Pular para o conteúdo

Explorando a região de South Georgian Bay no verão

Hoje eu vou trazer detalhes de um passeio lindo que fizemos no final de semana na região de South Georgian Bay. Já fomos convidados a visitar a região no inverno – leia post aqui – e lembro que a cada novo vilarejo ou cidadezinha que íamos conhecendo eu só pensava: preciso voltar aqui no verão. E com a chegada da pandemia essa “necessidade” de explorar estes lugares se tornou ainda mais presente, pois eu sabia que os lugares estariam vazios e seguros para curtirmos. E dito e feito: tivemos um sábado inesquecível e memórias lindas, que serão hoje compartilhadas com todos vocês neste post.

Muito além da vila de Blue Mountain

Eu não posso deixar de começar a escrever falando que a região de South Georgian Bay é muito mais do que a famosa e badalada vila de Blue Mountains. Para quem não sabe Blue Mountains é o nome da região e da estação de ski mais famosa de Ontário. Já visitamos várias vezes e eu tenho vários posts sobre o assunto – clique aqui. O local é sim lindíssimo e acho imperdível a visita à vila e praticar o esporte no inverno, mas há muito mais do que isso para ser explorado.

Para chegar na região você deve dirigir 2h ao norte de Toronto. E dependendo do que você irá explorar conte mais 30 ou 60 minutos para alcançar o destino. A região de South Georgian Bay combina 5 towns e várias vilas: Meaford, The Blue Mountains, Collingwood, Clearview e Wasaga Beach. Nesses finais de semana explorando Ontário nós visitamos todas essas 5 cidades, mas em dias diferentes – e é por isso que vocês vão ver que algumas fotos estão em um lindo dia de céu azul e outras estão em dias nublados.

Cidadezinhas para explorar e atividades da região

Meaford é a região mais afastada e possui um porto muito bonito, além de um centro histórico e vários parques e praias na sua costa. No dia que visitamos o local está frio e chovendo (e super vazio!), então não exploramos a cidadezinha a pé. Os destaques da cidades são: Meaford Hall (teatro antigo restaurado que é lindíssimo por fora), Meaford Waterfront (a região ao redor do lago com marina, parquinhos, feirinhas no verão, museu e outras atrações. Como disse o dia estava frio então o local estava vazio. Não sei quais restrições estão sendo aplicadas diante da pandemia, mas mesmo que você não possa curtir o lago ou as praias vale a visita. Vale falar que é no porto de Meadford que começam duas trilhas de uso múltiplo da região, a Georgian Trail (que segue a antiga linha ferroviária até Collingwood) e a Tom Thomson, que viaja do Fred Raper Park para a cidade de Owen Sound.

Há várias histórias e fatos interessantes relacionados à Meaford, mas dois mais me marcaram quando li sobre a região. O primeiro é sobre Tom Thomson – artista super famoso aqui e parte do Grupo dos Sete. Tom Thomson passou a infância como um jovem artista inspirado na beleza da região. Ele está enterrado na Historic Leigh Church e sua casa de infância fica ali perto também. A outra história linda é de um cão chamado Beautiful Joe – e tem até um parque lindo na cidade com o nome dele. Esse cão morava em Meaford e foi cruelmente abusado por seu antigo dono e enquanto morava na casa de sua nova família conheceu a escritora Margaret Marshall Saunders, que ficou tão surpresa com a história de Joe que escreveu um livro sobre o assunto. O tal livro – de 1893 – vendeu mais de um milhão de cópias e, mais importante, ajudou muito a sociedade a entender sobre o abuso dos animais. Inclusive, a cidade se destaca por ser um lugar super pet-friendly e que possui várias praias, parques e até restaurantes que aceitam cachorro. Dizem ser “um ótimo lugar para levar seu cão para passar férias”. Nem preciso dizer que meu coração ficou vazio de saudade do meu Jojoe.

Christie Bay Conservation Area é uma área de conservação que fica na região, que se destaca pela praia com areia, mesas de picnic e muito verde. Nós só passamos pelo lugar e não paramos, porque visitamos naquele dia frio que comentei com vocês. As áreas de conservação estão com restrições então vale vocês ligarem antes e checar se elas estão abertas. Algumas estão somente aceitando um número específico de visitantes, para que não haja aglomerações de pessoas. Mais informações sobre o local vocês encontram aqui.

Lora Bay é uma baía linda e que roubou meu coração. O local possui duas praias, parque, um campo de golf, casas luxuosas e uma comunidade de casas lindas, que parece tirado de um filme. O passeio de carro pelo local é lindo e a parada em um dos “cantinhos do lago” é imperdível. Nós não tentamos ir na praia principal porque vi que estava fechada, mas encontramos um local para curtir o lago – que estava vazio – e ficamos muito felizes.

Thornbury é uma cidade linda – talvez a mais linda da região – que tem centro histórico, restaurantes deliciosos, uma marina extremamente fotogênica e praias e parques na beira do lago Huron. Claro que não está dando para aproveitar a cidadezinha como somos acostumados – já fomos MUITAS vezes. Os restaurantes estão fechados e as praias estão bloqueadas, mas os parques estão abertos e a marina também, e só por isso já vale a visita. A sorveteria da cidade – a Pom Pom ice cream – estava aberta e com uma fila enorme (pelo menos 30 pessoas na fila). Não arriscamos e nem saímos do carro. Encontramos mesas de picnic ao redor da marina e não havia ninguém: e foi ali que jantamos e curtimos o lago e os barcos. Os meninos amaram.

Clarksburg é uma cidadezinha colada em Thornbury, que é famosa pela sua linda vila, que foi apelidada de “Artsburg”. Esse centrinho (super pequeno) é cheio de artistas e galerias de arte, e ao andar você nota as paredes decoradas e as lojinhas cheia de arte. Somente passamos de carro mas fica aqui a dica. Em Clarksburg fica o Peasemarsh Nature Preserve, uma área de preservação com praia e trilhas que é lindo (já visitamos outras vezes). Mas desta vez não fomos porque está fechado. Mas fica a dica para quem ler este post depois que a pandemia passar e quiser explorar o local.

Craigleith Provincial Park é o parque provincial da região, que visitamos para fazer um picnic e conseguimos curtir com os meninos – leia mais sobre ele aqui. Esse parque é pequeno e possui muitas áreas de picnic e também camping. O camping ainda não é permitido nos parques provinciais, mas os parques estão abertos para visitação durante o dia. Há muitos parques em Ontario e este não é tão conhecido ou popular, por ser pequeno e focado mesmo em camping. Ele fica até na “beira da estrada”, então não é um lugar que eu iria dirigir 2h para visitar. Porém, estava bem vazio e, melhor de tudo, fica na beira do lago. O dia estava lindo e a tranquilidade de estarmos em um lugar vazio e tão especial tornou meu sábado mágico. Levamos a bicicleta do Thomas e ele andou livre e feliz. Carros estão proibidos então foi muito seguro. As (poucas) pessoas que também estavam frequentando o local levaram o distanciamento social muito a sério. E estou falando isso porque eu acho que os parque provinciais são sim os melhores lugares para visitarmos nesta época de pandemia: seguros, estruturados e, em sua grande maioria, vazios.


Collingwood é a principal cidade da região e, por causa disso, não visitamos desta vez (i.e. imaginei que estivesse mais cheia). Optamos por explorar cidadezinhas e lugares menos movimentados. Mas eu não poderia deixar de falar de Collingwood neste post, que é uma cidade cheia de restaurantes deliciosos, um centro histórico lindo, várias trilhas, uma marina super legal e parques maravilhosos, como o Millenium Park (onde você tem uma vista incrível das montanhas da região) e o Sunset Point Beach (o local perfeito para ver o pôr do sol na região).

Wasaga Beach é o nome da cidade que tem uma das praias mais populares daqui de Ontario. Essa praia é considerada a maior praia de água doce do mundo, com 14 km de costa arenosa considerada segura. Além disso, o pôr do sol no local é lindo. A praia da região está fechada, assim como todos os parques e atrações. A cidade inclusive pede que as pessoas não visitem o local – leia aqui. Na região há o Wasaga Beach Provincial Park que está aberto e pode ser a melhor escolha.

Scenic Caves Nature Adventure é um parque lindo que fica nessa região. Ele está fechado agora mas eu não poderia deixar de dar a dica, porque ele é realmente lindo. O parque possui este nome por causa das cavernas do local, feitas a milhões de anos atrás na era glacial. Além das cavernas há uma ponte pênsil linda de 128 metros de altura, um zipline incrível, vistas panorâmicas de tirar o fôlego, um lago fotogênico com espaço para picnic e muitas atividades para crianças como passeio de trem ou trator, uma mina e um playgroundVeja post completo sobre o local clicando aqui.

Acima eu fiz um mapa indicando todos os lugares que citei no post. Notem que as restrições nos lugares mudam a toda semana, então antes de planejar seu passeio é importante. Espero que tenham gostado da dica e não deixem de acompanhar os textos aqui no blog porque ainda tenho outros passeios incríveis para postar – que já fizemos e que iremos fazer.

4 comentários em “Explorando a região de South Georgian Bay no verão”

  1. Gaby, sou suspeita pra falar, porque meu lugar preferido de Ontario e a regiao de Georgian Bay! Amo tanto explorar cada cantinho por la, a agua mais turquesa e linda de Ontario – ja fomos em todas as estacoes do ano, incrivel como cada paisagem fica completamente diferente (e sempre linda!)
    Ja dirigimos por essa regiao da lakeshore mas nao visitamos todos os lugares da lista. Com certeza vamos conhecer em breve! Ps: eu sempre vejo as fotos no Instagram mas faco questao de vir aqui ler os posts completos! Obrigada por compartilhar (e desculpa a falta de acento no computador! rs)

  2. Impecável e imperdível seu texto. A gente viaja junto. Aliás, costumamos seguir seus roteiros e sempre gostamos muito. Obrigada Gaby?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *