Pular para o conteúdo

Explorando a região de Port Elgin, Southampton e Sauble Beach no lago Huron

A[/drocap]cabamos de chegar do nosso primeiro camping (nosso e dos meninos!) e eu irei contar tudo para vocês aqui no blog. Mas antes de falar sobre o acampamento em si (equipamentos, onde ficar, dicas para acampar com crianças pequenas) eu irei postar sobre os destinos que visitamos e vários lugares lindos e pouco conhecidos ao redor de Toronto. Esses lugares já estavam na minha lista para conhecer há anos e agora fico feliz de estarmos tendo a oportunidade de conhecer – com responsabilidade.

Nós exploramos estes lugares e ficamos hospedados em um camping em Owen Sound, mas se você gosta de passear de carro eu sugiro fazer um bate-e-volta: as estradas são ótimas e o trajeto demora mais ou menos 2h30. Mas vale falar que um dia vai ser pouco para tudo que a região tem a oferecer (trago detalhes abaixo). E o grande problema será que você irá querer ficar para o pôr do sol, então voltar de carro à noite pode não ser uma opção segura.

Vale falar que recebi tantas mensagens perguntando onde estávamos que resolvi escrever este post assim que cheguei em casa, sem as fotos da câmera profissional do meu marido. Todas as fotos abaixo foram batidas do meu celular e em breve eu irei atualizar e incluir as fotos lindas que o Juliano bate dos lugares que visitamos. Aguardem!

Port Elgin

Nosso primeiro destino na região foi a pequena Port Elgin, uma pequena vila que fica a 10 minutos da principal cidade da região (Southampton) e que junto com ela forma uma região chamada de Saugeen Shores. Como estávamos indo para o camping e queríamos ainda visitar outras regiões não exploramos em detalhes tudo que a cidade tem a oferecer, mas fiz uma listinha abaixo para quem tiver interesse e tempo, e também para as próximas vezes que explorarmos a região.

Port Elgin Main Beach: a cidade de Port Elgin possui uma praia principal que é pequena mas muito bonita. Nós resolvemos não ficar no local porque ela estava com bastante gente e parte da nossa responsabilidade em viajar durante a pandemia é saber que nem sempre iremos conseguir explorar os lugares que visitamos, porque se eles estiverem cheios a gente não sai nem do carro. Mas bati algumas fotos para mostrar o lugar para vocês.

North Shore Park: nossa primeira parada foi neste parque LINDO, com praia de pedra e água transparente, trilha no meio de uma vegetação linda, trenzinho para as crianças (que não está funcionando por causa do Covid), banheiros, splash pad e muitos lugares para picnic. O parque é lindíssimo e do lado do ponto. Ficamos pelo menos 2 horas no local contemplando a beleza do local e brincando com um cachorro – nem preciso dizer que deu muita saudade do Jojoe.

North Shore Road: saindo do parque nós pegamos esta estrada cênica com destino a Southampton, parando em vários pontos para apreciar o lago Huron e a Chantry Island. Essa estrada tem cerca de 8km e leva 13 minutos para ser percorrida, mas nós levamos mais de 1 hora porque fomos parando para apreciar a vista e bater fotos. É imperdível. Mas vale falar que tinha uma trilha para as pessoas fazerem de bike mas grande parte da trilha foi “perdida” pela erosão e não existe mais. Mesmo assim vimos muitas pessoas andando de bike na estrada mesmo, e por ser uma estrada local não achei muito perigoso. As fotos que bati do carro não mostram nem metade da beleza dessa estrada.

Port Elgin Harbour: o porto da cidade fica entre a praia e o North Shore Park e é um lugar popular para assistir ao pôr do sol na cidade. Há muito verde e trilhas no local e você pode levar seus filhos para ver os barcos ou fazer um picnic e ver o ir e vir dos barcos.

Outras praias: a praia principal da cidade é a Port Elgin Main Beach, mas existem outras 5 praias na cidade. E todas são lindas e possuem uma vista incrível da Chantry Island (leia mais sobre a ilha abaixo). Segue a lista de todas elas para vocês visitarem: Gobles Grove, Eids Grove Beach, Shipley Beach, Miramichi Bay (a praia LINDA que passamos rapidamente e é onde bati essa foto abaixo) e North Shore Park Beach (a praia de pedra que fomos com as crianças e falei acima).

Vale falar que ali pertinho fica o MacGregor Point Provincial Park, que é um parque provincial com camping que pode ser uma opção de hospedagem para quem quer fazer uma aventura e conhecer o local acampando e curtindo a natureza. Uma outra dica que eu quero dar se você ver este post fora da pandemia é o SS Trolley, um trenzinho que passa pelos principais pontos da região e tem vários pontos para você curtir Port Elgin e também Southampton. Não vimos em nenhum momento o veículo e o site oficial está fora do ar, então acreditamos que esteja tudo parado por causa da pandemia. Uma pena.

Southampton

Eu nem acredito que finalmente consegui conhecer Southampton, uma cidade que estava na minha lista de lugares para conhecer há anos. Esta é uma cidade pequena, com menos de 4 mil habitantes, mas muito visitada no verão pelas suas praias e pelas belezas naturais. Nós passamos a tarde aproveitando o local e voltamos em um outro dia para vermos o pôr do sol: inesquecível. Segue abaixo tudo que você pode ver e fazer na região.

Praias: há várias praias na região e esta é certamente a principal razão que você vai querer visitar o local. As principais praias são as seguintes: Southampton Main Beach (de 4km de extensão mas estava lotada quando fomos, veja primeira foto abaixo), Southampton Dunes, South Street Beach, Long Dock e Pioneer Beach Park (onde ficamos, as outras fotos abaixo). Mais detalhes sobre as principais praias da região podem ser encontradas neste post aqui.

Pioneer Beach Park: parque pequeno mas cheio de mesas de picnic e árvores, que é perfeito para você ficar enquanto curte a praia ali na frente. Nós fizemos um picnic no local e ficamos por ali curtindo o verde, o farol e o lago. O estacionamento é gratuito e vazio, bem menos movimentado que a praia principal. O único ponto negativo é que tem muita pedra e pouca areia, mas diante da pandemia acho ser a melhor opção.

High Street e a enorme bandeira do Canadá: esta rua é onde você irá encontrar lojas de sorvete, restaurantes e pubs e vários estacionamentos para você visitar a praia principal. No final da rua há uma enorme bandeira do Canadá – giant flag pole – e um mirante onde muitas pessoas vão para admirar o pôr do sol.

Chanty Island: vai ser inevitável você não se apaixonar por esta ilha, mesmo não a visitando. De qualquer parte da Saugeen Shores você vai conseguir avistá-la e ver seu lindo farol em formato cilíndrico e irá certamente ficar curioso para saber mais sobre o local. A ilha possui além do farol, uma casa e um santuário de pássaros, tudo de 1800. Para visitar o local você deve pegar um barco e o passeio demora 2 horas. O passeio custa $30 e acontece de maio a setembro, sendo que não há passeios em 2020 devido ao Covid. Veja mais informações sobre o local aqui.

Captain Spence Path: este caminho costeando o lago Huron vai da praia até o farol e apesar de não ser muito grande é imperdível. É uma trilha perfeita para apreciar as belezas do local e também fazer um picnic. Neste caminho há várias placas explicando a história da região e jardins de borboletas – veja mais aqui.

Southampton Boardwalk: além do Captain Spence Path há esse caminho chamado Southampton Boardwalk, que liga todas as praias da região e é uma ótima maneira de você explorar toda a bela costa do local. Todo o caminho é cheio de parques, playgrounds e a maioria da trilha é pavimentada.

Saugeen River e o farol: um dos pontos mais fotogênicos da região é o rio Saugeen que possui 160km de extensão e desemboca no lago Huron. Na região há uma marina e também em um local com um lindo farol, chamado de Southampton Range Lights. O farol é de 1903. Essa é certamente a região mais linda para ver o pôr do sol na região, porque tem todo o contraste com o farol e os barcos passando. nessa região também há o Scubby’s Point Park, que é o parque que te leva para pertinho do farol (dá para ir do lado dele, mas não fomos porque não achamos seguro caminhar por lá com os meninos). Esse foi o primeiro pôr do sol dos meninos, então foi extra especial.

Outros passeios imperdíveis da região incluem: Fairy Lake (lago com trilha, museus e vários pássaros que parece ser lindo), Southampton Market (mercado com produtores locais que é na verdade um mini shopping que vende de tudo), Cruise’s Cruise Night (exposição de carros antigos que acontece todas as quintas-feiras de verão no centro da cidade – clique aqui e veja sobre horários durante a pandemia) e Jubilee Park (parque com parquinho enorme e splash pad). Por fim, eu sugiro vocês continuarem o passeio seguindo de carro do farol para norte, pegando um pedacinho da Shore Road para ter mais um pouco de estrada cênica costeando o lago Huron.

Sauble Beach

Continuando viagem “para o norte” se você dirigir mais 15 minutos encontrará a região da Sauble Beach. Ela é a segunda maior praia de água doce do mundo, perdendo o primeiro lugar para praia de Wasaga, também em Ontário. A praia principal da região – com o mesmo nome da cidade – possui 11km de extensão e é o destino perfeito para quem quer curtir uma praia no meio de uma pandemia: tem espaço para todo mundo curtir a praia. Nós fomos na região em um outro dia, mas resolvi colocar tudo neste post porque faz sentido para mim incluir estes 3 destinos.

Chegamos na região e adoramos o “clima” de praia: lojinhas, restaurantes e muita areia. Fazia tempo que não encontrávamos um lugar com tanta cara de praia. Nós paramos em uma lojinha para comprar um barco para os meninos e estacionamos a uma quadra da praia, onde o estacionamento é gratuito por 2 horas (os estacionamentos na frente da praia são pagos).

O lago estava agitado e com ondas e os meninos amaram. JURO que parecia que estávamos no mar. Não sei se sempre é assim, mas amamos a experiência e tornou a brincadeira na água com o novo barco ainda mais divertida. A água não estava muito gelada e foi tranquilo entrar e curtir, até porque estava quase 40C de sensação térmica

Depois do passeio na praia fomos tomar sorvete na cidadezinha. Achamos o máximo que tudo está organizado por causa do Covid, inclusive há uma ordem para as pessoas caminharem em cada lago da rua. Estava bem vazio e nos sentimos confortáveis em passear com os meninos. Clique aqui e veja uma lista dos restaurantes do local.

Ali perto fica o parque Sauble Falls Provincial Park, que é lindíssimo. Nós visitamos rapidamente porque estava muito quente – sensação de 40C – mas adoramos o que vimos. A cachoeira não é alta mas a natureza ao redor é muito bonita e vale o passeio. As quedas d’água eram usadas para alimentar uma usina de madeira e uma estação geradora de energia e há várias placas no local explicando isso para quem gosta de história.

Espero que tenham gostado da dica e aguardem porque terei muitos e muitos posts com mais dicas incríveis deste nosso primeiro camping (e do segundo também!). As dicas sempre são dadas aqui no blog, então é só acessar diariamente para ler os textos e os detalhes desses passeios lindos que estamos fazendo.

4 comentários em “Explorando a região de Port Elgin, Southampton e Sauble Beach no lago Huron”

  1. Ai Gabriela você é uma inspiração! Tenho certeza que daqui ha alguns anos quando eu tiver meus filhos vou estar aqui pesquisando isso pra minha familia ter o verão perfeito. Obrigada

  2. Acho incrível como se dedicam a família e como se dedica em compartilhar tanta informação boa bom a gente. Saudades desse Canadá ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *