Pular para o conteúdo

Trilhas para você fazer em Toronto no inverno

No primeiro post do ano eu coloquei uma lista das trilhas mais legais para você fazer em Toronto (já que esta parece ser a única atividade que podemos fazer nestes dias) e recebi muitas mensagens sobre elas serem possíveis no inverno e o quão acessível elas são para fazermos com crianças. Por isso eu resolvi escrever este post, trazendo uma lista com 10 trilhas que podem ser feitas no inverno em Toronto e arredores.

Vale falar que nem todas as trilhas eu fiz com os meninos. Na verdade, preciso confessar que fazer uma trilha com eles é uma surpresa: na maioria das vezes ficamos caminhando todo o tempo, mas algumas vezes eles cismam com alguma coisa e só querem ficar brincando na neve e nem sempre conseguimos caminhar. Mas o importante da atividade é respirar um ar puro e estar em contato com a natureza, especialmente diante de tudo que estamos vivendo.

Sun Valley Loop

Esta trilha faz parte da Crothers Woods, que é uma região ao lado do Don River e da Don Valley Parkway. Aliás, esta região é linda e cheia de trilhas belíssimas. A Crothers Woods tem 10km de trilhas mas o Sun Valley Loop é a minha parte favorita porque você pode ter vistas lindas do centro de Toronto. A trilha é de 1.3 km e é usada para mountain bike nos meses quentes. No inverno as árvores perdem as folhas e a vista do centro de Toronto é ainda mais presente no passeio.

High Park

High Park é o maior parque de Toronto e o local onde por muitos anos eu chamei de “meu backyard”, porque moramos muito perto. O parque é lindo e possui mais de 5km de trilhas (veja aqui), sendo as minhas trilhas favoritas as que estão mais à oeste, costeando o Grenadier Pond. A trilha em si não é muito larga e por ser uma atração popular o parque fica bem cheio nos finais de semana. Se você quer passear com segurança eu sugiro ir durante a semana: é sempre vazio!

Rouge National Urban Park

Toronto possui um parque urbano que eu visitei apenas uma vez – clique aqui – mas morro de vontade de explorar mais. O local possui 15 trilhas e embora todas as descrições mostrem como é belo no outono, há vários relatos falando de quão belo o local fica com neve. Por ser um lugar enorme – tem no total quase 80 quilômetros quadrados de área e está localizado em 4 cidades (Toronto, Markham, Pickering e Uxbridge) – é mais fácil manter o distanciamento social e curtir o passeio. Clique aqui para ver detalhes de todas as trilhas (a Vista Trail é a mais famosa e tem 9km de extensão).

Humber River Recreational Trail

Eu AMO caminhar pela região ao redor do Humber River, na região oeste de Toronto. O local possui inúmeros parques e é difícil escolher somente um, mas eu tenho um carinho muito especial pelo Etienne Brule Park, que era um dos parques que o Jojoe mais gostava (clique aqui e veja mais). Um outro que visitamos para uma caminhada com os meninos no inverno foi o Scarlett Woods. Apesar do estacionamento cheio o lugar estava vazio porque são muitas trilhas e atividades.

Moore Park Ravine e Evergreen Brick Works

A primeira vez que mostrei para vocês o Don Valley Brick Works foi no inverno – aqui – quando fomos dar uma caminhada e nos apaixonamos pelo lugar. Desde então visitamos a região em todas as estações do ano para usufruir da beleza do lugar em todas as épocas. No inverno tudo fica lindo e a caminhada por lá é espetacular. A trilha do Evergreen até o Moore Park é de 2.5km (Beltline Trail) e vale muito.

Leslie Street Spit Trail

Essa trilha fica no Tommy Thompson Park que é um parque artificial criado na região leste de Toronto e que tem vistas belíssimas do skyline de Toronto. Digamos que a trilha de 11km pode não ser ideal de ser feita no inverno (os ventos do lago Ontario são congelantes) mas as gotas de gelo congelado nas árvores são lindíssimas. Vale a pena se agasalhar e fazer esta aventura, somente não indico com criança.

Glen Stewart Ravine

Essa ravina é considerada um dos parque mais bonitos na região leste de Toronto – e um dos mais fotogênicos também devido a suas escadas e boardwalk. A trilha não é grande (um pouco mais de 1km) mas como fica em uma ravina você consegue ter aquela sensação de estar andando em uma floresta, que fica ainda mais perfeito se a neve estiver caído recentemente.

Sunnybrooke Park

Ta ai outro parque que Jojoe amava (tem uma área de cachorros enorme!). O parque é lindíssimo e um dos meus favoritos em Toronto. Ao redor do parque há vários outros parques e o Glendon Forest, que é uma floresta que fica em parte no campus da York University. O passeio é lindíssimo e já fizemos muitas vezes, mas não acreditei quando não vi um post aqui. Vamos ter que voltar para bater fotos e contar mais detalhes para vocês.

Espero que tenham gostado da dica e segue abaixo um mapa com a localização de cada uma delas.

4 comentários em “Trilhas para você fazer em Toronto no inverno”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *