Pular para o conteúdo

Links com materiais educativos online para crianças durante o isolamento voluntário

Aqui em casa estamos fazendo isolamento voluntário por conta do COVID-19, conforme escrevi neste post aqui. As crianças não terão escola por pelo menos 3 semanas e eu e meu marido temos que trabalhar e tentar ser produtivos com dois meninos super ativos em casa. Eu confesso que não sou muito a favor de telas mas em um momento como esse estou sim deixando os meninos assistir vídeos para eu poder trabalhar. Mas estou optando por sites e materiais educativos.

Meu trabalho organizou uma lista com links de diferentes recursos online gratuitos para educar as crianças neste período. Eu chequei todos os links e selecionei abaixo os que achei mais interessantes. Espero que vocês gostem e seus filhos também. Agradeço se vocês puderem comentar se vocês conhecem outros recursos disponíveis. Vou ir atualizando a lista a medida que for recebendo as dicas de vocês.

Browse K-12 STEM Curriculum: site com atividades de engenharia para todas as séries (na verdade eles indicam que é para todas as séries mas não consegui achar para crianças menores da Grade 4.

Scholastic Learn at Home: nós amamos este site. Está com inscrição gratuita de atividades para JK até Grade 6. Há leituras de livro e atividades de interpretação de texto. Thomas amou!

TVO Kids NumberBlocks: neste link específico deste canal há várias atividades para as crianças aprenderem números com músicas e de uma forma bem educativa.

Mathies: atividades de matemática que os pais podem fazer com as crianças de JK até o Grade 6.

YRDSB Pages: uma lista enorme de atividades que os pais podem fazer com os filhos, divididas por série e também por assunto.

PBS Kids: site com diversas atividades para crianças, incluindo idéias para fazer artesanato com os pequenos.

PBS Learning Media: vários vídeos educativos sobre ciência, história e outros tópicos, separado por idade escolar.

Mystery Science: lista de aulas online e atividades com temas super interessantes, de JK até Grade 5.

Science Bob: site com diversos experimentos científicos para você testar com crianças dos Grades 1-8.

BreakoutEDU fun at home: várias atividades educativas (jogos) para crianças, do Kindergarten ao Grade 8.

Brain Pop: atividades animadas para crianças em diversos temas, do Kindergarten ao Grade 8.

IXL Learning: empresa de e-learning com ótimas atividades para as crianças, do Kindergarten ao Grade 12.

Doodles Academy: é um currículo de arte gratuito que está disponível virtualmente, para o Grade 1 ao Grade 5.

National Geographic Kids: vídeos e atividades sobre animais e a natureza, para crianças do Kindergarten ao Grade 8.

Story Time from Space: site com vídeos onde astronautas lêem livros de história para crianças direto do espaço.

Fun Brain: jogos, vídeos e livros para crianças do JK ao Grade 8.

Highlights Kids: diversas atividades para crianças de Grades 1 à 5.

History for Kids: com curiosidades de história de diversos povos e culturas para crianças de Grades 1 à 5.

ActivEd, Inc: oferece Walkabouts, aulas na Web para alunos de pré-escola e ensino médio que integram movimento com conteúdo de artes, matemática e leitura de linguagem.

Arcademics: jogos educacionais de matemática para Grades 1 até 6.

Club SciKidz MD: blog com atividades de ciência gratuita diárias ou experimentos de culinária para fazer em casa. Todos os dias eles publicam uma atividade diária para pais e filhos fazerem em casa, principalmente usando coisas que já existem em casa. Também incluirá vídeos e outros recursos para estender o experimento. Para Grades 1 até 6.

Virtual Tours de 12 museus: já que não estamos podendo viajar o jeito é fazer tours virtuais de museus. O link é para o artigo da revista Travel and Leisure e inclui até um museu no Brasil.

Science 4 us: site que abrange ciências físicas, ciências da vida e ciências da terra e do espaço com milhares de atividades online e offline que podem ser concluídas em menos de dez minutos e ensina os alunos (Kindergarten ao Grade 2) a usar vídeos, interação, poemas, músicas e cadernos digitais.

Halton Public School Board Curriculum Based Learning Resources: recursos vinculados por série ao currículo escolar de Ontário, do Kindergarten ao Grade 8.

Commonsense Media: se você está procurando um filme para ver no netflix e não sabe se seu filho deverá assistir vale a pena acessar este site e ver qual a idade recomendada para a maioria dos filmes.

Oliver Jeffers: este autor de diversos livros infantis estará lento suas histórias todos os dias às 2pm no seu instagram. A live to IG ficará disponível por 24h.

Biblioteca Pública do Brooklyn (BPL): está oferecendo programação virtual via transmissões do Facebook Live. Participe da BPL para histórias visuais com livros, músicas e dicas para que seus filhos adquiram habilidades iniciais de alfabetização, boa coordenação motora e desenvolvimento do idioma.

Acompanhem pelo Instagram alguns perfis que farão lives com contação de histórias para entreter as crianças durante a pandemia: Fafa Conta 10:30h (seg, qua e sex) e 16:30h (ter é qui); Mãe que lê 11:00h; Carol Levy as 11:30h; Marina Bastos as 12:30h; Camila Genaro 15h. Todos são horários de Brasília.

Espero que tenham gostado e, como disse anteriormente, irei atualizando este link a medida que for conhecendo mais sites e materiais online. Desejo de coração que ajude vocês e vamos aproveitar este tempo preciso que ganhamos para curtir muito nossos filhos e a nossa família.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *