Pular para o conteúdo

Projeto 6 on 6 Canada | Novembro/2020: Dicas importantes para quem acabou de chegar em Toronto

6on6logoRED

O tema deste mês do Projeto 6 on 6 Canada não foi difícil de escrever – até porque eu já tenho um texto muito parecido com o que vai ser abordado aqui no blog – mas muito difícil de ilustrar. Eu pensei bem como eu iria unir dicas (sem repetir o que já foi falado no outro post), um texto informativo e fotos e a solução que encontrei foi colocar fotos minhas antigas pela cidade enquanto falo um pouco sobre o assunto, tentando relacioná-las. Espero que vocês gostem. Lembrando que já estou no Canadá há 10 anos.

1. Explore o bairro que você escolheu morar ou onde você vai passar a maior parte do seu dia

Eu sempre digo uma coisa: você só vai ter uma noção real de como a cidade é caminhando e explorando Toronto. Não adianta decorar o nome das ruas pelo Google Maps. E é claro que em poucos dias não dá para conhecer a cidade a fundo, mas caminhar pelo bairro onde você vai estudar ou escolheu para morar pode sim ajudar a decifrar como seu dia a dia será naquela região e também deixar você mais confiante e certo da sua escolha. Quando eu cheguei em Toronto eu andei MUITO ao redor do campus da Universidade de Toronto e explorei bastante a região nos meus primeiros dias aqui. Procurei restaurantes, supermercados e locais para morar. Descobri cantinhos para chamar de meu (como esta parte linda da UofT na foto). E estas caminhadas foram importantes não somente para eu conhecer a região que iria estudar, mas para eu colocar minha cabeça no lugar e cair a ficha de que era em Toronto que eu iria morar.

2. Crie o hábito de checar a previsão do tempo e entenda os termos dos avisos meteorológicos

DSC_4273

Essa dica é válida para todo o ano, mas claro que especialmente no inverno. Se você decidiu chegar em Toronto nesta época do ano é importante conhecer termos importantes que irão te guiar no que você irá vestir e até no seu itinerário e o tempo que você ficará na rua. Para saber mais sobre avisos meteorológicos de inverno clique aqui. Mas não pense que você só vai ver “avisos vermelhos” no inverno: o calor aqui pode ser extremo e perigoso; portanto, entenda sobre ele também (clique aqui para ler mais).

3. Reserve um tempo para ir ao supermercado com calma e conhecer as marcas e os produtos

Você vai encontrar todas as comidas aqui – e até mais. Mas as primeiras vezes no supermercado são desafiadoras, porque os produtos do Canadá são diferentes dos do Brasil. Por exemplo, aqui não temos leite longa vida, os cortes de carne possuem diferentes nomes e as frutas e verduras são as mesmas, mas algumas vezes com nomes e tipos que não estamos acostumados. Há ainda diferentes supermercados e como eles possuem marcas próprias vale a pena ir em vários para ver qual você curte mais (clique aqui e veja uma lista com 10 supermercados diferentes). Eu, por exemplo, sempre ia no Metro quando cheguei no Canadá por ser mais perto de onde morávamos, mas quando descobri o Loblaws me apaixonei (porque AMO a marca President’s Choice). Hoje vamos muito do Sobeys por ser perto de casa, mas não é meu supermercado favorito.

4. Faça algo divertido e que você sempre sonhou em fazer quando estivesse aqui

Mesmo que tudo dê certo nos primeiros dias estar em um país novo e tentando entender como tudo funciona é uma situação estressante. Por isso uma das dicas que eu dou é a seguinte: tire um momento por semana para fazer um passeio que você imaginou quando estava ainda no Brasil ou visitar um lugar que está na sua bucket list. Lembro de estar aqui procurando lugar para morar nos primeiros dias e fazer caminhadas longas por downtown ou lakeshore, o que me deixava muito feliz. Ter estes momentos felizes é muito importante e irá enfatizar o porquê de você estar aqui, além de te dar um senso de pertencimento à cidade que você escolheu morar.

5. Compre somente o que for necessário

Esta dica está no meu primeiro post sobre o assunto – leia aqui – mas acho super válido colocar novamente no blog, porque você vai sim ficar com vontade de comprar tudo que ver pela frente. Se você for em lojas de marcas e roupas/acessórios vai ver que os preços aqui são ótimos e certamente vai querer comprar muita coisa. Mas a dica aqui é ter calma e esperar para conhecer os melhores lugares e épocas do ano para comprar mais barato – clique aqui e veja uma série de posts sobre o assunto. Minha dica é que você compre sim algumas coisas: produtos de farmácia, um carrinho de supermercado e roupas de frio. No mais, espere um pouco, especialmente se você ainda não está na sua casa definitiva.

6. Viva um dia de cada vez

Coloquei esta dica por último mas se eu tivesse que dar uma dica apenas seria essa: respire fundo e viva um dia de cada vez. Mudar para um país longe do seu envolve muita coisa e os primeiros dias são cheios de desafios e pensamentos diferentes, mesmo que este seja o seu sonho e você esteja muito feliz. As pessoas são diferentes, a língua é diferente, as ruas são diferentes, a comida é diferente, a burocracia é enorme… é preciso ter paciência e entender que com o tempo tudo vai se ajeitar. Tudo.

Espero que tenham gostado do tema deste mês e não deixem de acompanhar o que os outros blogueiros que fazem parte do projeto tem a dizer sobre o assunto.

Embarque com a Pri (Priscila, Victoria)
Sala da Nanda (Nanda, Ottawa)
Mariana Day Blog (Mariana, Calgary)
Casei e Mudei (Elisa, Edmonton)
Vivendo em Hamilton (Reinaldo, Hamilton)

3 comentários em “Projeto 6 on 6 Canada | Novembro/2020: Dicas importantes para quem acabou de chegar em Toronto”

  1. Viver um dia de cada vez é realmente importante. A gente chega aqui querendo que as coisas aconteçam rapidamente, e isso raramente é possível, então é preciso ser paciência, e aproveitar cada oportunidade que for surgindo.

  2. Checar a previsão do tempo pra mim é uma das dicas mais importantes! hahaha principalmente aqui em Calgary que a gente vai do -20 de manhã pra 8 graus positivos a tarde por causa do Chinook! hahaha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *