Pular para o conteúdo

Estudantes internacionais podem entrar novamente no Canadá

Hoje eu trago uma notícia que é muito boa para todas as pessoas que pretendem estudar aqui no Canadá: à partir de 20 de outubro de 2020 as instituições de ensino designadas (DLIs) canadenses com um plano de prontidão COVID-19 aprovado pelo governo (COVID-19 Readiness Plan)  puderam começar a receber de volta os alunos internacionais que não estão atualmente no Canadá. Para quem não sabe, DLI (em português instituição de ensino designada) é uma escola aprovada pelo governo provincial ou territorial para receber alunos internacionais. Quem me passou esta notícia foi o pessoal da Loonie Canadá, uma empresa que presta ajuda para quem pretende estudar por aqui. Eles são meus parceiros e já temos vários posts juntos e muita informação relevante aqui no blog (clique aqui para ler os posts antigos).

Antes de falar sobre o assunto quero dizer que estas regras estão mudando frequentemente, então vale a pena se informar para ter certeza que a informação abaixo ainda é verdadeira se você ver este post daqui há algum tempo. A dica aqui é entrar em contato com os experts da Loonie Canadá que estão sempre atualizados sobre o assunto.

Para ser elegível a vir ao Canadá no meio da pandemia, os alunos devem seguir as seguintes regras:

O que é um plano de prontidão para COVID-19? 

Se o aluno estiver matriculado em uma escola sem um plano de prontidão COVID-19 aprovado, ele não poderá viajar para o Canadá neste momento. Um plano de prontidão COVID-19 descreve como uma DLI irá:

  • Proteja a saúde e segurança de todos os alunos e da comunidade
  • Gerenciar o período obrigatório de quarentena de 14 dias para estudantes internacionais, incluindo providências para o transporte para onde os alunos ficarão em quarentena
  • Fornecer informações e suporte para estudantes internacionais em: (1) como eles podem obter necessidades durante a quarentena, como alimentos e medicamentos; (2) plano de saúde; e, (3) manter-se saudável enquanto estiver no Canadá.

Como posso saber se uma escola foi aprovada? 

Para descobrir se uma DLI tem um plano de prontidão aprovado pelo governo, você deve:

  1. Visitar o site  Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC)   
  2. Selecionar o nível da escola (escola primária ou secundária ou pós-secundária ) na lista suspensa  
  3. Escolher a província ou território onde o DLI está localizado para descobrir se a escola primária ou secundária é aprovada para receber estudantes internacionais que atualmente não estão no Canadá

O IRCC atualizará a lista regularmente à medida que mais planos de prontidão COVID-19 forem aprovados e incentiva os alunos a verificarem novamente com frequência.

Os alunos precisam de uma carta de apoio? 

Uma carta de apoio não está incluída atualmente entre a documentação exigida para estudantes internacionais entrarem no Canadá.  No entanto, algumas escolas ainda os fornecem.

O que é viagem não discricionária? 

Os alunos internacionais que estudam em uma escola com um plano de prontidão aprovado e com os documentos apropriados para vir ao Canadá serão considerados não discricionários e não opcionais, a menos que haja evidência em contrário de que o estudante está entrando no Canadá para fins discricionários ou opcionais , como o turismo.

Os membros imediatos da família podem viajar com um aluno para o Canadá? 

Membros da família imediata, como cônjuge ou companheiro(a), um dependente, ou pai ou responsável legal (se o aluno for menor) podem ter permissão para acompanhar o aluno ao Canadá, desde que o motivo da viagem seja não opcional ou não discricionário.  Observe que esses indivíduos não podem entrar no Canadá antes do aluno. Qualquer membro da família acompanhante também terá que cumprir o período obrigatório de quarentena de 14 dias ao entrar no Canadá, bem como todas as outras medidas de saúde pública. 

Quais as novas regras para estrangeiros chegando no Canadá?

Ontem mesmo o governo do Canadá anunciou que a partir de 21 de novembro de 2020, os passageiros aéreos cujo destino final seja o Canadá serão obrigados a enviar suas informações eletronicamente por meio do ArriveCAN antes de embarcarem em seu vôo. Isso inclui viagens e informações de contato, plano de quarentena (a menos que isento nas condições estabelecidas na Ordem de Isolamento Obrigatório) e autoavaliação de sintomas COVID-19. Os viajantes devem estar prontos para mostrar seu recibo ArriveCAN ao buscarem entrada no Canadá; um oficial de serviços de fronteira verificará se eles enviaram suas informações digitalmente. Os viajantes que não enviarem as informações exigidas digitalmente antes de embarcarem em seu voo podem estar sujeitos à ação de fiscalização, que pode variar de advertências verbais a multa de C$1.000. Exceções serão feitas para aqueles que não puderem apresentar documentos eletronicamente devido a circunstâncias pessoais, como deficiência ou infraestrutura inadequada. Dentro de 48 horas após entrar no Canadá os viajantes – incluindo os estudantes internacionais que chegarem – deverão confirmar que chegaram ao local de quarentena ou isolamento e aqueles em quarentena devem completar uma autoavaliação diária dos sintomas do COVID-19 durante o período que estiverem isolados. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Sobre a Loonie Canada

Se você quer estudar fora do Brasil é fundamental que você ache alguém que te guie neste processo e te ajude a fazer as melhores escolhas. Eu realmente acredito que você deve procurar uma empresa especializada para te ajudar a escolher a melhor escola, a melhor cidade e o melhor curso, baseado no seu perfil e naquilo que você busca com esta experiência. E isso é ainda mais verdadeiro diante de tudo que estamos vivendo. E a empresa que eu indico é a Loonie Canada.

loonie canada

3080 Yonge Street Suite 6060 (estação Lawrence do Metrô)
Telefone: +1 416 855 7707
contact@looniecanada.com
Facebook: Loonie Canada
Instagram: @looniecanada

A foto em destaque é do Canva Pro, que eu estou utilizando para fazer várias artes aqui no blog e nas redes sociais e amando muito.

2 comentários em “Estudantes internacionais podem entrar novamente no Canadá”

  1. Boa tarde! Muito bom saber as novas regras. Obrigada por esclarecer.
    Tenho uma dúvida: moro em Toronto a 1 ano estou com visto de estudante meu marido de trabalho estou tendo aulas online estou querendo ir para o Brasil no Natal e voltar em Janeiro terei problema ao entrar no Canadá?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *