Pular para o conteúdo

Tudo sobre o mês de março/2020 em Toronto

Bem-vindo março! Que bom que você chegou! Este é um mês super querido por aqui! Isso porque a chegada dele indica que o inverno está acabando, que os meses mais frios (dezembro e, principalmente, janeiro e fevereiro) já se foram e que em breve teremos verde e calor na cidade. Março é o mês dos festivais de maple syrup em fazendas ao redor da cidade (atração imperdível!) e da chegada da primavera. Não terá feriados, mas mesmo assim muita coisa legal irá acontecer em Toronto. Como de costume estarei mostrando neste post um pouco do clima, comemorações e o que fazer neste mês em Toronto.

Chegada da Primavera

Sim pessoal, o mês de março é tão esperado porque é o mês que a gente vai dar “tchau tchau” para o inverno, pelo menos na teoria. A primavera começa oficialmente no hemisfério norte no dia 20 de março, mas notem que aqui em Toronto as temperaturas mais quentes chegam (geralmente) em maio e é só em maio também que o verde e as flores surgem na cidade. Como este ano tivemos um inverno menos frio pode ser que o calor e as cores cheguem antes, como está sendo observado em vários lugares do hemisfério norte (leia mais aqui).

Clima

A previsão do clima de Toronto para março é bem, digamos, desanimadora. Eu sempre pego a previsão do tempo com o The Old Farmer’s Almanac e eles são geralmente muito bons. Mas devo confessar que neste inverno eles estão errando feio, o que é bom, porque eles tinham previsto um inverno frio e rigoroso. A previsão deles para março é de um mês mais frio que os marços dos outros anos e mais nevado (média de temperatura de -3C, o que significa 3C abaixo da média dos outros anos e precipitação de 70mm, que é 40mm acima da média dos outros anos). De 1 à 5 de março a previsão é neve e gelo; de 6 à 9 de março neve e flurries, com frio; de 10 à 14 de março teremos chuva; de 15 à 22 de março períodos de chuva intercalados com neve; e de 23 à 31 de março flurries e frio.

Início do Daylight Savings

Sim pessoal, março é o mês que o Daylight Savings começa por aqui. E para quem não sabe o que é Daylight Savings é o nosso “horário de verão” no Brasil, ou a época do ano em que adiantando os ponteiros 1h a mais do que o horário padrão) para que o dia fique mais longo e energia elétrica seja poupada. Eu já escrevi alguns posts super legais sobre isso e vale a pena lê-los clicando aqui. O Daylight Savings começa aqui no Canadá no dia 8 de março às 3am e a dica é que antes de dormir neste dia você já adiante o relógio 1h.

Feriados e Comemorações

Este ano não teremos feriado em março, já que a Páscoa cai em abril. Em relação às comemorações do mês temos o St Patrick’s Day. A data é comemorada no dia 17 de Março pelos países que falam a língua inglesa. Nesta data as pessoas vestem-se de trajes verdes, saindo as ruas em uma longa caminhada festiva. Basicamente as pessoas se vestem de verde porque São Patrício usava um trevo de três folhas para explicar sobre a trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Em Toronto há uma parada, que este ano acontece no dia 10 de março (veja mais informações aqui). Se você quiser comemorar a data vale ir a qualquer pub irlandês da cidade – cito alguns neste post aqui – tomar cerveja verde e comemorar a data com amigos.

Ainda em março temos o March Break (ou Spring Break), que é uma semana onde as crianças não vão para escola e que todos os lugares da cidade estão lotados e os preços das passagens de avião estão um absurdo. Então, vale a pena anotar a data e trabalhar naquela semana se você não tem filhos em escola: 16 à 20 de março de 2020 (incluindo os finais de semana antes e depois desta data). Vale falar que se você estiver passeando em Toronto – com ou sem filhos nesta época – vale pesquisar pelas atrações naquela semana, pois os museus, shoppings e lojas costumam fazer eventos especiais para entreter a criançada nesta semana.

Festivais e Eventos

Bellavita Expo: exposição de produtos italianos para público e comerciantes que acontecerá de 1 à 3 de março no Enercare.

Toronto Bicycle Show and E-Bike Expo: feira de bicicletas com várias promoções que acontece de 6 à 8 de março no Enercare (Exhibition Centre). Este evento acontece duas vezes ao ano em Toronto: uma em março e uma em setembro.

Celebrate Toronto: o aniversário de 186 anos de Toronto é em março mas infelizmente por aqui não temos feriado no aniversário da cidade. Mesmo assim a prefeitura organizou um montão de eventos diferentes que acontecerão dias 7 e 8 de março na Nathan Phillips Square.

Sugar Shack na Sugar Beach: a Sugar Beach é uma “praia” de Toronto que é super fotogênica e foi extremamente cara de ser construída – clique aqui e leia mais. Nos dias 14 e 15 de março acontece no local o evento Sugar Shack, para nos despedirmos do inverno. Haverá degustação de maple, bar, atividades de inverno, música e muito mais.

Festivais de Maple: nas primeiras semanas de março acontecem os festivais de maple em várias fazendas, centros de conservação e parques de Toronto e principalmente regiões ao redor da cidade grande. Em resumo nestas fazendas você vê a colheita do melado de maple – que é super característico do Canadá, pode provar e fazer outras atividades. O evento é super legal e eu curti bastante quando fui e queremos levar o Thomas este ano para conhecer. Amanhã eu estarei postando aqui no blog um post com dicas de várias fazendas de maple espalhadas por Ontario que vocês podem visitar, mas já irei citar o Sugarbush Maple Syrup Festival que acontece em várias fazendas ao redor de Toronto que é bem popular e organizado.

Canada Blooms & National Home Show: o Canada Blooms é um evento de flores e jardinagem e o National Home Show um evento de móveis e TUDO para a casa. Ambos acontecem juntos no Enercare Centre em Toronto nos dias 13 à 22 de março.

Comicon Toronto: feira para amantes de personagens de ficção e histórias em quadrinho, acontecendo de 20 à 22 de março no Toronto Metro Convention Centre. O site do turismo de Toronto traz uma matéria falando das 5 coisas que você não pode deixar de fazer no evento e você pode ler tudo clicando aqui.

One of a Kind Show: festival de produtos feitos a mão por artesãos e artistas locais. Há várias edições do evento todos os anos e o de primavera acontece entre 25 à 29 de março no Enercare Centre Exhibition Place.

Eventos Esportivos

Em relação aos eventos esportivos, além dos jogos de ice hockey e basketball, a temporada de baseball começa. O Blue Jays – time de baseball de Toronto – já começou a jogar em fevereiro mas os jogos na cidade (que acontecem no Rogers Centre, estádio ao lado da CN Tower de teto branco) começa no dia 26 de março – e terá 6 jogos consecutivos, até o dia 31 de março.

Vale falar que os playoffs do ice hockey e basketball geralmente começam em abril e os jogos desta época tendem a ser bem competitivos e ótimos. O Toronto Raptors – time de basketball de Toronto – jogará na cidade nos dias 14, 16, 20, 22, 24 e 30 de março, um destes jogos será contra o Lakers do Lebron James. O Toronto Maple Leafs – time de hockey no gelo – joga em Toronto nos dias 10, 12, 17, 19, 21 e 23 de março.

Tem também jogos de futebol do Toronto FC nos dias 7 e 14 de março.

Eventos Musicais

Todos os meses vários artistas vem para Toronto se apresentar. Eu tenho um post com uma lista enorme de todos os shows que estarão acontecendo em Toronto em 2020 e te convido a clicar aqui para conferir.

E ai, gostaram das dicas? Eu costumo dizer que os meses de janeiro e março são os mais longos do ano. Janeiro mesmo eu nem suporto muito porque é frio e você só quer que acabe. Mas março eu gosto porque o clima está um pouco melhor e a gente já começa a ouvir os passarinhos e a ver que a primavera está chegando – e é bem neste mês que ela chega certo? Então é um mês para ser super aproveitado e espero que com as dicas que eu dei vocês consigam aproveitar mais e mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *