Pular para o conteúdo

Como funciona o processo de aluguel de um imóvel no Canadá

Hoje estou trazendo mais um texto sobre o mercado imobiliário no Canadá escrito pela nossa RealtorAna Morbeck. O primeiro texto foi um resumão de algumas informações importantes que você deve entender sobre o assunto, começando sobre o primeiro passo para quem quer comprar um imóvel aqui no Canadá até o contrato e entrega das chaves. O segundo texto foi sobre como funciona o processo da venda de um imóvel no Canadá. E hoje iremos falar sobre como funciona o processo de aluguel de um imóvel, que é certamente um post muito importante porque a maioria das pessoas que chega ao Canadá irá alugar um imóvel inicialmente.

3 formas de alugar um imóvel no Canadá

A primeira delas é lidar diretamente com o proprietário através de propagandas feitas em plataformas digitais como Facebook Market, Zumper, Kijiji, entre outras. Nesse caso o interessado deverá entrar em contato com o proprietário diretamente para agendar uma visita física ou virtual e negociar os termos do contrato. Neste caso é sempre bom fazer sua “lição de casa” para não cair em cilada. Existem casos de propaganda enganosa.

A segunda opção é procurar imóveis que possuem empresas particulares encarregadas de administrar e alugar os imóveis diretamente. Geralmente essas empresas administram prédios inteiros, o que significa que naquele prédio somente moram pessoas que estão alugando (isto é, não existe proprietário residindo no edifício inteiro). Os imóveis nesse perfil geralmente estão muito bem localizados e espalhados em vários bairros da cidade. Esses imóveis também são mais baratos e geralmente não possuem alguns itens que os apartamentos modernos possuem. Alguns desses itens são:

  • Lavanderia dentro do apartamento: as máquinas de lavar e secar roupas ficam no andar térreo ou no subsolo e são usadas por todos os moradores do prédio. Você paga uma taxa cada vez que usa uma das máquinas.
  • Sistema de ar condicionado central: não há como controlar a temperatura do seu apartamento, já que o sistema de aquecimento é o mesmo de todo o edifício. Caso você sinta calor no verão terá que comprar uma unidade de ar condicionado individual para cada ambiente que achar necessário.
  • Vaga na garagem: caso você precise de uma vaga para estacionar seu carro na garagem será cobrada uma taxa a parte.

Por fim, a terceira maneira de alugar um imóvel é contratar um corretor de imóveis (realtor) que irá te guiar baseado nas suas necessidades particulares, avaliando a localização ideal, tipo de imóvel adequado, agendando as visitas e negociando todos os termos do contrato a seu favor. Os corretores trabalham com uma grande variedade de imóveis e os serviços são pagos pelo proprietário, isentando esse custo para o inquilino.

Documentos exigidos para alugar um imóvel

Os documentos exigidos no processo de aluguel de um imóvel são os seguintes:

  • Comprovação de renda no Canada
  • Histórico de crédito
  • Cópia de documento de identidade
  • Primeiro e último mês de aluguel pagos adiantados (depósito)

Quando você não consegue apresentar os documentos acima mencionados é possível oferecer outras opções para assegurar ao landlord (dono do imóvel) que você tem condições financeiras de arcar com o valor do aluguel durante o período do mesmo.

Duração do contrato de aluguel

Os aluguéis, na sua maioria, tem um prazo mínimo de 12 meses de contrato. Depois desse período você pode permanecer no mesmo imóvel sem ter a obrigação de renovar o contrato por mais 1 ano. Neste caso você pode renovar a cada mês, o que aqui é comumente chamado de month to month rental.

Custos adicionais

Uma dica importante é entender os custos adicionais que não estão incluídos no valor do aluguel. Estes itens variam de acordo com o tipo de imóvel, mas geralmente são os seguintes:

  • Conta de água (utility bills), luz (hydro bill) e gas
  • Internet e TV à cabo
  • Hot water tank rental (valor entre $13 and $26 por mês)
  • Vaga de garagem
  • Uso das máquinas de lavar e secar roupas
  • Tenant Insurance

Ainda, aqui em Ontario existe o Residential Tenancy Act que descreve os direitos e deveres dos Landlords (donos dos imóveis) and Tenants (inquilinos) e também um tribunal de justiça chamado Landlord and Tenant Board que funciona apenas para mitigar os problemas entre ambas as partes.

The Morbeck Team Realtors

Ana Morbeck atua no mercado imobiliário em Toronto e GTA desde 2006 afiliada à Remax Realty Enterprises Inc. Mudou-se para o Canada em 1998 para fazer uma pós-graduação em Marketing (Seneca College) e acabou ficando por aqui. Morou em Toronto, Etobicoke, Mississauga e desde 2002 mora em Oakville com sua família (marido, 4 filhas e 1 cachorro). Ela e seu marido são sócios do The Morbeck Team Realtors, uma equipe de corretores focados em atender seus clientes oferendo um serviço personalizado. Para entrar em contato com a Ana é só clicar aqui.

A foto em destaque é do Canva Pro, que eu estou utilizando para fazer várias artes aqui no blog e nas redes sociais e amando muito.

1 comentário em “Como funciona o processo de aluguel de um imóvel no Canadá”

  1. Acessei a página da Ana, preenchi o formulário porém não tive retorno.
    Ela continua nessa aérea?
    Você tem indicação de corretores, preciso de um imóvel para locação em Toronto para 01/11.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *