Pular para o conteúdo

Conhecendo o Pinery Provincial Park e arredores

Na última semana passamos alguns dias na região do Lambton Shores, que é um município do Condado de Lambton que fica na margem sul do Lago Huron. Na região fica a famosa praia de Grand Bend, o lindíssimo parque provincial Pinery e lugares menos conhecidos – mas lindos – como Ipperwash Beach, Glendale Beach, Stoney Point e Port Frank. Nós estávamos há muito tempo querendo explorar a região e finalmente conseguimos… e amamos! E hoje eu vou contar um pouco desta experiência para vocês.

Como chegar

A região do Lambton Shores fica às margens do lago Erie, e especificamente o Pinery Provincial Park fica a 230km de Toronto – o que dá 2h40 de viagem de carro. Conheço muitas pessoas que já fizeram bate-e-volta para a região (nós inclusive fomos muito perto em um dia. Mas destas vez queríamos explorar a região com mais calma e optamos por acampar na área (veja mais informações abaixo). No caminho vocês irão passar pela região de Kitchener-Waterloo e também por Stratford. Mas acho que esses lugares merecem um passeio dedicado a eles. Fora essas cidades não há muito o que ver no caminho.

Onde ficamos

Por indicação do nosso vizinho – que acampa nesta região há mais de 20 anos – nós ficamos hospedados no Oakridge Family Campground. Achamos o lugar grande e nosso site tinha um banheiro bem perto, o que apesar de acharmos ruim pelo “movimento” ser maior, foi bem visto por nós pela praticidade. Como ficamos 3 noites achamos melhor pegar um camping privado, onde os chuveiros estão abertos.

O site possui 3 piscinas (não fomos!), parquinho e dunas maravilhosas, onde as crianças se divertiram muito. Eles tem uma lojinha na entrada mas com preços bem caros. Os banheiros são bem antigos mas limpos. Eu devo confessar que ainda prefiro 1000X a estrutura do KOA, mas não há nenhum nesta região.

Vale falar que estamos ficando experts em camping – esse foi nosso quarto neste verão – e tenho várias dicas para dar para vocês. E desta vez tivemos muitos perrengues e eu estou pensando até em escrever um post só sobre isso – para rir e chorar com vocês. Vale falar que já notamos diferença no clima e já achamos mais friozinho a noite, mas nada que um bom saco de dormir não resolva.

Ainda, eu não poderia deixar de falar da caixa de burger gourmet da Burgerish que recebemos e levamos para o camping para fazer nossa primeira refeição. Quem acampa sabe a correria que é nesse começo (montar barraca, se ambientar com o local, encher os colchões) e foi simplesmente PERFEITO. Fizemos no nosso novo fogão para testar e deu super certo. Os meninos amam os burgers da marca e fica aqui algumas fotos desta delícia e a dica.

Pinery Provincial Park

Eu até coloquei o título deste post focando no Pinery Provincial Park, que é para mim o lugar imperdível e a principal atração da região. Se você olhar o mapa do parque (clique aqui) verá que ele possui 9 praias públicas e mais 2 para quem está acampando por lá – são mais de 10km de praia. As praias são LINDAS e cada uma tem seu encanto.

Nós chegamos cedo no parque e fomos “espiar” a primeira praia (i.e. praia 1). Eu já me apaixonei e ficamos por lá. Mas ai fui notando que muitos cachorros estavam chegando, cachorros enormes e alguns deles estavam correndo soltos sem coleira. Quando fui ver notei que estávamos na praia de cachorro. E ai colocamos tudo no carro e fomos para a praia 6, que estava vazia. O caminho para chegar lá no meio das dunas me conquistou.

Quando chegamos no parque perguntamos qual praia era mais recomendada para crianças e nos foi informado que algumas delas tinham buracos, mas nas que fomos estava bem tranquilo. Claro que não fomos no fundo mas fica aqui a dica para vocês prestarem atenção se os filhos de vocês forem maiores ou mais aventureiros.

O local não estava super cheio e deu para curtir MUITO. A água do lago tem uma cor linda, um azul piscina que parece mar do caribe. A areia branca completa o cenário. Quando chegamos bem cedo o céu e a água estavam da mesma cor e à medida que o tempo foi passando a água foi ficando mais clara. O parque tem muitas outras atrações: 10 trilhas, lojinha, programas educativos para crianças, sorveteria, rio (com aluguel de barco) e mirante. Ainda, o local é famoso por passarem 319 espécies diferentes de passarinhos, das quais 124 fazem ninho no local. É certamente um lugar que iremos voltar para acampar e curtir com mais calma, já que um dia nele não foi o suficiente.

Praias fora do parque

Essa região é muito conhecida pelas suas praias e há várias delas. A mais famosa é Grand Bend que achamos linda, porém estava muito cheia para uma pandemia. Nós visitamos ela no dia que chegamos e depois tentamos ir final de semana, mas sem sucesso. É em Grand Bend que você vai encontrar os supermercados (No Frills e Sobeys), Tim Hortons e outras facilidades. O centrinho do local parece super legal mas quando tentamos ir estava cheio e só conseguimos visitar de carro mesmo.

Ipperwash Beach é outra praia conhecida na região. Ela ficava a 8 minutos do nosso camping então foi o lugar que mais visitamos. A praia é extensa mas com pouca área de areia, o que eu achei ótimo porque cada família ficava em uma porção e conseguimos tranquilamente manter o distanciamento social. Não foi minha praia favorita e achei que a água não é tão bonita quanto as outras praias da região, mas é uma boa opção para visitar se Grand Bend e Pinery estiverem lotados. A estrutura da praia é mínima e os banheiros estão fechados (mas havia dois banheiros químicos no estacionamento que paramos). Tem um restaurante.

Port Franks é uma outra opção de praia na região, mas a maior porção da praia é para residentes permanentes e sazonais – praia privada – que acabam ficando longe do turismo e da agitação dos mais conhecidos. Existem outras praias na região que não tivemos tempo de visitar, como Glendale Beach, Stoney Point. Este, especificamente, fica em uma ponta e tem um parque lindo, que parece ser maravilhoso para ver o pôr do sol, que é o assunto que eu irei falar a seguir.

A atração imperdível

Se você for passear nesta região não pode deixar de curtir o pôr do sol, que é lindo. Nós já nos maravilhamos com o pôr do sol em uma região próxima – veja aqui, e sabíamos que seria lindo. Não decepcionou. Levamos os meninos para a praia e eles rolavam na área enquanto o sol ia embora: muito especial.

Espero que tenham gostado da dica e não deixem de nos acompanhar no IG para mais e mais passeios, pois o verão ainda não acabou e temos ainda muitos lugares lindos para conhecer e explorar em Ontario. E se vocês quiserem ver outros passeios que fizemos é só clicar aqui.

3 comentários em “Conhecendo o Pinery Provincial Park e arredores”

  1. Oi Gabi!
    Amei o post, mas fiquei com uma duvida: basta chegar no Pinery e pagar a Day Use fee pra entrar ou eh preciso fazer algum tipo de reservation antes de ir? Nao tenho o intuito de acampar la. Queria so passar o dia la mesmo.
    Abracos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *