Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de outubro/2020 em Toronto

Outubro é um mês esperado por muitos por diversos motivos: árvores coloridas, friozinho chegando para ficar, Halloween, delícias de abóboras, Thanksgiving e muito mais. É um mês lindo e o último que realmente teremos temperaturas consideradas quentes, já que geralmente novembro chega para mostrar que o inverno não é brincadeira. Como sempre estou trazer um post no primeiro dia do mês falando do clima e de maneiras de curtir a cidade. Claro que depois da pandemia estes posts mudaram um pouco, mas mesmo assim acho válido planejar como curtir este mês lindo, mesmo que com várias restrições.

Clima

A previsão do tempo para outubro de 2020 é a seguinte: média de temperatura de 12C (2C acima da média dos outros anos) e 85mm de precipitação (10mm acima da média dos outros anos). Segue aqui a previsão do tempo dia após dia: 1 à 9 de outubro chuva e temperaturas amenas, 10 à 14 de outubro ensolarado e mais frio, 15 à 19 de outubro chuva e temperaturas amenas, 20 à 25 de outubro ensolarado e mais frio, e 26 à 31 chuvas e temperaturas amenas.

Feriados e Celebrações

Este mês de outubro temos um feriado muito especial no Canadá: Thanksgiving ou Dia de Ação de Graças. Em resumo, é o dia de agradecer pelas graças alcançadas durante o último ano. Aqui no Canadá o feriado cai na segunda segunda-feira de outubro e a data é diferente do vizinho USA, onde o Thanksgiving é comemorado em novembro. É um feriado bem popular aqui no Canadá (tão ou mais popular que o Natal) e as pessoas se reúnem com amigos e familiares para almoçar ou jantar. O cardápio? Peru, batata-doce, molho de cranberry, muita abóbora, pães, saladas, torta de maçã, entre outras gostosuras. Uma delícia! Este ano a data cai no dia 12 de outubro. Vale falar que depois dele só teremos o Natal – então é época de realmente curtir o feriado prolongado. Clique aqui e leia vários posts sobre esta data.

Apesar de não ser feriado o Halloween é uma outra data bem importante aqui na América do Norte. A data é comemorada no dia 31 de outubro – que este ano cai em um sábado – e é quando as pessoas se vestem com fantasias e curtem a noite e as crianças batem nas portas pedindo doces ou travessuras. Se vocês quiserem ler textos antigos sobre a data e várias dicas é só clicar aqui. Não acredito que este ano haverá a comemoração tradicional, mas tenho certeza que acharemos algum jeito de comemorar a data.

Eventos

Eu lembro que antes da pandemia esta parte dos posts mensais era a mais divertida, onde eu pesquisava os vários eventos que iriam acontecer na cidade e até montava um calendário com os que iríamos participar. Infelizmente todos os eventos tradicionais de 2020 foram cancelados – leia mais aqui – mas isso não quer dizer que não há nada para fazer na cidade. Pelo contrário, eu realmente fiquei impressionada como a cidade conseguiu se reinventar e adaptar vários de seus eventos para serem online ou com distanciamento social. Segue abaixo uma lista de alguns dos eventos adaptados, que eu acho que vale a pena mencionar:

  • Halloween Nights of Light: evento de Halloween onde você faz um trajeto de mais de 2km de carro vendo luzes temáticas de dia das bruxas. O evento acontece de 1 de outubro até 1 de novembro.
  • Pumpkins After Dark: outro evento que você vai de carro e com tema Halloween, mas desta vez são esculturas de abóboras iluminadas e temáticas que você irá ver. O evento acontece quase todos os dias de outubro e nós visitamos e adoramos.
  • Nuit Blanche: um dos meus eventos favoritos de Toronto sempre foi o Nuit Blanche, que é um festival de arte noturna onde a cidade de Toronto se transforma para receber muita arte em diversos cantos da cidade e várias ruas ficam fechadas e repletas de pessoas curtindo a noite e tudo que a cidade tem a oferecer. Este ano o evento será online e irá acontecer no dia 3 de outubro.
  • CIBC Run for the Cure: evento para arrecadar fundos para pesquisas sobre como prevenir, diagnosticar, tratar e viver com câncer de mama. Este ano o evento será online no dia 4 de outubro.
  • Scotiabank Toronto Waterfront Marathon Virtual Race: outra corrida que, por ser virtual, pode acontecer em qualquer dia do mês de outubro. Você pode escolher o dia e horário que quer fazer sua corrida. Mais informações no link acima.
  • Dinosaur Drive-Thru Experience: outro evento que você dirige, mas desta vez irá passar por um caminho cheio de dinossauros. O evento acontecerá em Waterloo em dias específicos, entre 10 e 25 de outubro.
  • Legends of Horror: durante quase todos os dias de outubro (2 à 31) a Casa Loma será transformada em um castelo de terror. A forma de apresentação do Legends of Horror é chamada de “teatro de passeio”, na qual o público caminha em seu próprio ritmo por uma trilha de 2 km, começando nos jardins inferiores da Casa Loma e passando pelos túneis dos castelos e espaços mais escuros nunca antes abertos ao público. Ao longo de mais de 1 hora de experiência, o público está imerso em uma variedade de cenários projetados em jardins e câmaras abaixo do castelo, com uma configuração real. Uma parte incrível da produção é a projeção em 3D no exterior do castelo que traz os personagens do enredo e as paredes do castelo para a vida. Este ano as visitas terão horário pré-agendado e em grupos.
  • TEDxToronto: no dia 29 de outubro acontecerá em Toronto o TEDx, que é um evento com várias palestras incentivadoras e motivacionais, sobre diversos temas. O evento acontecerá online este ano e mais informações podem ser encontradas no link.

O que você não pode deixar de fazer de estiver em Toronto em outubro

Gente, eu acho que tenho uns 30 posts sobre o que fazer em Toronto em outubro – e você pode ver todos eles clicando aqui. Em resumo você não pode deixar de ir a uma fazenda de abóboras (clique aqui e aqui para ver posts sobre o assunto), apreciar as cores do outono (neste post aqui eu dou dicas como acompanhar a mudança das cores e neste aqui dos lugares mais lindos para ver as cores do outono em Toronto), fazer uma roadtrip para algum parque perto da cidade (e eu faço todo ano – entre estes lugares eu indico Algonquin Park), ver as decorações de Halloween (e também comemorar esta data – clique aqui para mais informações) e realmente aproveitar os últimos dias “coloridos” da cidade em 2020.

Bom outubro para todos nós!

1 comentário em “Tudo sobre o mês de outubro/2020 em Toronto”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *