Pular para o conteúdo

Sobre o mês de janeiro/2021 em Toronto

Feliz Ano Novo! Se tem uma coisa que eu amo em todo dia 1 de janeiro é aquela sensação diferente ao acordar e ter um novo ano pela frente, de querer correr atrás de projetos, de querer viver a vida intensamente… mesmo que nada tenha mudado de um dia para o outro. E neste primeiro de janeiro de 2021 a sensação é essa mesma, acompanhada de um desejo forte que tudo volte ao normal.

Eu estou ciente que os primeiros meses do ano já serão desafiadores, porque estamos no ápice da pandemia aqui no Canadá, com os últimos dias de 2020 registrando os maiores números de casos de coronavírus desde março de 2019. Além disso, temos o inverno para completar o pacote, que é uma época onde os dias são curtos e frios, o que impede a gente de curtir atividades ao ar livre por muitas horas, que é o que a gente tem para fazer nesta época do ano. Tenho, inclusive, recebido muitas mensagens pedindo dicas de trilhas para fazer na cidade e abaixo vocês podem ver uma lista com algumas delas. Porém, por serem populares, algumas podem estar bem lotadas quando você for, então peço cautela e “mente aberta” na hora de fazer essas caminhadas, porque pode ser que não seja possível ir naquele dia que você planejou. Segue a lista, sendo que várias dicas eu encontro neste site aqui:

  • Glen Stewart Ravine: 1.3 km
  • Evergreen Brick Works: 2.4 km
  • Rouge Valley Vista Trail: 9km
  • High Park: mais de 5km de trilhas ao redor do parque
  • East Don Parkland: 10km
  • Lower Don River Trail: 7km
  • West Humber River Trail: 19km
  • Leslie Street Spit Trail: 11km

Estamos em um lockdown até 23 de janeiro e as regras do governo são claras: só saia de casa se for necessário (leia as regras aqui). E, quando sair, viaje pela sua região e evite visitar áreas muito afastadas. Temos, portanto, que realmente escolhermos com cuidado os lugares para respirarmos o ar puro. Para quem mora em Toronto este pode ser um desafio já que apesar da cidade ter muitos parques eles geralmente estão bem lotados. Falo isso porque nos dias entre Natal e Ano Novo ficamos em casa e as poucas vezes que tentamos ir a algum parque fomos surpreendidos com multidões e acabamos não saindo do carro. Demos sorte em algumas vezes e pudemos colocar os meninos para correr alguns dias, foi especial.

Se você acompanha o blog há algum tempo sabe que nos dias primeiros de cada mês eu trago um post com dicas do que fazer em Toronto: atrações, feriados, eventos, clima e muito mais. Porém, desde abril de 2020 – neste post aqui – o post sobre o mês na cidade teve um foco diferente, porque a maioria dos eventos foram cancelados e em alguns meses não havia nada para ser feito na cidade. Eu realmente achei que as coisas iriam melhorar: eu sou muito positiva e sempre penso no melhor… até porque, elas estavam melhorando. Mas a segunda onda chegou com força total e agora nos resta fazer nossa parte e esperar tudo passar. Por isso, infelizmente, não faz sentido para mim escrever uma lista de eventos e o que fazer em Toronto (nem drive thru de luzes são permitidos), mas continuarei trazendo os textos no início dos meses de 2021 para deixar registrado aqui tudo que está acontecendo na cidade.

Por fim, fui procurar a previsão do tempo em Toronto neste mês e acabei encontrando uma surpresa: teremos um inverno quente. Mais especificamente do meio de janeiro e todo o fevereiro, com temperaturas positivas em fevereiro. Eu nem acreditei quando vi. E junto com isso teremos um verão com temperaturas amenas e um outono frio. Segue aqui a previsão da temperatura de janeiro de 2021, dia a dia: 1 à 3 de janeiro com neve e frio, 4 à 8 com chuva e temperaturas amenas, 9 à 16 com neve e frio, 17 à 24 com chuva e temperaturas amenas e 25 à 31 com neve novamente e frio. A média de temperatura neste mês será de -1C (3C abaixo da média dos outros anos) e uma precipitação de 6cm, que é abaixo da média).

Feliz ano novo para todos e que eu posso escrever muitas notícias boas por aqui.

1 comentário em “Sobre o mês de janeiro/2021 em Toronto”

  1. Viemos de Ottawa para Toronto há um mês e realmente temos estranhado o fim de ano sem temperaturas de -20 graus e principalmente sem as ruas cobertas de gelo. Que são um perigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *