Pular para o conteúdo

O que esperar do inverno em Toronto durante a pandemia

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), que apresenta um quadro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves que podem levar a morte. O principal modo de transmissão do COVID-19 é a disseminação de pessoa para pessoa por meio de gotículas respiratórias. O vírus está contido nas gotículas de uma pessoa infectada e quando ela tosse, espirra, fala ou respira, suas gotículas podem atingir a membrana mucosa de outra pessoa e infectá-la. A infecção também pode ocorrer quando uma pessoa toca uma superfície infectada e, em seguida, toca seus olhos, nariz ou boca. Muitas pessoas acham – erroneamente – que estar outdoors (ao ar livre) irá livrá-los de pegar a doença. Isso não é verdade. Claro que estando fora o vento pode ajudar a dispersar essa gotícula infectadas (leia mais aqui) mas ainda sim há risco. Porém, alguns estudos mostram que estar dentro de um local te dá 20 vezes mais chances de pegar a doença.

E há sim um motivo para eu estar escrevendo sobre isso neste post: o inverno está chegando por aqui! E isso significa muito frio (veja dados sobre neve e frio em Toronto aqui) e mais tempo indoor. Porém, com a segunda onda da doença e o número de casos aumentando eu acredito que todos devem estar se perguntando uma coisa: como será o inverno aqui em Toronto? E o Natal? As estações de ski? Os restaurantes? E, antes de começar a escrever sobre estes temas quero deixar caro que não, não tenho a resposta para nenhuma dessas perguntas, mas resolvi colocar minhas idéias aqui e compartilhá-las com vocês.

Adaptações nos restaurantes durante o inverno

No dia 9 de outubro o Premier da província de Ontário anunciou que por pelo menos 28 dias os restaurantes da cidade não poderiam atender seus clientes indoor (a chamada Modified Provincial Stage 2 Restriction). O clima em outubro já é frio mas ainda não extremo, mas com os números não baixando esta determinação pode se extender para mais meses, o que significa que os restaurantes não terão sua parte interna para receber seus clientes. No verão a cidade de Toronto lançou um programa chamado CaféTO que visava possibilitar mais áreas de jantar ao ar livre (pátios) para ajudar alguns restaurantes e bares a criar distanciamento físico para os clientes durante os meses de verão. Se você passou por ruas com restaurantes pode notar que havia mesas na calçada e até onde os carros geralmente estacionavam). Porém em breve estes pátios terão que fechar para dar espaço para a limpeza da neve, que é muito importante no inverno. Porém, o prefeito mudou este programa e irá apoiar os restaurantes no seu funcionamento durante o frio (leia aqui). Se tem uma coisa que Toronto sabe fazer é se readaptar e vários restaurantes já estão se adaptando e irão colocar cobertores elétricos, domes, aquecedores e muito mais (veja um exemplo aqui).

Ski e snowboard season

Uma outra coisa que eu fiquei pensando diante desta situação foi: será que teremos uma temporada de esportes de inverno nas estações de Ontario? Digo isso porque, apesar de estarmos ao ar livre fazendo o esporte, temos os lifts e as gôndolas, os lugares fechados para nos aquecermos, os restaurantes e a aglomeração de pessoas para todos os cantos, comum neste tipo de atividade. Especialmente aqui em Ontário as montanhas de ski são pequenas e muito movimentadas. Pelo que tudo indica as montanhas vão abrir, já que os passes já estão sendo vendidos. Eu li muitos textos e aqui é um resumo de algumas das mudanças que serão tomadas em alguns locais:

  • Máscaras serão permitidas em lugares comuns e gôndolas
  • Tendas serão colocadas na base da montanha – do lado de fora – para as pessoas se aquecerem, descansarem ou tirarem seus equipamentos sem ter que entrar nos locais que geralmente são próprios para isso.
  • Passes serão vendidos por parte do dia e muitas estações de ski estão falando que irão vender passes somente para a tarde (o que geralmente não é comum), assim dá para ter mais controle do número de pessoas em cada parte do dia.
  • Procedimentos de limpeza freqüentes para espaços comuns parecem estar em todos os locais.
  • A maioria dos resorts provavelmente mudará para reservas e vendas de tickets somente online para evitar pagamentos in-person, filas e mais contato. O aluguel de equipamentos – quando estiver disponível – será feito também online.
  • Uma outra diferença é que as montanhas estão se programando para abrir somente quando tudo estiver com bastante neve, assim todas as pistas estão abertas e os visitantes ficam mais espaçados. No início da temporada geralmente eles não abrem todas as pistas.
  • Sobre o número de pessoas nas montanhas o que eu tenho lido é que nem todas irão diminuir a capacidade de visitantes.

Outras atividades de inverno

Ao contrário do que muita gente pensa, há muito o que fazer no inverno do Canadá (clique aqui e veja uma série de posts com dicas), Além de ski e snowboard outras atividades bem populares são a patinação no gelo, snowmobile, cross-country ski e snow tubing. Eu vejo que a maioria destas atividades irá continuar, com as restrições que já conhecemos (máscara, distanciamento e limpeza mais frequente). O site da prefeitura de Toronto já está falando das novas regras dos rinks de patinação e você pode ver clicando aqui. E pelo que tudo indica as outras atividades vão sim acontecer, mas com números limitados de pessoas (clique aqui para ver um exemplo do que irá acontecer em uma montanha que tem snow tubing perto de Toronto).

O Natal de 2020 em Toronto

Faltam 2 meses para o Natal e não conseguimos saber ainda como estará a situação da pandemia nesta época. Mas temos certeza de algumas coisas. A primeira é que os tradicionais eventos da cidade – Santa Claus Parade e Toronto Christmas Market – terão ou formato diferente ou foram cancelados. A Parada do Papai Noel, por exemplo, que sempre acontece em Novembro será transmitida este ano no dia 5 de dezembro às 7pm pela TV. Isso mesmo: nada de público, que é a essência o evento que já acontece em Toronto há mais de 100 anos. Todos os eventos da cidade de Toronto foram suspensos até 31 de dezembro de 2020, incluindo os festivais de Natal que são super populares nesta época do ano – leia mais aqui.

Uma outra atividade tradicional do Natal aqui é visitar o Papai Noel para que as crianças possam pedir seus presentes. Essa experiência é geralmente feita em shoppings ou atrações turísticas e eu tenho até listas de maneiras que você pode fazer isso (leia aqui). Para este texto eu pesquisei algumas reportagens e encontrei essa aqui, falando que esse encontro ainda será possível, com máscara e distanciamento social. Haverá ainda a opção virtual, que eu achei a melhor de todas: seu filho poderá falar com o Santa online na segurança da sua casa.

Quando eu penso na maior falta que sentirei no Natal as paradas, encontros com o Papai Noel ou festivais não vem na minha cabeça. A nossa maior saudade certamente será a de família e amigos. Certamente este será um Natal “diferente” passando somente só nós 4. Na verdade, hoje a em Toronto é permitido encontros de 10 pessoas indoor ou menos e 25 pessoas outdoor, mas mesmo assim eu acho que não iremos fazer nenhuma festa ou encontro com outras pessoas.

Viagens e passeios durante o frio

Se você clicar aqui poderá ver vários dos passeios que fizemos neste verão, mesmo com pandemia. A maioria destes passeios foi para lugares com foco na natureza e ficamos a maior parte do tempo ao ar livre. A maior parte das refeições eram feitas no carro ou ao ar livre. Foi maravilhoso mas não acho que com o frio chegando nenhum destes passeios será possível, o que me deixa realmente triste. Quem nos acompanha sabe que nós não paramos nossa vida de viajante e explorador nos meses frios e estamos sempre buscando um hotel ou algo diferente para fazer. Mas ai o COVID chegou e, agora com o frio chegando, temos que fazer um super planejamento (e também esperar ver como estarão as restrições nas próximas semanas, já que elas mudam em função do cenário da doença. Certamente estarei compartilhando esses passeios com vocês.

Saúde mental

Seasonal affective disorder (SAD) ou em português desordem afetiva sazonal é um conjunto de transtornos de humor que acontece durante uma determinada estação do ano, repetidamente, em pessoas que possui uma saúde mental normal durante a maior parte do ano. A SAD é conhecida também como depressão de inverno, winter blues, depressão de verão (sim, tem gente que fica deprimida no verão) ou depressão sazonal, é bem mais comum no inverno. Em resumo as pessoas que sofrem de SAD são afetadas pelos dias curtos do inverno (i.e. menor exposição ao sol) e há uma maior produção de melatonina no corpo, causando letargia e sintomas de depressão. Leia mais sobre isso neste post aqui.

Quando pensamos que a pandemia já trouxe muita ansiedade e tensão mental nas nossas cabeças – leia mais aqui – e agora com o fator “winter blues” chegando eu realmente penso que teremos que ser criativos e positivos para não sermos afetados pelos longos meses frios, que terão uma nova cara neste ano. E vale falar que a previsão do tempo para o inverno este ano por aqui é que tenhamos mais frio que o normal. Vamos torcer para ela estar errada.

A foto em destaque é do Canva Pro, que eu estou utilizando para fazer várias artes aqui no blog e nas redes sociais e amando muito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *