamilton. O centro também tem muitos pedintes de rua, pessoas com transtornos mentais, a cidade é segura, mas andar pelo centro causa uma sensação de insegurança.

4. O que vc acha da vida na sua cidade com eles?

Eu amo a variedade de entretenimento para as crianças, principalmente no verão, os splash pads de água são muito divertidos e tem na maioria dos parques. Tem boas escolas em Hamilton, mas existem poucas opções com excelentes notas, então o aluguel nessas regiões são bem altos. A estrutura das escolas públicas e católicas normalmente são bem antigas, sem muita opção para as crianças brincarem outside, bem diferente das escolas privadas que minha filha estudou no Brasil, que normalmente tem uma estrutura mais ampla, com parques e espaços para as crianças brincarem nos intervalos. Noto que de maneira geral esse tipo de estrutura nas escolas são por vários lugares do Canadá, é um padrão, mas a educação é boa, eu gosto bastante.

Para concluir, morar em Hamilton é melhor do que lia antes de vir pra cá, eu vim preparada para encontrar uma cidade não muito legal e eu gosto muito de morar aqui. O aluguel é mais acessível do que as cidades vizinhas e estamos a só uma hora de carro de Toronto. Existem muitas opções de lazer e entretenimento, é uma cidade segura e agradável para viver com crianças, principalmente para quem gosta de vida ao ar livre e explorar a natureza.

East Gwillimbury (30 min Norte de Toronto)

Por Nayara do @myfamilynocanada_

1. Qual cidade vc mora e porque decidiu morar nela?

Moramos em East Gwillimbury, uma cidade a 30 min ao Norte de Toronto.
Conhecemos a cidade visitando uma amiga no verão de 2019 e nos apaixonamos. Estávamos em busca de uma casa maior e que o aluguel não fosse tão alto.

2. O que você mais gosta de morar nesta cidade?

Adoramos a qualidade de vida que temos aqui, podemos aproveitar tanto no verão quanto no inverno as várias trilhas e parques que temos por aqui. Sem dúvida estar em contato com a natureza é o maior motivo pelo qual gostamos de morar aqui.

3. O que menos gosta?

Deveria ser uma pergunta fácil de responder, mas está sendo difícil.
Estamos gostando muito de morar aqui, a única coisa que me vem à cabeça é que a cidade está crescendo muito e que os preços para comprar uma casa aqui estão nas alturas… e isso eu não estou gostando.

4. O que vc acha da vida na sua cidade com eles?

Excelente! Eles estão sempre em contato com a natureza, temos algumas trilhas e playgrounds à 5 min de casa, o que na minha opinião é ótimo. E as escolas são excelentes.

Burlington (35 minutos Oeste de Toronto)

Por Luciana da @lucentini

1. Qual cidade vc mora e porque decidiu morar nela?

Moro em Burlington. Decidimos sair Toronto e mudar para uma cidade que fosse mais orientado a famílias com crianças e que fosse segura. Na época que mudamos, Burlington foi eleita a segunda melhor cidade de Ontário para se morar.

2. O que você mais gosta de morar nesta cidade?

Gosto da tranquilidade e acesso a Highway, Go Train, próximo de Toronto e de Niagara Falls.

3. O que menos gosta?

Não tem o que eu não goste, mas no momento o que está acontecendo é que a cidade está ficando busy.

4. O que vc acha da vida na sua cidade com eles?

Burlington é uma cidade maravilhosa, tem praia e o Lakeshore é uma delícia para fazer caminhadas. Durante o verão várias atrações para as crianças.

Newmarket (30 min Norte de Toronto)

Por Dani do @vidalnorte

1. Qual cidade vc mora e porque decidiu morar nela?

Moro em Newmarket. Decidimos morar aqui porque, com a chegada da nossa segunda filha, precisávamos de um lugar maior. A proximidade com Toronto (57 km de distância) e o fato da cidade ter um hospital também pesaram na nossa escolha. Na época da nossa mudança eu estava grávida, e estar perto de um hospital era essencial.

2. O que você mais gosta de morar nesta cidade?

O que eu mais gosto em Newmarket é o ar de cidade pequena, mas ainda assim termos diversas opções de supermercados e lojas. Também adoro o fato de estarmos perto dos parques e praias ao Norte da província.

3. O que menos gosta?

O que eu menos gosto é precisar do carro para tudo. Eu gosto da facilidade de poder fazer algumas coisas a pé quando quero, mas no bairro onde moramos hoje somos totamente dependentes do carro.

4. O que vc acha da vida na sua cidade com eles?

A vida com filhos aqui é muito tranquila! Temos várias opções de parques por perto, em alguns deles vamos a pé. Além disso, percebo que as escolas aqui parecem ser menores do que as de Toronto, e isso me agrada pois dá a sensação de conhecermos todo mundo. Eu considero a cidade muito segura também, e poser brincar com as crianças na rua em frente de casa não tem preço.

Brantford (1h Sudoeste de Toronto)

Por Val do @larcanadense

1. Qual cidade vc mora e porque decidiu morar nela?

Moramos em Brantford há 4 anos e meio, após viver 4 anos em Toronto. A decisão de mudar de cidade teve dois fatores decisivos: vida tranquila numa cidade menor e fugir da bolha imobiliária de Toronto para comprar uma casa com mais espaço para a família. 

2. O que você mais gosta de morar nesta cidade?

Gosto de morar aqui pela conveniência de ser uma cidade pequena mas com amenidades de cidade grande. Encontro tudo que preciso aqui, se não tem, posso ir facilmente nas cidades vizinhas o que leva apenas 15 a 40 minutos, dependendo da cidade. Levava bem mais tempo para me deslocar em algumas regiões dentro de Toronto devido ao tráfego. 

3. O que menos gosta?

Apesar de ser uma cidade de interior, Brantford vem crescendo com o passar dos anos e acabou tendo alguns problemas sociais que muitas vezes são mais característicos de cidades maiores, como aumento da população de homeless (moradores de rua) e uso de drogas.

4. O que vc acha da vida na sua cidade com eles?

A cidade é conhecida por ser rodeada por trilhas (mais de 70 km), o que é maravilhoso poder “escapar” com a família para a natureza em minutos. Outra coisa que gosto muito é o fato de ser uma cidade que ainda possui muitas fazendas não só aqui como nas cidades vizinhas que ficam super perto, com isso temos várias opções de passeios e festivais para aproveitar com as crianças ao longo do ano. 

Mississauga (20 minutos Oeste de Toronto)

Por Carol do @minhaneveecia

1. Qual cidade vc mora e porque decidiu morar nela?

Moro em Mississauga, cidade colada em Toronto. À princípio a escolha foi feita por ter sido aceita num emprego aqui na cidade. Então nos primeiros morei de aluguel perto do trabalho e quando foi a hora de comprar uma casa (7 anos atrás) eu já me sentia “em casa” em Mississauga. Cheguei a olhar casas em outras cidades como Brampton, Alton, Georgetown, mas nenhuma tinha a conveniência de Mississauga.

2. O que você mais gosta de morar nesta cidade?

O fato de ser uma cidade grande mas não tanto. Tenho todas as coisas que preciso como lojas, mercados e acesso a hospitais tudo a menos de 10 minutos da minha casa. Além de não estar tão longe de Toronto (seja de carro ou trem) para eventos como concertos, teatros, atrações turísticas quando vem visita. Mississauga tem grandes centros comerciais e outlets, restaurantes deliciosos, além de ser onde o aeroporto “de Toronto” está. 

Parques lindos na beira do lago ou de rios, além dos parques menores nos bairros. Mississauga antes era considerada cidade dormitório, onde os que trabalhavam em Toronto mantinham suas casas, hoje com o crescimento de Sauga (para os íntimos) já há muitas empresas, centros de distribuição (como Amazon, Walmart), e uma economia aquecida. Prova que o mercado imobiliário aqui está a par com Toronto em preços inflacionados. 

3. O que menos gosta?

Difícil responder porque não tenho nada que me incomode, mas acho que se tivesse metrô acredito que facilitaria ainda mais a conexão com Toronto, além de reduzir o trânsito.

4. O que vc acha da vida na sua cidade com eles?

Mississauga é perfeita para crianças. Além de escolas públicas com bons rankings, a cidade oferece várias atividades gratuitas para famílias e crianças nas bibliotecas e centros comunitários. Os parques todos tem estrutura de parquinhos bem cuidados, trilhas na natureza para todas as idades, além de ter uma diversidade cultural muito grande – que para mim é valioso que meu filho Oliver experimente. 

Eu adoro levá-lo para passeios na beira do lago, ver os patos e gansos, ou atividades na biblioteca (antes do covid), passear de bicicleta ou patinete aqui no bairro com muita segurança. E o que acho muito legal além de tudo é que aqui as pessoas ainda passam por você e sorriem ou dão bom dia. Enfim, sou apaixonada por Mississauga e cada vez mais a cidade cresce trazendo ainda mais opções para famílias e profissionais

Espero que tenham gostado do texto e agradeço demais essas busy moms que tiraram um tempinho para escrever e compartilhar um pouco de suas vidas e opiniões aqui no blog. Não deixem de seguir todas elas para saber mais detalhes sobre a vida nestas cidades ao redor de Toronto:

5 comentários em “Como é morar nas cidades ao redor de Toronto”

  1. Bom dia,

    Eu sou surda, inteligente, sabedoria, saber leitura ingles, moro brazil, mas eu sonho amo lugar Canadá lindo, quero vontade viajar lá em Canadá, Futuro vou mudar mora em Canadá.

    Fabiana – Rio de Janeiro

  2. Interessante essa percepção de cidade do “interior”. Muitas delas tem uma população maior que Halifax, por exemplo. Não seriam interioranas, mas sim apenas “menores” do que as principais capitais do Canadá.
    É como dizer que quem mora em Canoas que é grudada em Porto Alegre ta morando no interior. Nada a ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *