Pular para o conteúdo

Perguntas sobre fazer o teste de COVID-19 em Toronto

Essa semana contei lá no instagram que eu fiz o teste do COVID-19 pela primeira vez porque apresentei sintomas leves (nariz escorrendo). Apesar de estar super bem e somente eu ter sintomas não me senti confortável em “esperar para ver”, especialmente porque meu filho mais velho vai para a escola e se eu estivesse positiva poderia interferir na vida de várias famílias. E por interferir eu não falo somente em deixar eles de quarentena: se meu filho estivesse positivo e fosse assintomático poderia estar passando a doença para outras pessoas, sendo que algumas delas podem estar no grupo de risco.

Acho muito importante colocar isso aqui porque diante da pandemia que o mundo está vivendo nunca é somente sobre você. Se fosse, talvez eu até não teria feito o teste porque não foi confortável ir em um lugar com várias pessoas doentes – obviamente o centro de testes não é o lugar que você quer estar. Mas fui, recebi meu negativo e senti tranquilidade em mandar Thomas para escola novamente e seguir nossa vida com todos os cuidados.

Quando compartilhei essa minha história recebi um montão de mensagens sobre fazer o teste e resolvi colocar algumas das perguntas mais frequentes que eu recebi. Antes de escrever as respostas quero deixar claro que não sou expert então se você ainda tem dúvidas indico acessar este site aqui e pesquisar mais detalhes sobre o assunto.

O que eu devo fazer primeiro?

A primeira coisa que você deve fazer é acessar este site aqui e fazer um self-assessment. Essa ferramenta é ÓTIMA e irá te guiar não somente em fazer ou não o teste mas os lugares que você deve fazer. Os resultados mostram ainda o que você deve fazer em várias situações como “se você não fizer o teste” e “tempo de monitoramento dos sintomas”. Acho muito importante termos esse site nos “favoritos” do seu celular, porque a qualquer sintoma que a gente tenha podemos acessar.

Eu tenho medo de ir nos centros de avaliação nos hospitais. Posso ir nas farmácias?

A pergunta campeã foi essa. Eu realmente entendo o medo das pessoas de entrar nos hospitais mas notem que os centros de avaliação do COVID geralmente ficam em entradas separadas e somente pessoas que irão fazer o teste entram no local. Eu fiquei apreensiva também mas havia um segurança que só deixava quem estava com horário marcado entrar e na fila estava somente eu e outra pessoa. O lugar dentro era enorme e super vazio. Eu sinto que o controle dentro desses lugares é muito maior do que o de uma farmácia, onde vai gente para comprar, pegar remédio, etc. E vale falar que para marcar teste na farmácia você não pode ter sintomas, então não era um lugar que eu poderia fazer. Clique aqui para ver o critério de quem pode fazer a avaliação nos assessment centres. Clique aqui para ver quem pode fazer o teste nas farmácias.

Como você conseguiu marcar de um dia para outro?

Quando os sintomas começaram era domingo final do dia e eu só fui parar para tentar marcar o teste à noite. Não consegui, mas selecionei uns 8 centros para ficar tentando, porque sabia que tem muita desistência. Pela manhã – por volta das 8am – consegui ver várias vagas, porque acho que é neste horário que o sistema computou as desistências. Assim consegui marcar para dali a 3 horas: super fácil. Eu fiz o teste no Toronto Western Hospital e você pode clicar aqui para ver todos os locais de teste e aqui para as farmácias. Geralmente cada local tem um site para marcar e você terá um período para fazer seu teste, sendo que eles recomendam chegar alguns minutos antes.

Quanto tempo demora para fazer? O teste é dolorido? Eu só quero fazer se for o da saliva.

Meu processo de entrar, ter a entrevista com a enfermeira e fazer o teste demorou 10 minutos. Foi super rápido e muito estruturado. Eu fiz o teste PCR que é considerado o teste diagnóstico mais sensível para detectar uma infecção ativa, com resultados altamente precisos. Havia a opção de teste de saliva para menores de 16 anos. O teste é super rápido e eu não me importei em fazer. Recebi muitas mensagens de pessoas super incomodadas com o fato de fazer um teste e não pensando no objetivo dele: isso não faz sentido para mim.

Quanto tempo demorou para você ter os resultados e onde você pegou?

O resultado apareceu online 10 horas depois que eu fiz o teste. Quando estava lá recebi um papel com informações de onde eu iria ver o resultado e optei por receber um email me informando que ele estava pronto. Foi me dito que iria demorar entre 12h e 48h para o resultado, mas fico feliz que demorou menos. O site para checar o resultado é este aqui, mas cada hospital tem também sua página própria.

Eu tive um sintoma mas depois melhorei um pouco. Mesmo assim eu preciso fazer o teste?

Foi exatamente assim que eu me senti: na segunda de manhã eu quase não tinha mais nenhum sintoma, mas a recomendação é que você vá mesmo assim.

Precisa pagar para fazer o teste?

Obviamente eu não paguei para ter o teste porque sou Canadense e tenho OHIP. Mas fiz uma pesquisa para saber sobre as outras pessoas, já que recebi muitas perguntas. Em primeiro lugar cada teste de COVID-19 custa para o governo – e para nós que pagamos taxas – $48. Para os turistas internacionais que precisam fazer o teste para voltar para seus países, ele custa $199 + taxas na Shoppers. Neste site aqui do St Michael’s Hospital há certinho a explicação de todas as situações. Aqui você pode acessar informações para estes testes para quem vai viajar e precisa (Lifelabs).

Espero que este post tenha sanado as dúvidas de vocês e, mais importante, estimulado vocês a pensar no coletivo quando o assunto é pandemia.

1 comentário em “Perguntas sobre fazer o teste de COVID-19 em Toronto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *