Pular para o conteúdo

10 fatos interessantes sobre o inverno de Toronto

O inverno é uma estação temida por aqueles que estão planejando morar no Canadá ou, ainda, aqueles que já moram aqui mas ainda não conseguiram se acostumar com os invernos rigorosos. Eu e minha família já moramos aqui há 10 anos mas confesso que nem sempre achamos fácil encarar os longos meses de frio. O tema de hoje do projeto #vidanaGTA é fatos interessantes sobre o inverno de Toronto. Eu resolvi focar o tema em curiosidades e dados históricos sobre invernos antigos em Toronto.

1.A pior parte do inverno, na minha opinião, é a falta de sol nos meses mais frios. Toronto tem 301 dias de sol mensurável. Dezembro tem o menor número de dias – apenas 19 – enquanto julho e agosto têm em média 30 dias de sol. Eu escrevi um post sobre o assunto e vocês podem ler mais detalhes clicando aqui.

2.A quantidade de neve que cai em Toronto não é nada comparado com outros lugares do Canadá. Isso é fato. Mas olhando os dados estatísticos dos dias de neve na cidade eu achei que há muitos dias de neve por aqui, embora a quantidade não seja muito grande. A média de dias que a neve cai na cidade é de 40.9 dias (levando-se em consideração pelo menos 0.2cm).

3.Apesar de serem raras, as tempestades de neve acontecem sim em Toronto. Uma das tempestades de neve mais recentes e terríveis aconteceu em janeiro de 1999. Nesta data Toronto teve que lidar com duas grandes tempestades de neve com duas semanas de intervalo. A primeira despejou 40 centímetros (15,75 polegadas) e a segunda despejou 118 centímetros (46,5 polegadas). Sugiro vocês assistirem este vídeo aqui para ver um pouco sobre o dia a dia da cidade de Toronto com neve.

4.Analisando dados do Governo Canadense de 1981 até 2010 observa-se que neva uma média de 122 cm por ano em Toronto. Para se ter uma noção deste número vale a comparação com outras cidades: em Montreal cai em média 209.5 cm, em Ottawa 175.4 cm e em Quebec City 303.4 cm. Se separarmos o número de Toronto por meses temos mais neve caindo em Janeiro e Fevereiro. Veja mais dados interessantes sobre neve em Toronto aqui.

5.A temperatura mais baixa registrada em Toronto foi de -33°C foi registrada em 10 de janeiro de 1859. A temperatura mais baixa registrada no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto foi de -31.3°C em 4 de janeiro de 1981 e com wind chill a sensação era de -44.7°C no mesmo dia.

6.Toronto possui 52 outdoor rinks de patinação no gelo. O uso deles é gratuito e você só precisa alugar os patins (ou trazer o seu, se você tiver). Escrevo sobre isso porque acho super importante você escolher uma atividade de inverno para chamar de sua e curtir a estação. Clique aqui e veja texto sobre o assunto.

7.A limpeza da neve na cidade de Toronto é um processo complexo e com várias etapas. Toronto possui 9,500 ruas e para limpá-las é preciso mais de 1500 pessoas (que no caso de previsão de nevasca ficam de plantão 24 horas), 571 road plows (para tirar a neve da estrada), 329 sidewalk plows (para tirar a neve das calçadas) e 202 caminhões de sal. Eu escrevi um post com mais detalhes sobre esse assunto e você pode ler clicando aqui.

8.Quando pensamos em inverno é impossível não pensar em ice hockey. Para qualquer lugar que você olhe tem alguém carregando uma sacola com equipamento ou, melhor ainda, você encontra algum fã do Toronto Maple Leafs, o time de hockey daqui. O Toronto Maple Leafs não vence a Stanley Cup (campeonato) desde 1967. E apesar de ser uma das piores equipes da NHL, eles têm uma base de fãs leais e os ingressos sempre estão esgotados.

9. Uma coisa que devemos pensar bastante em invernos rigorosos como os do Canadá é na suplementação de vitamina D. De acordo com alguns estudos nós precisamos de 15 minutos de sol diretamente na nossa pele muitos dias por semana entre Maio e Setembro para termos reservas de vitamina D durante alguns meses do inverno. Em outubro – quando o frio tende a chegar – os níveis de vitamina D estão ideais mas acabam baixando nos próximos meses. Em janeiro os níveis já estão super baixos e é ai que é indicado a suplementação com cápsulas ou vitaminas. Se você for em uma farmácia verá que há diversas opções e os preços são ótimos (há tubos com 120 cápsulas por C$4). 

10. O inverno acaba teoricamente dia 21 de março de 2020, mas o frio só vai embora no final de maio. Clique aqui e leia ou assista um vídeo sobre o clima de Toronto mês a mês.

Como falei anteriormente este post faz parte do projeto #vidanaGTA onde eu e outros blogueiros brasileiros que moram na região metropolitana de Toronto (GTA) falam sobre um mesmo tema, todo dia 15 do mês. Espero que tenham gostado da maneira que abordei o tema e não deixem de conferir os posts sobre este assunto nos outros blogs que participam deste projeto este mês:

Livi | Baianos no Pólo Norte
Paula | Brasileira em Toronto
Sil | Mundo da Sil
Dani | Vidal Norte
Reinaldo | Vivendo em Hamilton

6 comentários em “10 fatos interessantes sobre o inverno de Toronto”

  1. Adorei seu post Gaby!
    Nossa, essa tempestade de 1999 foi o meu primeiro inverno aqui. Cheguei com a maior vontade de ver neve e quando ela veio não parou mais de cair. Foi um caos total e eu fiquei assustada com tanta neve!
    Beijos

  2. Excelente post, como sempre! Este é o segundo ano em que eu monto um rink de patinação no meu backyard. Esse ano está atípico, com muitos dias de temperaturas acima de zero, então não podemos patinar todo dia. Mas as crianças adoram, e é um excelente jeito de convidar amigos para playdates.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *