Pular para o conteúdo

10 pontes cênicas e imperdíveis em Ontario

Final de semana chegando e é na sexta-feira mesmo que eu começo a planejar os passeios do final de semana pela província de Ontário. Vejo a previsão do tempo, vejo o quão cansados estamos e o que temos vontade de fazer. E sempre incluímos lugares bonitos e cênicos, para “encher” nossos olhos mesmo. Há muita coisa linda, cênica e “pouco conhecida”para se ver nos arredores de Toronto. Resolvi escrever este post com 10 pontes cênicas da província para vocês já irem se inspirando para explorar tudo que esta região tem a oferecer. Note que há muitas outras mas essas ficam relativamente perto de Toronto (no máximo 2h30 de distância) então dá para ir em um bate-volta de um dia.

Ranney Gorge Suspension Bridge

Suspension Bridge, Ranney Gorge, Campbellford._1531
Fonte: Flickr.com – Foto batida porRobert Taylor

Localização: Campbellford, Ontario (200 km à leste de Toronto)

Esta é uma ponte suspensa de 91 metros de comprimento e 10 metros de altura que atravessa o rio Trent, passando pela histórica hidrovia Trent-Severn. Fica localizada dentro do Ferris Provincial Park. A ponte é toda de metal e o chão é com uma grade, então você consegue ver através dela. Tudo que li fala que se você tem medo de altura não deve passar por ela – por causa dos buracos da grade e pode ela mexer bastante. A ponte fica aberta o ano todo e as fotos mais lindas que vi são certamente no outono.

Scenic Caves Suspension Bridge

Localização: Blue Mountains, Ontario (160 km ao norte de Toronto)

Esta outra ponte suspensa fica dentro de um parque super legal em Blue Mountains, o Scenic Caves. Nós já visitamos o local e adoramos (leia post aqui). Essa ponte é considerada a mais ponte pênsil de Ontario e tem 24 metros de altura. Dá para chegar na ponte fazendo uma trilha ou pegar um dos trenzinhos/tratores do local e chegar na ponte rapidinho. O parque estará aberto para visitação a partir do dia 23 de junho (leia mais aqui).

Menesetung Bridge

Localização: Goderich, Ontario (230 km à oeste de Toronto)

Esta antiga ponte de trem de 1907 é hoje somente para pedestres e parte da Tiger Dunlop Heritage Trail. O local impressiona pela sua estrutura de madeira e ferro e seus 60 metros de altura sobre o Maitland River. Ela possui 230 metros de comprimento e impressiona. Leia mais sobre nosso passeio nesta região linda clicando aqui.

West Montrose Covered Bridge

DSC_9697

Localização: West Montrose, Ontario (117 km à oeste de Toronto)

A West Montrose covered bridge foi construída em 1881 por John e Benjamin Bear e é a última ponte coberta histórica restante em Ontário que você pode dirigir (as outras são de pedestre). Fica localizada no interior do interior de Ontario, numa vila chamada de Woolwich, perto da cidade de Waterloo. Este tipo de ponte era conhecida popularmente como ‘kissing bridge’ (ponte do beijo) pois casais estariam fora de vista quando passavam pela ponte. Em 1960, a ponte foi reconhecido como um local histórico Ontario. Clique aqui para ver post sobre quando visitamos o local pela primeira vez.

Belfountain Conservation Area

DSC_3712

Localização: Caledon, Ontario (70 km à Nordeste de Toronto)

Essa ponte pênsil de madeira é pequena mas muito linda. O Belfountain é uma área de conservação pequena, que possui além da ponte as seguintes atrações: 2 trilhas (uma de 0.5km ao redor do lago e uma de 0.6 km ao redor do rio), uma cachoeira (“falsa”, que foi feita com uma represa e estava “desligada” quando fomos), uma fonte linda (tão fotogênica quanto a ponte), uma caverna (falsa também, construída pelos donos do local), muitas áreas de picnic e muita natureza linda, incluindo um lago e o rio. Clique aqui e veja mais sobre o local.

Argyle Street Bridge

Localização: Caledonia, Ontario (100 km ao sul de Toronto)

Caledonia é uma cidadezinha super charmosa com menos de 10 mil habitantes, que é famosa pela sua ponte cheia de arcos e também um mill lindo de 1846, que se destaca passando pela estrada local e fora dela. A ponte – de 1927 – é chamada de Argyle Street Bridge e possui 9 arcos com mais de 200 metros atravessando o Grand River. Nós passamos no local quando fizemos este passeio aqui. Leia mais sobre a história da ponte aqui.

Victoria Street Pedestrian Bridge

Localização: Elora, Ontario (116 km à oeste de Toronto)

Esta ponte de pedestres é super nova mais cheia de história. Originalmente esta ponte era de carros e por quase 100 anos foi a ponte principal sobre o Grand River. Em 1969 ela foi fechada para tráfego e apesar de ter sido restaurada ela se deteriorou e foi demolida em 2006. Porém em 2019 foi reconstruída e hoje faz parte do lindo cenário desta cidadezinha super charmosa.

Black Bridge

Black Bridge, Waterford
Fonte: Flickr.com – Foto batida por Andre Sousa

Localização: Waterford, Ontario (130km à sudoeste de Toronto)

Esta ponte faz parte de uma trilha – a Black Bridge Waterford Heritage Trail – que costumava ser uma antiga ferrovia. O lugar é lindo e passa por florestas e lagoas. A região foi revitalizada e hoje é uma área verde. A ponte tem 166 metros de comprimento e todos comentam o quão lindo é ver o pôr do sol sobre as lagoas da região. Vale falar que a trilha é totalmente gratuita e parte da TransCanada Trail. Para chegar à ponte, estacione no final da Nichol Street West em Waterford e não perca os Old Silos com seus murais pintados.

The Covered Bridge

Guelph’s Covered Bridge
Fonte: Flickr.com – Foto batida por FredericRivollier

Localização: Guelph, Ontario (90 km à oeste de Toronto)

Esta é uma das únicas pontes públicas exclusivas para pedestres da província, que fica bem perto do centro de Guelph. Essa ponte possui 43 metros e é o início da trilha so Eramosa River, de 4 km, que passa pelo parque lindo e pertinho do centro desta linda cidade, que é imperdível. A dica é não somente passear pelo parque e pela ponte, mas parar no Boathouse Tea Room para tomar um chá ou tomar um sorvete.

Historic Thornbury Wooden Trestle Bridge

Localização: Thornbury, Ontario (180 km ao norte de Toronto)

Esta ponte de madeira é linda e fica na charmosa Thronbury, que visitamos recentemente e eu contei para vocês neste post aqui. Essa ponte faz parte da Georgian Trail, uma trilha de 34 km que vai de Meaford a Collingwood. Antigamente era parte de uma linha ferroviária construída em 1879, por isso a trilha é relativamente plana, o que a torna ótima para caminhadas, ciclismo. Ela fica bem no centrinho da cidade e perto de vários restaurantes, da marina e de uma loja de sorvetes deliciosa.

Segue um mapa com a localização de todas essas pontes incríveis e espero que este post sirva de inspiração para vocês explorarem Ontário e curtirem muito o calor do verão, que começa amanhã aqui no hemisfério Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *