Sobre o mês de dezembro/2020 em Toronto

Nem acredito que já estamos no final do ano de 2020, um dos anos mais estranhos que eu já vivi. Claro que irei fazer um textão aqui no blog refletindo sobre tudo que vivemos e sobre os desafios e aprendizados do ano onde o mundo viveu uma grande pandemia, mas não poderia deixar de postar alguns dos meus pensamentos neste post aqui. Desde maio de 2017 eu posto textos aqui no blog todo dia 1 de cada mês sobre como curtir a cidade de Toronto e como sair de casa e realmente abraçar a vida da maior cidade do Canadá. A “cereja do bolo” destes textos sempre é a lista de atividades e eventos.

Quando a pandemia impactou nossa vida de uma maneira maior em março deste ano já estávamos no meio do mês e o texto do dia 1 de março já tinha sido publicado – este aqui. Quando as escolas fecharam e o medo começou a ser real aqui em Toronto o início de abril estava se aproximando eu me perguntei muitas vezes se deveria continuar postando ou se fazia sentido falar de atrações, eventos e o que fazer quando era recomendado ficar em casa. Eu acabei postar em abril – clique aqui – e em todos os outros meses, adaptando meus textos e dicas para as restrições impostas pelo governo e tentando, dentro do possível, estimular vocês a viver dentro delas.

E agora o mês de dezembro chegou. Ele que sempre vem cheio de diversos eventos e muita expectativa – viagens, encontros, eventos, festas. Com a segunda onda do coronavírus atacando Toronto, o lockdown que começou no final de novembro e o inverno chegando, não tem como eu postar aqui um texto falando sobre TUDO do mês de dezembro na cidade. Eu tive que retirar a palavra tudo, porque infelizmente o que estamos vivendo não está sendo fácil.

Eu sei que sou privilegiada por continuar trabalhando de casa e ter meus filhos saudáveis, mas sei que com o novo lockdown muitos pequenos empreendedores estão sofrendo, especialmente porque a época de Natal é sempre muito lucrativa para o comércio e restaurantes. Quando eu penso que as lojas estão fechadas e que ninguém irá fazer compras de Natal dentro das lojas, que os restaurantes não terão as mesas cheias de pessoas celebrando esta data tão linda, me bate uma tristeza pelas pessoas, pelos empreendedores e pela cidade.

Neste texto da categoria Toronto Mês a Mês – o último de um ano tão atípico – eu quero trazer alguns links de maneiras que você pode ajudar os empreendedores e algumas atividades que estão sendo indicadas pela prefeitura como possíveis, no meio de um lockdown super necessário.

Clima em Toronto

Eu sempre pego a previsão do tempo no site do Farmers’ Almanac. Eu sempre trazia aqui a média de temperatura e de precipitação, mas parece que eles mudaram a maneira de reportar. Apesar disso, eles ainda compartilham a previsão do tempo dia a dia e eu acho que eles acertam bastante, por isso gosto de indicar a previsão deles aqui para vocês. Segue aqui a previsão de dezembro dia a dia em Toronto: de 1 à 3 de dezembro teremos tempo instável com períodos de neve, de 4 à 7 temperaturas mais frias, de 8 à 11 dias nublados, de 12 à 15 de dezembro tempestades (eles não falam se será de neve), de 16 à 19 ficará mais frio, de 10 à 23 neve e no resto do mês – incluindo Natal – há previsão de freezing rain e neve.

O que fazer no durante o lockdown em Toronto

Como falei anteriormente desde o final do mês passado Toronto entrou em lockdown. O site da prefeitura de Toronto criou um guia com informações sobre o que os moradores da cidade “podem” e “não podem” fazer. É importante saber que as violações de algumas dessas orientações constituirão infrações ao abrigo dos regulamentos provinciais. Clique aqui para acessar o site e ver todos os detalhes.

Em resumo, o governo pede que os moradores das áreas em lockdown fiquem em casa, exceto para viagens essenciais, como ir trabalhar, ir para a escola ou buscar assistência médica. Ainda, não é permitido que ninguém que não more com você te visite, mas os serviços de limpeza, culinária e babás são permitidos.

Uma outra coisa que irá impactar muito a economia é que comer ou beber – dentro ou fora – em um restaurante, bar ou qualquer outro estabelecimento onde se vendem alimentos e bebidas está proibido. Se você quer comer a comida do seu restaurante favorito deverá pedir para entregar em casa ou ir pegar no local. Vale falar que os locais estão com várias opções diferentes e realmente se reinventando neste aspecto. Clique aqui e veja uma lista de alguns restaurantes que estão fazendo take-out em Toronto.

Apenas as lojas de produtos essenciais estão abertas e é recomendado que você faça compras apenas uma vez por semana. Não vale ir ao shopping nas cidades vizinhas – que ainda estão abertos. Fiquei chocada quando vi as filas no Vaughan Mills na semana passada por causa do Black Friday – leia mais aqui.

Por fim, o governo encoraja que você utilize os parques e espaços abertos da cidade, sempre evitando contato com outras pessoas. E é exatamente isso que estamos fazendo: saindo para lugares pouco conhecidos com os meninos e aproveitando os dias de sol para correr, brincar e curtir a natureza, sempre esperando que dias melhores venham.

Enfim, este post foi mais reflexivo do que com dicas do que fazer em Toronto neste mês, mas espero que daqui a um mês a gente esteja com menos restrições e podendo curtir mais a cidade. Bom dezembro para todos nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *