Como será o Natal 2020 em Toronto

dsc_8482

Depois que escrevi o post sobre (não) estar preparada para o inverno durante a pandemia eu recebi um monte de mensagens com perguntas específicas sobre o Natal. A maioria era de curiosos querendo saber se as tradições de Natal irão ser mantidas em Toronto e quais adaptações serão feitas para que as pessoas curtam esta época do ano na cidade. Pois será exatamente isso que eu irei trazer neste texto, depois de muito pesquisar sobre o assunto. Se vocês quiserem ver textos aqui no blog sobre Natal e tradições natalinas no Canadá eu indico vocês a clicarem aqui.

Nós raramente passamos o Natal aqui em Toronto e acho que, de certa forma, a pandemia irá servir para termos um final de ano bem tranquilo em casa, com bastante descanso e curtindo ainda mais os meninos. Não será fácil porque estamos com muita saudade da família, mas sinto que com os números de casos aumentando muito na província – e no mundo em geral – essa é a decisão que fará bem para o meu coração. Lembrando que o número de pessoas viajando baixou muito, mas no final do ano sempre aumenta e irá aumentar este ano, mesmo com a pandemia. Mais pessoas = mais chances de pegar a doença. Decidimos não arriscar.

Segue abaixo uma lista com tradições de Natal e como elas estão sendo adaptadas para o ano de 2020:

Visita ao Papai Noel

Nós amamos ver o Papai Noel no shopping e esta é uma atividade bem popular aqui no Canadá. Geralmente os shoppings não tem grandes decorações de Natal (e muitas vezes a decoração é a mesma todos os anos), mas sempre tem um cantinho fofo com o Santa esperando para encontrar crianças, contar história e bater fotos. Este ano uma dos principais redes de shoppings do Canadá – a Cadillac Fairview – tinha decidido fazer este encontro presencial e diferente, sem contato direto com o Santa. Eu até tinha recebido um email para reservar meu horário e ignorei, porque não faz sentido você ir em um ambiente fechado onde várias outras pessoas estarão para bater uma foto. No dia 13 de novembro a empresa cancelou – responsavelmente – esta atividade em seus 19 malls ao redor do Canadá (leia mais aqui). Ao invés disso eles irão oferecer sessões de história do Papai Noel em francês e inglês no Facebook e permitirá que as pessoas reservem video calls individuais direto do Pólo Norte.

Mercados e Eventos de Natal

Os mercados de Natal são super populares aqui em Toronto e uma maneira super mágica de comemorar as festas de final de ano. Tenho vários posts destes mercados aqui no blog, mas certamente o mais especial de todos é o Toronto Christmas Market do Distillery District (clique aqui e veja o post de quando visitamos ele com o Thomas pequeno). Este ano o evento foi cancelado mas as luzes e a árvore estão expostas para quem quiser visitar o Distillery District. Aliás, vários lugares que possuíam eventos de Natal indoor acabaram se adaptando para continuar promovendo o Natal na cidade. Segue uma lista destes eventos e links para vocês checarem todas as informações e decidirem se as regras de segurança são rígidas o suficiente para vocês se aventurarem em algum evento durante o ápice da pandemia:

A escolha da árvore de Natal ideal

Quase todos os anos nós compramos uma árvore de Natal natural e vamos na loja ou em uma fazenda de árvore escolher a nossa “árvore ideal”. Nós só não escolhemos uma árvore natural quando planejamos fazer uma viagem longa – como nos últimos anos – porque há um certo risco delas pegarem fogo se estiverem secas. Neste site aqui vocês encontram um mapa com todas as fazendas que oferecem este serviço. Geralmente quando você vai nessas fazendas você encontra lojinha com produtos locais e até há a possibilidade de encontrar o Papai Noel. Este ano os eventos serão cancelados, mas a atividade irá acontecer. É importante checar detalhes das fazendas que você irá visitar, porque muitos pedem que você leve todos os equipamentos e não irão oferecer nenhuma ajuda.

Compras de Natal

Eu não sei quanto a vocês mas desde que a pandemia chegou eu não me sinto confortável em fazer compras. Todas as poucas vezes que fui – sozinha – eu fui correndo e as compras foram 99% em supermercados. No Natal pretendo fazer as compras online e já estou me programando para comprar com antecedência, porque os correios certamente estarão super movimentados já que muitas pessoas estão seguindo este comportamento. vale falar que como passaremos sozinhos não faremos grandes compras: geralmente só compramos um presente para os meninos e eu e o Ju raramente trocamos presentes caros: a gente sempre “ganha” uma viagem ou guarda o dinheiro para algo que realmente queremos.

Brunch e delícias de Natal

Em anos normais, vários locais com brunch adaptam-se e oferecem buffets de Natal nesta época do ano – e mesmo que em alguns lugares não haja nenhum evento específico eu sempre achei imperdível aproveitar a oportunidade para celebrar a data com amigos e com sua família antecipadamente. Este ano os restaurantes estão fechados indoor e, obviamente, buffets e lugares com muita circulação de pessoas estão fechados. A idéia aqui é não deixar de aproveitar e usufruir das delícias natalinas em casa. Muitos restaurantes adaptaram-se ao take out e irão fazer inclusive menus de Natal – clique aqui e veja um exemplo do Reigh. Ainda, muitos empreendedores brasileiros estão com menus especiais para o Natal então não deixem de me acompanhar no IG do blog que eu já comecei a mostrar muitos deles.

Doe

O ano de 2020 não está sendo fácil para ninguém mas as pessoas mas necessitadas precisam ainda mais. Segue uma lista de lugares onde vocês podem doar comida em Toronto e arredores.

Espero que tenham gostado do texto e não deixem de me contar como vocês estão se planejando para celebrar o Natal de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *