Pular para o conteúdo

Sobre a popularidade de Toronto como set de gravação de filmes e séries de TV

Em primeiro lugar eu preciso confessar uma coisa: eu quase não assisto filmes ou séries, o que dirá TV. Eu sempre gostei muito de assistir TV mas com o tempo reduzido e as tarefas multiplicando a cada ano, eu optei por comprometer este meu lado, digamos, cultural. Eu adoro ler e sei o nome das séries populares por ai, mas não tenho nenhuma idéia do que elas se tratam e, pior ainda, não tenho planos de assistí-las. E é por isso que eu “adaptei” um pouco o tema do projeto #vidanaGTA deste mês, porque eu não queria ser a chata do grupo para pedir para mudar e porque eu achei o tema super legal. Então, como não tenho conhecimento de séries e onde elas são filmadas, vou trazer algumas dicas e informações sobre o assunto que eu acho relevantes.

Por que tantas produções são filmadas em Toronto?

Eu pesquisei muito para entender o porquê de tantos filmes e produções de TV serem filmadas em Toronto, que é a quarta cidade onde mais produções acontecem no mundo, ficando atrás apenas de Los Angeles, Nova York e Londres. Vancouver está em quinto lugar. E a resposta é uma: dinheiro. As taxas para filmar em Toronto são bem mais baratas do que outras cidades, a prefeitura acomoda muito mais os pedidos de fechamento de ruas e mudança de trânsito para fazer estas gravações e parece que o sindicado de trabalhadores do ramo não tem regras tão restritas aqui, então ele podem trabalhar por mais tempo que em outras cidades.

Como saber quais produções estão sendo filmadas em Toronto?

Tivemos um verão atípico, mas em verões “normais” nós passeamos pela cidade de damos de cara com aviões no meio da rua, táxis de NYC andando tranquilamente pela cidade e espaços com vários trailers, certamente cheio de estrelas famosas. Eu sempre tive curiosidade de saber quais filmes estão sendo filmados em Toronto e para minha surpresa há uma lista de tudo que está rolando na cidade no site da prefeitura de Toronto, este aqui. Na verdade, devido ao COVID-19 estas produções estão pausadas, mas esperamos que logo tudo se resolva e Toronto continue a ser um centro de produção de entretenimento mundial.

Quais os filmes e produções de TV mais famosas que foram filmados em Toronto?

A lista de filmes e produções de TV filmados em Toronto é enorme e você pode encontrar uma lista aqui (incluindo lista de video clipes de artistas famosos). O site da secretaria de turismo da cidade fez uma lista com as 15 produções mais legais que foram filmadas em Toronto e que você pode assistir online. Para acessar esta lista, clique aqui. Entre eles estão Shape of Water, Chicago, Orphan Black, Workin’ Moms, Goodwill Hunting, Suicide Squad e X-Men. E estou falando somente de Toronto: várias outras séries são filmadas ao redor da cidade e tenho certeza que alguns dos participantes do projeto irão mostrar mais detalhes.

Como saber quais locais da cidade serviram de set para filmes e produções de TV?

E ai você está andando pela cidade, olha para um edifício e reconhece o local mas não sabe de onde… Se você gostaria de saber se este lugar familiar seria o cenário da sua série preferida há alguns sites que podem te ajudar. O mais popular é o The Toronto Film Map, um projeto da Universidade de Toronto que criou um mapa interativo da cidade que inclui vários destes locais de uma maneira super interativa e fácil de pesquisar. Há ainda perfis muito legais de IG que mostram esses locais, como o @feriasdecinema, que é de um casal de brasileiros que mora em Toronto e está explorando vários sets de produções feitas na cidade e arredores.

O que mais torna Toronto tão especial quando o assunto é cinemas e produções de TV?

Se você mora aqui há algum tempo ou é amante de filmes deve conhecer o TIFF, Toronto International Film Festival. Este festival é super bem conceituado e vários filmes lançados no festival já ganharam o Oscar, como American Beauty, Black Swan e Ray. O festival acontece em setembro e sempre acompanhado de vários eventos. Vários artistas vem para a cidade e há muita coisa legal rolando, o que infelizmente não aconteceu este ano. Você pode até trabalhar como voluntário (clique aqui e saiba como). O legal é você poder assistir a um filme, no final fazer perguntas para o diretor e elenco e ainda de quebra ver alguns famosos atores de Hollywood circulando pela cidade.

Como falei anteriormente este post faz parte do projeto #vidanaGTA onde eu e outros blogueiros brasileiros que moram na região metropolitana de Toronto (GTA) falam sobre um mesmo tema, todo dia 15 do mês. Espero que tenham gostado da maneira que abordei o tema e não deixem de conferir os posts sobre este assunto nos outros blogs que participam deste projeto este mês:

Livi | Baianos no Pólo Norte
Paula | Brasileira em Toronto
Reinaldo | Vivendo em Hamilton
Sandra e Claudio | Vamo Kombina

Fonte da foto em destaque:www.freepik.com

8 comentários em “Sobre a popularidade de Toronto como set de gravação de filmes e séries de TV”

  1. Nem moro em Toronto, mas já fiquei preso no trânsito algumas vezes por aí pq as ruas estavam interditadas para alguma filmagem. Na hora a gente fica irritado, mas depois quando vejo o filme (ou série) me lembro que aquele engarrafamento valeu a pena!!!

  2. Olá Gaby,
    Adorei este post instrutivo, dá pra ter uma ótima ideia de onde buscar mais informação sobre esse assunto.
    Toronto é linda e eu adoro assistir filmes e séries onde aparece a cidade.
    Obrigada pelo post!

  3. Eu acho super legal por acaso se deparar com algum set de filmagens… Tem uns seriados que assistimos que ficamos reconhecendo os prédios no centro de Toronto…hehe (Suits).
    Beijos Gaby

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *