Pular para o conteúdo

Um guia completo do que você deve fazer quando mudar em Ontario

Estamos nos mudando e embora esta não seja a primeira vez que nos mudamos depois que viemos morar no Canadá nós já moramos neste endereço há 10 anos, então nem lembrávamos do que precisamos fazer em relação a burocracia. Meu marido fez muitas pesquisas online e criou uma listinha, que hoje eu compartilho com vocês.

Troca de endereço

A parte mais chata de tudo isso é trocar seu endereço em todos os serviços que você tem disponíveis. Certamente foi o que deu mais trabalho em toda a mudança. Olha só todos os lugares que precisamos mudar nosso endereço:

  • Service Ontario: precisamos trocar nosso endereço da carteira de motorista (drivers license), registro dos carros (vehicle and land registration) e do cartão de saúde (Health Card/OHIP). Este serviço pode ser feito visitando o local ou online neste link aqui. Quem tem um documento chamada Ontario Photo Card pode também trocar o endereço online (nós não temos porque a carteira de motorista já é suficiente).
  • TV a cabo, internet e telefone: não temos TV a cabo, mas iremos precisar da internet no dia 1 que nos mudarmos, já que estamos trabalhando de casa. Ligamos para nossa operadora de internet e eles falaram que há a necessidade de marcar uma visita com o técnico entre 2-3 semanas antes da data da mudança. Cada operadora tem suas regras, que estão listadas no site delas. Clique aqui para ver sobre a Bell e aqui sobre a Rogers (estas são as principais operadoras de internet do Canadá).
  • Hydro: esta é a conta de luz, que tem, que ser também trocada. A maioria das operadoras troca o endereço online, mas vale a pena ver os detalhes da sua operadora. As mais populares por aqui são as seguintes: Hydro One, Toronto Hydro, Entegrus Powerlines, Erie Thames Powerlines, Alectra Utilities e Veridian Energy.
  • Instituições financeiras: banco, cartão de crédito e outros serviços devem ser informados da mudança de endereço. Fizemos online e não tivemos problema. Vale falar que o endereço da conta do banco foi feita separadamente do cartão de crédito. Também acho legal colocar nesta categoria os seguros, que dependendo do lugar que você for morar podem alterar o valor. No nosso caso, morar em Toronto deixa o seguro do carro bem mais caro então iremos economizar agora que estamos saindo da cidade.
  • Emprego: é importante indicar sua mudança de endereço para seu empregador e também órgãos associados como EI e CPP. Fale com o setor de Human Resources do seu emprego para saber quais mudanças devem ser feitas.

Troca de escola dos seus filhos

O Thomas irá trocar de escola e assim que alugamos a nossa nova casa já escolhemos a escola que ele vai estudar. Ligamos para lá e ficamos sabendo de todos os documentos que deveríamos levar e como seria o processo. Como vamos mudar de cidade tivemos que fazer um cadastro de outro distrito. Para a escola dele, apenas avisei o último dia que ele irá para a escola e não houve problema. Por causa do COVID não poderemos visitar a nova escola e eu ainda não consegui levar os documentos, então certamente até esta nova matrícula do Thomas ser processada ele ficará alguns dias sem aula.

No caso do Ian ele não estava indo para a creche, então não tivemos que cancelar nada. O que eu fiz assim que fechamos o aluguel foi deixar o nome dele na lista de espera de 2 creches próximas, sendo uma delas na escola do Thomas. Estou torcendo muito para que esta dê certo porque acho que ele vai gostar muito de estar no mesmo edifício que o irmão e irá lhe dar segurança para ir, já que esses meses em casa deixaram ele mais apegado ainda a gente.

Serviço dos Correios de direcionamento de correspondência: Mail Forwarding

O Canada Post – agência dos correios daqui – possui um serviço chamado Mail Forwarding onde suas correspondências serão redirecionadas para um novo endereço, mesmo que estejam destinadas ao endereço antigo. Todas as informações sobre este serviço podem ser encontradas aqui. Nós iremos pagar $87 + taxas por 12 meses. O meu grande receio é que eu tenho 3 últimos nomes e nunca sei como meu nome completo será colocado nas correspondências. Eu fiz 10 combinações e no decorrer do ano eu vou vendo o que vai chegando e ai acessando online para pedir a mudança de endereço.

Organizar a dinâmica da mudança

Uma coisa importante que você terá que fazer é decidir como você irá fazer sua mudança. Se você decidir contratar uma empresa deve fazer com uma certa antecedência – especialmente agora durante a pandemia. O preço da mudança varia muito e fica em Toronto em torno de $60-80 por hora por pessoa que estiver fazendo a mudança (mínimo 2). No caso de uma casa de 3 dormitórios como a nossa estaríamos pagando algo em torno de $1600 + gasolina, seguro e gorjeta (li que se dá entre $25-50 por trabalhador).

Nós decidimos não contratar uma empresa. O preço não foi o problema mas ter contato com pessoas que a gente não conhece no meio de uma pandemia. Isso sempre me deixou muito incomodada e o que fizemos foi doar ou vender muitos móveis e deixar o mínimo de coisas para nós mudarmos. Para quem não sabe os eletrodomésticos ficam na casa que vendemos, então basicamente levaremos sofá, mesa de jantar e a nossa cama. Se você quiser contratar uma empresa de mudança e não saber por onde começar segue algumas dicas que recebemos para escolher a empresa, caso assim fizéssemos:

  • Procurar a classificação BBB (medida de satisfação do cliente), ver reviews online e indicações de pessoas
  • Procurar mais sobre a estrutura da empresa: se eles tem a certificação da Canadian Association of Movers (CAM), quanto tempo eles estão no mercado, se possuem empresários em tempo integral, etc.
  • Ver a localização da empresa (quanto mais perto de onde você vai morar, mais barato será o serviço)
  • Ter certeza que a empresa oferece seguro para nossos pertences

Mas então, como iremos fazer a mudança? Iremos nos mudar em vários dias. Optamos por alugar a casa que iremos morar 15 dias antes da data que iremos entregar nossa townhouse para o novo dono. Assim temos tempo de fazer a mudança com calma. Alugamos dois moving trucks e faremos a mudança em dois dias, já que teremos as crianças conosco durante todo o tempo e não podemos contar com a ajuda de ninguém por causa da pandemia.

Existem várias empresas que possuem caminhões para alugar mas nós alugamos o nosso com a empresa mais conhecida aqui, a Uhaul. Preciso citar aqui que apesar do inverno ser baixa temporada para mudanças foi bem difícil de conseguir os caminhões, porque parece que todo mundo está fazendo mudança hoje em dia.

Em breve eu vou trazer mais detalhes da mudança – e dicas – para vocês, inclusive falando da nossa experiência em vídeo (este aqui é o nosso Canal do YouTube). Se quiserem deixar alguma pergunta e acrescentarem alguma coisa é só deixar um comentário aqui embaixo.

1 comentário em “Um guia completo do que você deve fazer quando mudar em Ontario”

  1. Adorei o texto Gaby, achei bem explicado!! Queria sugerir um post, caso ainda não tenha, sobre a documentação para apresentar ao dono do imóvel quando for fazer a aplicação e os trâmites para o aluguel da casa. Por exemplo em Vancouver quando alugamos apartamento, nós só preenchemos nosso sin number e a empresa responsável pela locação (property management) verifica se vc tem bom crédito… e em Ontário como funciona?
    Obrigada pelo ppst e estou doida pra ver os vídeos no YouTube, sei que dão trabalho de fazer mas eu adoro ver. ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *