Pular para o conteúdo

10 links para você buscar ajuda se você foi afetado pelo COVID-19 no Canadá

Todo mundo sabe que o impacto do COVID-19 na vida de todos nós vai muito além da doença em si. O impacto está sendo econômico, com a perda de empregos, lojas fechando e a economia do mundo sofrendo colapsos. O governo canadense tem se posicionado muito bem sobre o assunto e tem ajudado todas as pessoas que estão sendo impactadas por esta situação super complicada. Eu resolvi escrever este post com alguns links para vocês acessarem e procurarem mais informações sobre o assunto. Estou separando abaixo por situações – então se você se enquadra em alguma delas é só clicar e conferir.

Se você tem filhos: se você tem filhos e recebe Child Care Benefit (CCB), haverá um aumento de $300 por criança a partir de maio. Neste link aqui você pode aplicar para o CCB – se você já recebe não há necessidade de aplicar novamente. Note que nem todas as pessoas que moram no Canadá podem aplicar para o CCB e neste link aqui vocês encontram a elegibilidade para esta ajuda financeira do governo.

Se você perdeu seu emprego: para todos que perderam seu emprego por causa do COVID-19 o governo canadense lançou o Canada Emergency Response Benefit (CERB), que é uma ajuda do governo de C$2.000 por mês por um período de quatro meses (ou mesmo que C$500 por semana por até 16 semanas).

Se você é um empregador: se você possui empregados e deve que demití-los ou está passando por dificuldades financeiras para pagar os salários por causa do COVID-19 você pode aplicar para o Canada Emergency Wage Subsidy que dará um subsídio salarial de 75% para empresas qualificadas. Inclusive o governo está indicando empregados a contactar seus empregadores e ver se eles aplicaram para este subsídio.

Se você é Canadense e está fora do país: o Emergency Loan Program for Canadians Abroad é um programa para os canadenses que estão fora do Canadá e precisam de assistência financeira para voltar. Essas pessoas devem entrar em contato com o escritório mais próximo do Governo do Canadá ou com o Centro de Atendimento e Resposta de Emergência 24/7 da Global Affairs Canada em Ottawa, pelo telefone +1 613-996-8885 ou CAN.finances. CV19@international.gc.ca.

Se você possui um pequeno negócio: se você é um pequeno empreendedor e está com dificuldades financeiras devido ao COVID-19 o governo do Canadá lançou o Canada Emergency Business Account que irá fornecer empréstimos sem juros de até C$40.000. Obviamente nem todas as empresas são qualificadas, então é só entrar no link para ver mais detalhes.

Se você ficou doente, está em quarentena ou isolado: se você ficou doente ou por algum motivo está em quarentena ou isolado e isso está impactando seu trabalho (i.e. impossibilitando você de trabalhar e ganhar seu salário) você pode aplicar para o Canada Emergency Response Benefit, ganhando os mesmos C$2.000 por mês em até 4 meses. Entre os elegíveis estão aqueles que são forçados a parar de trabalhar por causa do surto, os que ficaram doentes pelo COVID-19 e aqueles que não estão sendo pagos, mas ainda têm emprego. Neste caso há várias regras para aplicar para o benefício, como ter uma renda de pelo menos C$5.000 em 2019 ou nos 12 meses anteriores à data do pedido.

Se você é proprietário de um imóvel e ainda paga mortgage: se você comprou um imóvel e está com dificuldades de pagar o mortgage (hipoteca) o governo lançou uma ajuda que irá atrasar o pagamento da hipoteca por até 6 meses. Não há nenhum link no site do governo sobre isso e o que se pede é que os proprietários busquem o banco ou a empresa onde fizeram o empréstimo e ver se serão elegíveis a isso. O programa já está acontecendo e você pode aplicar a qualquer hora. No site do the Canada Mortgage and Housing Corporation (CMHC) – este aqui – vocês encontram mais informações.

Se você é estudante e pegou um empréstimo para completar seus estudos: para ajudar os estudantes durante a pandemia de COVID-19, o Governo do Canadá de 30 de março a 30 de setembro de 2020 o governo suspendeu o pagamento dos empréstimos (até os débitos pré-autorizados serão interrompidos). Também não haverá juros. Não há necessidade de aplicar: se você é elegível será automaticamente incluso neste benefício. Mais informações aqui.

Se você precisa viajar com urgência e precisa de passaporte Canadense: somente são consideradas viagens urgentes as seguintes situações: em casos de doença grave ou morte de familiar, sofrer dificuldades econômicas devido à perda de emprego ou de negócios e irá viajar por motivos humanitários. Se você se enquadra nesta categoria pode contactar o Passport Call Centre no telefone 1-800-567-6868 ou preencher o formulário online chamado Service Canada e-form. If you do not meet the above criteria, or are experiencing symptoms such as cough, fever, difficulty breathing or you are in self-isolation or quarantine, please delay submitting your passport application until further notice.

Se você é autônomo (self-employed): se você é autônomo e está sofrendo financeiramente com o COVID-19 você pode aplicar também para o Canada Emergency Response Benefit, ganhando os mesmos C$2.000 por mês em até 4 meses. Há vários grupos elegíveis a esse benefício e segundo o site do governo a aplicação pode ser feita até dezembro de 2020.

Mais informações podem também ser encontradas neste link aqui. Espero de coração que as informações tenham sido válidas e que, dentro do possível, o impacto do COVID-19 não seja tão alto na sua vida. A foto em destaque é Freepik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *