3 diferentes programas do Português Lúdico para você manter o português vivo dentro da sua casa

Bilinguismo é um tema que eu adoro ler e escrever, pois é algo que me fascina e ao mesmo tempo me amedronta. Já escrevi alguns textos aqui no blog mas estou sempre tentando aprender e colocar em prática atividades que estimulem o Português entre os meninos. Eu não tinha preocupação alguma quando o Thomas era pequeno: ele falava só Português com a gente e se comunicava perfeitamente em Inglês na creche e com outras pessoas. Mas aí ele foi para a escola e tudo mudou. Hoje eu noto que ele prefere muito mais o Inglês, apesar de entender muito o Português. Ele tem dificuldade enorme com os verbos e eu quero ajudá-lo a trabalhar suas dificuldades com o Português sem interferir no seu aprendizado do Inglês, já que ele está agora aprendendo a ler e escrever na escola.

Isso tudo é muito comum e esperado. Sendo o Português um idioma menos frequente no contexto de vida da nossa família que migrou do Brasil para o Canadá, é comum que seja uma língua com a qual nossos filhos levarão um tempo maior para assimilar todas as estruturas. Foi pensando nessa necessidade de ensinar a língua portuguesa para os meus filhos que eu conheci o Português Lúdico e quero apresentar seus projetos hoje aqui no blog.

O Português Lúdico é um projeto desenvolvido para estimular e desenvolver a Língua Portuguesa como Língua de Herança (oral e escrita) e fortalecer a cultura brasileira através de uma proposta lúdica e inovadora. Este projeto é desenvolvido por 3 facilitadoras educacionais: Camilla França, Juliana Braz e Priscilla Mury, que juntas possuem a missão de fazer com que a Língua Portuguesa e a cultura brasileira permaneçam presentes no cotidiano das famílias ao redor do mundo.

Clubinhos Literários

São encontros de 30 minutos de duração na plataforma Zoom com o objetivo de compartilhar literatura, sem tarefas. Muitas famílias brasileiras têm dificuldade de encontrar bons livros em Português, então a empresa oferece isso, contando a história e sempre oferecendo uma interação com as crianças. Para alfabetizar é preciso ter um vocabulário e capacidade de compreensão boa da língua; ao contrário, a criança não tem nem interesse de escrever/ler em uma língua que já acha difícil de falar/compreender. Por isso, apesar de simples, o projeto oferece uma base para a alfabetização.

Este é o programa carro chefe em tempos de pandemia. Uma proposta simples que atende uma demanda grande e super importante! São encontros de 30 minutos de duração na plataforma Zoom com o objetivo de compartilhar literatura de boa qualidade em Língua Portuguesa, sem tarefas!

Muitas famílias brasileiras têm dificuldade de encontrar bons livros em Português, então a empresa oferece estes encontros nos quais contam uma história diferente a cada semana, sempre promovendo uma reflexão, interação ou dinâmica com as crianças no final. 

O mais incrível deste projeto é que de maneira leve e descontraída o Português Lúdico consegue trabalhar habilidades essenciais para a alfabetização.  Antes de alfabetizar é muito importante que se adquira um vocabulário amplo e uma boa capacidade de compreensão da língua; ao contrário, a criança não tem nem interesse de escrever ou ler em uma língua que já acha difícil de compreender ou se expressar. Por isso estes encontros são tão ricos: apenas através de boas literaturas poderemos passar para nossos brasileirinhos um repertório vasto de palavras e um contato com estruturas linguísticas sofisticadas que o dia a dia não fornece. 

É comum esquecermos de atribuir um bom desenvolvimento linguístico à exposição a livros. Contudo, uma criança que frequente a escola brasileira escutará em média 200 histórias ao longo de um ano letivo. E uma criança que vive fora do Brasil? Acabam ficando em grande desvantagem quanto ao amadurecimento do idioma, além de perderem muita diversão em Língua Portuguesa! Para isto, este clubinho é a solução. 

Grupo Lúdico

O Grupo Lúdico foi o primeiro programa incrível do Português Lúdico.  Inicialmente era um programa presencial que recebia crianças a partir de 2 anos e meio. Com a pandemia, o programa se tornou essencialmente online para crianças em idade de alfabetização. Essas aulas acontecem em pequenos grupos, de forma lúdica, dinâmica e interativa. Através de temáticas variadas as crianças desenvolvem habilidades orais e escritas. Para as famílias que desejam um aprendizado mais profundo, a proposta também inclui a oportunidade de combinar os encontros do Grupo Lúdico com aulas individuais. Nesta combinação a criança não deixa de receber o cuidado um a um que é possível na sala de aula presencialmente. 

Quem sabe quando esta pandemia passar – que seja logo! – os brasileirinhos em Toronto poderão se encontrar de forma presencial novamente? Enquanto isso, novas opções online vão surgindo para apoiar a comunidade brasileira que vive no exterior.

Lives e recursos online para pais

O Português Lúdico também oferece alguns recursos para os pais, o que eu achei fantástico. Eles possibilitam acesso para alguns bate papos que fizeram no linktree por exemplo. Também possuem alguns joguinhos em PDF e playlists de músicas e histórias no spotify. Segundo eles, estas são formas de ajudar a comunidade brasileira mundo afora a ter facilidade de imputar mais língua Portuguesa, o que é essencial para a proficiência na Língua.

O Português Lúdico também oferece alguns recursos gratuitos para os pais que criam filhos fora do Brasil, o que eu achei fantástico! Por exemplo, eles possuem playlist de músicas e histórias infantis no Spotify e e-book com dicas para trazer mais Língua Portuguesa para sua casa. .

Além disso, eles disponibilizam acesso para alguns bate papos que fizeram sobre Língua Portuguesa como Língua de Herança, alguns joguinhos e atividades em PDF (um acervo que vem sendo construído com todo carinho), tudo isso através do linktree deles.

Segundo as educadoras por trás do projeto, estas são formas de ajudar a comunidade brasileira mundo afora a ter facilidade de imputar mais língua Portuguesa, o que é essencial para a proficiência na Língua. Há ainda outros projetos sendo planejados e muita novidade ainda vai surgir. Fiquem ligados aqui no blog que eu estarei mostrando mais detalhes de todos estes projetos e convido todos a seguirem o Português Lúdico no instagram – aqui – para acompanharem dicas e novidades.

Este post é patrocinado.

A foto em destaque é do Canva Pro, que eu estou utilizando para fazer várias artes aqui no blog e nas redes sociais e amando muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *