Pular para o conteúdo

Como pedir café aqui na América do Norte

DSC_3294

Uma das primeiras diferenças que você vai encontrar ao mudar para a América do Norte é o café. Sim, por aqui ele é servido diferente do que estamos acostumados no Brasil. E antes de eu explicar sobre essas diferenças e dar dicas para você pedir o seu café quando vier para os Estados Unidos ou Canadá eu quero dizer que eu não tomo café. Na verdade eu até comecei a tomar um pouco de café depois que me mudei para o Canadá – nos últimos anos – mas mesmo assim não me considero uma expert e nem consumidor ativa. Tudo que estarei escrevendo é baseado no que ouço os outros falarem e em comentários em grupos de conversa. Se você tiver alguma informação para acrescentar deixe um comentário que este certamente será bem-vindo.

Em primeiro lugar o pessoal aqui no Norte gosta de café bem fraco – ou como muitas pessoas dizem, o “chafé”. Além de fraco o café consumido está em grandes quantidades. As pessoas pegam aquele copão enorme de café fraco, acrescentam leite, canela, gengibre ou o que for e saem com o copo pela rua, levam para o escritório ou o metro, e consomem ele frio mesmo, sem problemas.

Mas afinal, qual café devo pedir?

A fórmula de sucesso para aqueles que gostam do café brasileiro – forte, quente e em pequena quantidade – é o double expresso machiatto. Esse é o café que meus pais pedem e sempre saem satisfeitos: gosto de café e espuminha de leite. No Starbucks eles fazem essa bebida com café descafeinado e meu pai ama. No Tim Hortons não existe expresso descafeinado, então não funciona para meu pai. Minha mãe e minha sogra ficam felizes com o café latte, mas sempre acham muito grande e dividem entre si quando estão juntas. E o “café com leite do Brasil”? Bem, eu ainda não achei nada parecido com ele em nenhuma rede aqui no Canadá. O que mais se assemelha é o cappuccino do Starbucks, mas mesmo assim não é a mesma coisa.

Tipos de café que você encontra por aqui

  • Espresso. Café concentrado. Aqui geralmente é servido como parte de outra bebida.
  • Macchiato. Café espresso com espuma de leite. É servido em uma porção bem pequena.
  • Americano. É feito adicionando água quente ao café expresso até que tenha aproximadamente a mesma força que o café comum.
  • Latte. É o café com leite, com uma fina camada de leite.
  • Capuccino. Muito semelhante ao latte, mas com uma camada mais espessa de espuma.
  • Mocha. Parecido também com o latte mas além do espresso e do leite tem chocolate.
  • Iced coffee. Café com gelo. Dependendo da marca o café pode estar gelado (i.e. com gelo) ou batido no liquidificador com gelo ficando uma espécie de milk-shake. Frappuchino do Starbucks é um tipo de Iced Coffee.
  • Cold Brew. É um café com infusão a frio ao qual é adicionado gelo. Esse café não é preparado quente e depois resfriado, todo seu processo é feito no frio.

Quando você ver no cardápio que há um café com o nome “light” não quer dizer que ele é menos calórico. O que acontece é que ele tem mais leite na sua composição – e não é tão forte. Isso acontece por exemplo com o Iced Cap Light do Tim Hortons. Se você quiser um café com pouco leite pode pedir a versão dark deles.

Redes de cafés no Canadá

Existem muitas redes de café aqui em Toronto e muitas delas existem no Canadá inteiro. Segue uma lista das redes que conheço: Tim Hortons, Balzac’s Coffee Roasters, Coffee Time, Coffee Culture, Brioche Dorée, Timothy’s World Coffee, Van Houtte, Country Style, Presse Café, Second Cup, Starbucks e Aroma Espresso Bar. Há ainda muita gente que vá ao McDonalds para tomar café (isso mesmo, eles tem café e um menu diferenciado pela manhã)

Obviamente se você é amante de cafés não deve procurar cafés de redes e sim lojas mais locais e com grãos mais selecionados. Neste post aqui eu conto para vocês as 10 melhores cafeterias de Toronto segundo a opinião de experts no assunto (porque, novamente, eu não sou expert em café).

Espero que tenham gostado da dica e não deixem de comentar se tem algum café que vocês curtem aqui e eu não citei ou uma dica infalível para amantes do café brasileiro que vem para o Canadá.

5 comentários em “Como pedir café aqui na América do Norte”

  1. Para mim, o que mais se assemelha com o café com leite do Brasil é o famosos double double que tem no Tim Hortons e no McDonalds. No Starbucks eu peço um dark roast mas friso bem que quero só metade do copo de café, daí completo com o leite que eles deixam disponível nas ilhas. Acho que no final das contas fica bem parecido 😉

  2. Achei bem diferenciado e genial! Queria só dar uma contribuição sobre a parte que você menciona o “café com leite do brasil”. Na verdade existe sim. A Starbucks tem um drink que chama “cafe misto”. Nada mais é do que café coado com leite quente. Já provou?! É muito delícia! E fica a dica que se quiser bem líquido o leite é só pedir “no foam” que fica até mais “café com leite de casa”. Parabéns pelo blog! Abraço e boa noite ?

  3. Deveria ter lido este post lá em 2012… rsrsrs. Parece uma coisa simples mas é desesperador querer tomar um “café pingado” e não conseguir.

  4. Olá Gaby, eu não consigo passar sem um bom café expresso, então, quando estive aí no verão experimentei alguns lugares portugueses que têm a famosa “bica” (em Portugal quando queremos um café expresso, pedimos uma bica ). Esses lugares fizeram-me sentir em casa, tantos pelos sabores como pelas pessoas. Temos então a Pastelaria Nova Era, a Venezia, a Doce Minho, a Caldense entre outras pastelarias italianas que também têm um bom café.
    Espero ter contribuído com um pouquinho do que experimentei quando estive aí de férias.
    ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *