Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de maio/2020 em Toronto

Como sempre todo dia primeiro de cada mês eu trago aqui um resumão do que você pode ver e viver em Toronto no mês que se inicia. Diante da situação com o COVID-19 – que está deixando as pessoas em casa e a cidade parada por quase 2 meses – eu pensei muito se deveria continuar escrevendo este post. Mas como esse projeto já acontece há 3 anos por aqui eu resolvi continuar e trazer um pouco sobre a minha visão sobre a situação e sobre cada novo mês que se inicia e que, infelizmente, será diferente dos outros vividos em anos anteriores.

Clima

Vamos começar falando do clima. Geralmente o mês de maio é super esperado porque é quando as temperaturas positivas de dois dígitos chegam para ficar e quando o calor vem, o que acontece geralmente no final do mês. Confesso que este ano a chegada do calor me assusta um pouco, porque sei que as pessoas não vão conseguir ficar em casa e isso pode aumentar ainda mais a contaminação por COVID-19. E, ao que tudo indica, o clima de maio de 2020 será ótimo: média de 15.5C (3C acima da média dos outros anos) e muita chuva (70mm de média). A previsão do tempo dia a dia neste mês é a seguinte: de 1 à 4 de maio sol e calor, de 5 à 10 de maio chuva e temperaturas amenas, de 11 à 21 de maio tempestades de chuva e mais quente de de 22 à 31 de maio chuva e temperaturas amenas.

Feriados e Comemorações

Maio é um mês especial por vários motivos e um deles é o Victoria Day. Eu digo querido porque ele é como um divisor de águas: antes dele temos frio, depois dele temos calor. O Victoria Day é um feriado federal que é celebrado no domingo antes do dia 25 de maio. É sempre uma segunda-feira entre os dias 18 a 24 de maio e sempre cai como a penúltima segunda-feira do mês. A data celebra o aniversário da rainha Victoria, bisavó da atual rainha da Inglaterra. O feriado é considerado como o começo do verão no Canadá e envolve vários eventos, sendo os mais disputados os fogos. Este ano o Victoria Day cai no dia 18 de maio. Não sei ainda como serão as comemorações em virtude do COVID-19, mas assim que souber eu atualizo vocês.

Além do Victoria Day o mês de maio celebra o Dia das Mães na mesma data que é celebrado no Brasil (note que isto não acontece no dia dos pais). Este ano o Dia das Mães acontece no domingo dia 10 de maio e é tradição aqui em Toronto que as famílias vão a algum brunch. Eu tenho até um post no blog – este aqui – com uma lista de lugares para vocês tomar brunch de dia das mães em Toronto. Este ano não teremos esta tradição mas isso não quer dizer que o dia não será especial, basta usarmos nossa criatividade para agradar as mamães.

Abertura das Cherry Blossoms

Um outro motivo que torna o mês de maio tão especial são as flores que aparecem na cidade, em especial as cerejeiras. As mais famosas de Toronto são as do High Park – se você não sabe o que eu estou falando clique aqui e veja vários posts sobre esta atração imperdível da primavera em Toronto. O parque está fechado a partir de 30 de abril por pelo menos duas semanas e quem entrar nele poderá levar uma multa de $750. Se você quiser assistir as cerejeiras em tempo real a prefeitura de Toronto instalou uma câmera que mostra imagens do local 24h. Maisa informações e outras oportunidades de acompanhar esta experiência virtualmente estão listadas no site da prefeitura de Toronto (clique aqui).

Eventos cancelados

Maio é um mês muito popular aqui em Toronto, onde vários eventos incríveis acontecem. Alguns exemplos destes eventos incluem o Doors Open Toronto (evento onde você pode visitar vários pontos turísticos de graça ou ainda entrar em lugares que normalmente não são abertos para o público geral), a Maratona de Toronto, a abertura do Canada’s Wonderland, e vários eventos culinários como o Rib Fest. Ah, ainda haveria playoffs da NBA, jogos de baseball e shows musicais. Vale falar que todos os eventos de Toronto estão cancelados até dia 30 de junho.

Mas afinal, o que conseguimos fazer na cidade neste mês?

Acredito que a melhor resposta para essa pergunta esteja no site da secretaria de turismo de Toronto – este aqui. Todos nós esperamos longos meses de frio para aproveitar Toronto e tudo de maravilhoso que ela oferece nos meses quentes. Não é fácil saber que a cidade está florida e com temperaturas positivas e nós não podemos aproveitá-la. Mas o momento agora é de pensar na nossa saúde e na saúde da nossa comunidade. O momento agora é aproveitar a nossa casa, a companhia da nossa família e, de alguma forma, curtir Toronto de outra maneira. Segue abaixo algumas sugestões para curtir a cidade sem sair de casa:

15 maneiras de curtir Toronto sem sair de casa

34 maneiras de manter as crianças entretidas em casa

25 atividades divertidas para fazer com seus filhos sem sair de casa

Curta Toronto sem sair de casa

Viaje pelo mundo sem sair de Toronto

Comidas locais de Toronto sem sair de casa

15 filmes gravados em Toronto para você assistir em casa

10 projetos verdes para curtir em Toronto quando a pandemia acabar

Espero que tenham gostado do post e espero que todos estejam bem. Vamos ter um mês maravilhoso e torcer para que no próximo post do dia primeiro eu traga notícias positivas para todos.

1 comentário em “Tudo sobre o mês de maio/2020 em Toronto”

  1. Ei Gaby! Bom dia!

    Quem está aí espera por maio, pois é o começo do “calor “… já eu aqui no Brasil anseio pelo mês de maio, pois o calorão está indo embora um pouco.
    O mês de maio é muito importante na minha vida porque é o mês que a pessoa mais importante da minha vida nasceu, minha filha que neste ano fará 4 anos de nascimento rsrs.

    Bj! E aproveite da melhor forma possível este mês! E desde já feliz dia das Mães!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *