Pular para o conteúdo

Perguntas frequentes sobre o impacto da pandemia de COVID-19 nos planos de estudar no Canadá

A pandemia de COVID-19 deixou muitos sonhos e projetos adiados e eu tenho refletido muito sobre isso, porque recebo mensagens de muitos seguidores que tinham viagem marcada para o Canadá ou mudança planejada e tiveram que adiar seus sonhos. Quando o assunto é estudo – algo tão time sensitive – é ideal você estar sendo guiado por uma empresa que conhece sobre o assunto. E é por isso que eu nem me arrisco a responder as perguntas que vocês me mandam: eu pedi para os profissionais da Loonie Canada responderem neste post aqui. Segue abaixo as 10 perguntas mais frequentes que eu recebo sobre o impacto da pandemia nos planos de estudar no Canadá.

1. Qual a previsão para as aulas presenciais retornarem nos colleges?

Em Setembro de 2020 muitos cursos serão híbridos (aproximadamente 40% deles), ou seja, parte online e parte com aulas presenciais no campus dos Colleges. Apesar das diretrizes para o novo ano ainda não terem saído os profissionais da Loonie Canada acreditam que em Janeiro de 2021 a situação esteja mais próxima da normalidade. Segundo eles, algumas escolas privadas de Toronto já irão recomeçar agora em Setembro com aulas 100% presenciais, tomando todos os cuidados com a segurança dos seus professores e alunos, obviamente.

2. Qual o primeiro passo para conseguir estudar no Canadá? Ele mudou agora que estamos no meio de uma pandemia? 

O primeiro passo é ter uma LOA (Letter of Acceptance), ou seja, uma carta de aceitação de alguma escola canadense, seja ela pública ou privada. Durante a pandemia do coronavírus poucos estudantes estão vindo para o Canadá, já que o país está com severas restrições nas fronteiras, então a mudança aconteceu neste sentido. Os profissionais da Loonie Canada acreditam que em 2021 isso já esteja mais “relaxado”, embora não haja ainda nenhuma palavra do governo sobre este assunto.

3. O fato de eu ser brasileiro e o Brasil ter muitos casos de COVID interfere na minha busca por estudos ai no Canadá?

Ainda não há nenhuma diretriz do governo canadense quanto a isso. Segundo a Loonie Canada muitos vistos estão sendo emitidos para brasileiros, principalmente nas últimas semanas.

4. O consulado está emitindo vistos? Ou vão emitir um tipo de permissão especial para estudar online daqui do Brasil?

Os vistos estão sendo emitidos, porém agora com duas etapas. A primeira etapa é uma pré-aprovação onde são analisadas entre outras coisas as questões financeiras, históricos de viagem e relevância dos cursos. Com essa pré-aprovação o aluno poderá fazer um curso online em um College. Isso não permite a vinda do aluno para o Canadá. A segunda etapa, que ainda não está sendo feita, é referente ao exame médico e biometria. Apenas após essa análise, o visto é concedido de forma complete e o aluno poderá vir para o país.

5. Como está o planejamento para cursos de College que exigem muita prática?

Este cursos serão híbridos e a parte prática será iniciada em janeiro de 2021 na maioria dos casos. Alguns cursos foram cancelados e transferidos para o intake seguinte, no novo ano.

6. Quais cursos de proficiência são mais indicados? A validade do IELTS foi alterada? 

O Pathway é sem dúvida a melhor maneira de preparer o aluno, pois é ensinado o inglês academic e o aluno sofre menos no início do college. A validade do IELTS continua de 2 anos. Neste post aqui vocês podem ler mais informações sobre o Pathway Online e todas as suas vantagens.

7. Se eu planejo ir para uma cidade de interior onde não há nenhum caso é certo que as aulas não sejam online? 

Segundo a Loonie Canada isso não é verdade. Geralmente as regras de ensino dependem das diretrizes dadas pela província e não por uma determinada cidade.

8. Quais os prós e contras de estudar online durante a pandemia de coronavirus?

No caso de cursos de inglês, mais precisamente Pathways Online, há uma vantagem financeira enorme, pois o aluno pode cursar estando no Brasil e “vivendo em reais”, além do valor do curso ser cerca de 50% menor. A desvantagem é que o estudante não está aqui tendo a imersão no idioma. Leia mais aqui. No caso dos Colleges, onde o aluno poderá fazer parte online, a vantagem é também relacionada ao custo de vida. O aluno pode fazer parte do programa no Brasil, novamente “vivendo em reais”.

9. Existe opção entre fazer as aulas presenciais ou online ou é o college que decide pelos estudantes? 

Depende do curso. O College é quem determina e não o aluno.

10. Quanto tempo eu preciso para me planejar para estudar no Canadá? Esse tempo aumentou por causa da pandemia? 

A Loonie Canada gosta de fazer as coisas com calma e bem planejadas. Se o aluno já tem um nível suficiente de inglês para tirar uma boa nota no IELTS ou TOEFL (durante a pandemia pode ser também o Duolingo – leia aqui), eles indicam fazer a aplicação com 1 ano a 9 meses de antecedência.

Espero que tenham gostado das dicas deste post. Este post faz parte de uma parceria com a empresa Loonie Canada e se vocês quiserem ler mais posts do blog escritos com a ajuda da Loonie clique aqui. Reinforço aqui a importância de escolher seu curso de inglês com uma agência não somente por eles conhecerem sobre o assunto mas em tempos como este é muito importante fechar seu curso com uma empresa correta e ter a certeza de que não terão problemas financeiros caso o cenário não melhore nos próximos meses. Sugiro vocês clicarem aqui e verem uma página no site da Loonie totalmente dedicada ao Coronavirus. E vale falar que muitas vezes as escolas oferecem promoções especiais sobre os valores acima, então, consulte a Loonie Canada para saber se, quando você pretende vir, tem alguma dessas promoções.

loonie canada

Loonie Canada

Endereço: 3080 Yonge Street Suite 6060 (na estação Lawrence do Metrô)
Telefone: +1 416 855 7707
Email: contact@looniecanada.com
Facebook: Loonie Canada
Instagram: @looniecanada

Fonte da foto em destaque: Book photo created by jcomp – www.freepik.com


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *