Pular para o conteúdo

Nosso Cottage Winter Gateway na região de Haliburton em Ontário

Este inverno está sendo das primeiras vezes – e talvez seja por isso que nossa família não esteja sentindo o inverno passar. Já estamos no meio de fevereiro e não tem um final de semana que não aproveitamos ou que ficamos em casa “sofrendo” com o frio. Muito pelo contrário: temos aproveitado intensamente todos os momentos. E especificamente no feriado que passou – o Family Day – tivemos a oportunidade de ter momentos inesquecíveis em um cottage da empresa Cottage Care Rentals, atividade esta que nunca tínhamos feito antes. Foi uma combinação de tudo: lugar perfeito, região linda, clima maravilhoso (frio mas com três dias seguidos de sol e céu azul), muitas atrações e companhia maravilhosa. O resultado deste passeio – e muitas dicas de tudo que fizemos – vocês encontram neste post.

A empresa: Cottage Care Rentals

Antes de falar sobre detalhes do local que estivemos eu preciso falar da empresa que tornou este passeio possível: a Cottage Care Rentals. Eles alugam cottages nas regiões de Haliburton, Algonquin e Kawarthas, na província de Ontário (estas propriedades ficam no mínimo há 2 horas e meia de Toronto). Há um diferencial no trabalho da Cottage Care Rentals que me conquistou desde o primeiro momento: a empresa faz um screening inicial de você e sua família e seleciona o cottage que mais se assemelha aos objetivos do seu passeio. Há uma entrevista e você fala um pouco da sua família, do objetivo do passeio e o que você busca no local. Vale falar que o site deles é incrível e que todas as propriedades possuem fotos, vídeos e detalhes bem específicos de cada cômodo e também da região. Eles possuem guest service, e alguns dos cottages possuem serviço de concierge, lavação de toalhas, troca de lençóis e afins. Um trabalho incrível e diferenciado. Vale também clicar aqui e conhecer um pouco da história e valores desta empresa local.

O Cottage: 12 Mile Lake Ross Point

Em janeiro eu compartilhei com vocês este post aqui e falei sobre a Cottage Care Rentals e trouxe uma lista de alguns cottages que a empresa aluga o ano todo. Um desses cottages foi o 12 Mile Lake Ross Point (RossPoint.Club), que fica a 2 horas e meia de Toronto. O local possui 6 quartos e 4 banheiros e pode acomodar até 10 pessoas. Eu simplesmente me apaixonei quando vi este cottage inicialmente, porque ele englobava tudo que eu e minha família buscamos para uma experiência como essa: muito espaço, bela construção, bastante estrutura (duas salas, duas lareiras, sala de jogos), um campfire e ótima localização. São 3 andares para podermos curtir alguns dias na companhia de amigos especiais e dos nossos meninos. Eu tinha certeza que teria uma experiência incrível mas não imaginei que seria tão especial quanto foi.

O Cottage fica localizado a 6 minutos de um mercado e de uma região com alguns restaurantes, e isso me deixou bem tranquila e segura porque como viajamos com crianças pequenas não queremos ficar muito isolados. A chegada de carro saindo de Toronto foi muito tranquila e apesar de pegarmos algumas estradas locais todas elas estavam bem limpas e não tivemos problema algum com a neve. O Cottage fica localizado em uma rua sem saída e possui algumas propriedades vizinhas, mas sua localização é estratégica e você não consegue “ver” os vizinhos, apenas o lago congelado e a natureza ao redor.

A casa é muito melhor do que você imagina: muito espaçosa, segura para crianças (portões nas escadas, armários fixos, janelas com travas), confortável, limpíssima e super equipada (com todos os utensílios possíveis na cozinha, itens de limpeza, atividades para entretenimento e arte, DVDs e livros para todas as idades). Demorou alguns momentos – ou seriam horas – para cair a ficha que eu estava vivendo tudo aquilo: realmente o cottage é pensado nos visitantes, para que eles se sintam super bem e tenham uma experiência incrível e stress free. E foi exatamente assim que nos sentimos.

Como falei anteriormente o cottage possui 6 quartos mas são permitidos até 10 pessoas. Fomos em 3 famílias e optamos por determinar “um andar” para cada família. Acho que foi perfeito e conseguimos nos sentir bem confortáveis e descansados, mesmo indo com bebês e crianças pequenas (a criança mais velha do nosso grupo tinha apenas 5 anos).

Para mim 4 peças da casa destacaram-se. A primeira dela foi o quarto de crianças no segundo andar (fotos abaixo). Isso mesmo, este cottage possui um quarto com 3 camas de criança, um berço portátil e uma infinidade de brinquedos. O quarto também é cheio de janelas e possui uma vista linda da região. As crianças dormiram juntas por lá – incluindo o Ian – e adoraram. A outra parte da casa que eu amei foi a sala: cheia de poltronas de madeira, uma lareira de pedra e janelas enormes que faziam todos suspirar quando passavam por lá. Uma outra peça da casa que eu amei demais foi o basement, também com lareira, poltronas super confortáveis, um bar, TV e sala de jogos. As crianças ficavam horas e horas por lá e a diversão era garantida. Vale falar que apesar de ser um basement essa parte da casa não ficava embaixo da terra então era repleto de janelas enormes que, novamente, nos davam uma vista linda do lago. Por fim eu não poderia deixar de falar da cozinha: enorme, aberta, completa e perfeita para o nosso grupo. As refeições eram certamente o ponto forte do nosso dia – falarei mais a respeito – e achamos que a cozinha enorme foi ideal para nosso grupo.

A estação: inverno

Para muitas pessoas a chegada do frio no Canadá indica o final da temporada de cottage. Claro que o verão é a época mais tradicional de aproveitar essas “casas de campo”, já que geralmente elas ficam na beira de um lago. Porém, um winter cottage gateway pode ser igualmente incrível – ou até mais incrível. No inverno os cottages ficam lindos com a neve, você acaba se forçando a aproveitar mais essas estruturas por causa do frio e as noites mais longas dão mais tempo para relaxar e curtir os ambientes confortáveis desses lugares.

Se pensarmos na parte financeira e disponibilidade, alugar um cottage no inverno é muito mais fácil. O inverno é considerado baixa temporada então você não precisa alugar os cottages a semana toda e além disso não é tão concorrido e os preços são mais baratos. O site do Cottage Care Rentals traz todos os valores das suas propriedades por estação e feriado, indicando também o número mínimo de dias que cada um dos cottages pode ser alugado. Note que nos valores anunciados no site não há taxas e valores de serviço, então é sempre importante ter isso em mente quando você pensar em qual cottage irá alugar.

Em relação às atividades o inverno pode ser super divertido, especialmente quando você tem uma área cheia de neve e uma estrutura incrível. No cottage que alugamos tinha uma fogueira e lenha, com cadeiras Muskoka para sentarmos e ficarmos curtindo o momento. Além disso tivemos o lago congelado para brincar e uma bóia ( que levamos) para fazer tubbing. Todos – até os bebês – desceram na bóia e foi diversão garantida. Também levamos tinta para pintar a neve, fizemos guerra de neve e fizemos toffee, que é uma espécie de pirulito de maple syrup que estava delicioso. Preciso dizer que faltou tempo para fazer todas as atividades outdoors que tínhamos programado.

A região: Haliburton

A região de Haliburton faz parte do cottage county de Ontário e possui mais de 600 lagos com um pouco mais de 16 mil habitantes. O foco da região é o turismo. Há muito o que se fazer na região e o site do My Haliburton Highlands traz um resumo de todas elas, incluindo arte e cultura (super predominante no local), festivais e eventos (que acontecem literalmente o ano todo), comida e bebida local (incluindo várias cervejarias), atividades e aventura e até mesmo spas e lugares para relaxar. Há muito o que fazer e se você estiver perdido – como nós estávamos – pode pedir ajuda e direcionamento para a equipe do Cottage Care Rentals.

Nosso intuito com esse passeio era realmente curtir o cottage mas não poderíamos deixar de curtir a região já que era nossa primeira vez no local. Então com a ajuda do Cottage Care Rentals nós entramos em contato com a secretaria de turismo da região que nos direcionou para as empresas que fazem os passeios que tínhamos interesse em fazer. Todos foram extremamente solícitos e prestativos e encontramos os passeios que melhor englobavam os interesses do nosso grupo.

Pausa aqui para falar sobre a empresa Yours Outdoors, que faz diversas atividades e passeios na região de Haliburton, durante todo o ano. O site deles é maravilhoso e super fácil de navegar: vocês podem pesquisar as atividades por estação, interesse e tipo de viajante que você é. Entre os passeios de inverno que eu mais fiquei interessada – e que ficará certamente para uma próxima oportunidade – estão: tour pelas cervejarias locais, escalada no gelo, tour de carro pelas belezas do local e safári para bater fotos dos animais locais.

A atividade que escolhemos para fazer com a Yours Outdoors foi o ice fishing – pesca no gelo. Somente os homens do grupo foram e todos voltaram cheio de história e super felizes com a experiência – foi a primeira vez pescando no gelo de todos eles. O tour que eles fizeram foi esse aqui, guiado. Eles dirigiram até o local e lá seguiram para o lago onde fariam a atividade. Todo o equipamento foi fornecido pela empresa. Como estava um dia lindo de sol eles não ficaram em uma casinha aquecida, mas a empresa possui caso você queira. Um dos nossos amigos pegou um peixe e ficou super feliz. Os outros – incluindo meu marido – não tiveram muita sorte. Eles acharam o guia ótimo e com muito conhecimento e puderam tirar dúvidas e saber mais sobre a experiência.

Uma outra atividade que nos foi indicado – já que tínhamos crianças muito pequenas e não queríamos ficar muitas horas no frio com elas – foi visitar a Haliburton Forest, mais especificamente o Wolf Centre. Esse é um dos dois centros do tipo no Canadá – o outro fica em Golden, BC – que abriga lobos criados em cativeiro para fins educacionais. Estes lobos já nasceram no local e vivem em um espaço de 15 acres. Quem me acompanha sabe que eu não curto zoológico e que eu não vou em NADA que tenha animais presos. Mas decidi ir neste local depois de conhecer mais sobre a história e entender que os primeiros lobos que chegaram ali foram doados de alguém que não tinha mais condições de cuidá-los nos USA. Também conversei muito com a pessoa responsável e vi todo o cuidado que eles tem em educar todos e ter certeza que não há barulho e agito para os lobos não se sentirem mal. Thomas voltou muito impressionado e me questionando o porquê de termos ido no local – já que eu não levo ele a nenhuma exposição de animais. Acho que a experiência foi válida para todos.

Um item essencial: a comida

Não tem como não fazer um passeio como esse sem envolver comida, muita comida. Como falei anteriormente nós estávamos em um cottage com uma cozinha incrível, então a maioria das refeições foram feitas no local. Mas não poderíamos deixar de ir a um restaurante local e provar a comida, bem como ter contato mais direto com as pessoas da região. Pesquisamos bastante e decidimos almoçar no Rhubarb Restaurant, já que o local possui reviews incríveis. Achei o local com um ambiente lindo e a comida estava deliciosa. O restaurante não é muito kid-friendly (somente uma high chair, sem trocador no banheiro e sem menu kids) mas todos foram muito prestativos e tornaram a experiência do nosso grupo – que tinha 5 crianças – muito agradável. Destaque aqui para a polenta frita de entrada: espetacular. Vale falar que o local possui sua própria cervejaria, a Boshkung Brewing Co, cuja cerveja foi aprovada por todos que provaram. Ah, e o local possui um carregador Tesla.

Chegamos no cottage na sexta-feira à noite e queríamos ter algo prático e delicioso para esta primeira refeição em grupo. Foi ai que eu contactei o pessoal da Brazilian Made e sabia que eles iriam me ajudar. A Brazilian Made é uma empresa que faz salgados e empadões brasileiros deliciosos – inclusive os empadões deles fazem o maior sucesso nas festas daqui de casa e no dia a dia também. Eles tem um cardápio de pratos para festas e adaptam o menu ao tipo de evento. Eu já estava com vontade de provar a picanha recheada deles a algum tempo e ai resolvemos encomendar para este dia. Fez o maior sucesso e zero de trabalho: eles já entregaram na forma e foi só colocar no forno para assar. Além disso tivemos salgadinhos e empadão de camarão (o preferido do Ju) de aperitivo.

Como fomos em um grupo de brasileiros não pudemos deixar de incluir delícias da nossa terra no nosso menu. Toda manhã tivemos pão de queijo quentinho do Minas Valley (que é o melhor pão de queijo congelado que encontramos aqui no Canadá, nos sabores parmesão, tradicional e bacon), pão francês (que uma amiga compra no Longo’s) e feijoada da Nayara com direito a feijão, arroz e farofa do Brazilian Market (mercado online de produtos brasileiros no Canadá). Tivemos também fondue, salmão grelhado com vegetais da minha amiga Andresa e outras delícias. Tudo preparado com muito amor em uma cozinha que pedia para ser utilizada!

O mais importante de tudo: a companhia

Os cottages da Cottage Care Rentals são na sua maioria grandes, então a dica é que você organize um grupo de amigos para curtir essa experiência com a sua “família” aqui no Canadá – porque se você leu este post aqui sabe do que eu estou falando. Vale aqui ressaltar que embora os cottages sejam grandes eles tem uma capacidade limitada de ocupação e você deverá prover o nome e idade de todas as pessoas que irão com você. O cottage que ficamos tinha 6 quartos mas só poderíamos ter 10 pessoas hospedadas. Isso acontece, obviamente, para evitar que o lugar seja alugado para festas e badalação. Tudo deve ser detalhado e checado.

Nós fomos com duas famílias: uma que eu conheço há muito tempo – foi minha primeira amiga aqui no Canadá – e uma que eu conheço há muito pouco tempo. Nossas 3 famílias se conectaram de uma maneira incrível e todos os momentos foram incríveis. As crianças não paravam de brincar um minuto, as mamães não paravam de falar um minuto e os papais curtiram momentos de pesca em grupo. A companhia foi perfeita para tornar esse feriado ainda mais especial, por isso eu agradeço demais aos nossos amigos que estiveram presentes conosco.

Fica aqui então a dica de uma experiência canadense imperdível para os meses frios. Espero que vocês tenham gostado do meu post. Por fim agradeço ao Cottage Care Rentals por ter acolhido nosso grupo tão bem e ter tornado essa experiência possível. Não deixem de entrar em contato com a empresa se vocês querem viver momentos como esse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *