Pular para o conteúdo

5 dicas para planejar um verão infalível para seus filhos

Sim, você entendeu certinho: estamos no meio do inverno e eu estou falando do verão. Na verdade, nesses últimos dias eu estou pensando e planejando muito o verão. E não é porque é a estação mais querida e aguardada do ano, mas porque o Thomas (meu filho mais velho de 4 anos) estará de férias na escola. As férias do Thomas vão de 25 de junho de 2020 até 8 de setembro, ou seja, são 10 semanas de férias. Até ai tudo bem, se não fosse o fato de que não temos família por perto e de trabalharmos (eu e meu marido) full-time. Sim, temos férias no trabalho, mas não o suficiente para cobrir todas essas semanas de férias.

Esse é o primeiro ano do Thomas na escola e eu ouvia as mães Canadenses falarem das férias de verão durante o inverno e achava um exagero falar assim, tão distante. Hoje eu sei que isso não é exagero e que é algo necessário. Especialmente se você quiser que seus filhos tenham um verão memorável. A palavra da vez é planejamento. Só com planejamento vocês conseguirão ótimas atividades para seus filhos (as vagas dos summer camps preenchem rapidamente) e conseguirão se organizar para que eles aproveitem muito os meses de calor no Canadá.

Pensando em tudo que eu escrevi acima eu resolvi fazer uma listinha com 5 dicas para você planejar um verão inesquecível para seus filhos. Espero de coração que as dicas sejam úteis e que ajudem vocês.

Defina metas para o verão

Meu filho terá 10 semanas de férias e isso dá 2 meses e meio o que é relativamente um tempo grande mas, ao mesmo tempo, pode passar rápido fácil, fácil. E é por isso que eu estabeleci algumas metas do que quero que ele viva neste verão: o que queremos ver, as atividades que ele irá fazer, as experiências que ele terá e o que ele irá aprender. Definir metas me ajudou muito a decidir o que eu iria planejar para ele neste verão. Claro que perguntei para ele também o que ele gostaria de fazer e mesmo que a resposta tenha sido uma já esperada – andar de bicicleta na pista de bike – eu já sei que ele quer mesmo é curtir a estação quente e outdoors.

Planeje-se semanalmente

A segunda dica é pensar nas férias por semana. O que fizemos foi imprimir um calendário em branco com todas as 10 semanas de férias e pensar nas atividades em cada uma daquelas semanas. Colocamos as férias, as viagens, as visitas e conseguimos ter uma noção geral do que poderíamos fazer em cada uma das semanas, especialmente aquelas sem nenhuma programação. Facilitou MUITO pensar por semana.

Busque atividades simples

Muitas vezes nos perdemos tentando encontrar atividades elaboradas e eventos para todos os dias das férias dos nossos filhos. Verão passado eu estava com meus 3 filhotes em casa (Thomas, Ian e Jojoe) e lembro que os dias mais especiais e felizes foram os que fiz atividades simples, como brincar com água na sacada de casa ou ir no parque vizinho para uma caminhada. As crianças não precisam de muito para serem felizes: elas precisam de atenção e companhia.

Busque ajuda

Se você trabalha fora e não consegue ficar todas as 10 semanas em casa como eu a dica é buscar ajuda. Fale com familiares do Brasil para virem visitar – já que é verão as chances deles virem serão maiores -, converse com amigas, combine playdates com amigos da escola. Não tenha medo de pedir ajuda para cuidar do seu filho nessas semanas. Por experiência própria eu combinei com meus pais de virem nos visitar em algumas semanas que sei que terei muitos deadlines no trabalho e não poderei dar muita atenção para o Thomas. Ainda, vale falar que as crianças curtem muito essa mudança de ares e pessoas.

Escolha o summer camp ideal para o seu filho

A tradução literária de Summer Camps é “acampamentos de verão”, mas não pensem que seus filhos irão ficar em barracas e não voltarão para casa no final do dia. Não é assim. Summer Camps – super tradicionais aqui no Canadá – são semanas de atividades em determinados locais (escolas, centros comunitários, parques, museus) que funcionam meio dia ou o dia todo e irão entreter seu filho durante as férias de verão. Há diversos Summer Camps espalhados pela cidade e os melhores são super concorridos. Eu já escrevi sobre o assunto aqui no blog e acho importante reinforçar a importância dessas atividades. Eu sinto que essas atividades semanais fornecem diversão e muito aprendizado para nossos filhos. Thomas fez 3 semanas de Summer Campo no ano passado e ele evoluiu muito e curtiu muito também.

Nem sempre é fácil decidir qual Summer Camp matricular seu filho (eu escrevi um post aqui com algumas dicas). E uma das dicas que eu falei era perguntar para outras mães qual programa elas levaram seus filhos e o que elas gostaram ou não. Se você me perguntar qual programa o Thomas gostou no ano passado (e irá repetir esse ano!) eu direi o True North. Neste post aqui eu contei toda a nossa experiência com esse summer camp e indico para todo mundo: é simplesmente fantástico.

Os camps da True North são voltados para esportes e oferecem uma variedade de programas esportivos (Baseball, Flag Football, Basketball, Soccer e Multi-Sports). Eu prezo muito a prática de esportes e tivemos uma experiência super positiva no ano anterior, com Thomas adquirindo importantes habilidades como paciência, senso de pertencer a um grupo e saber perder, além de se exercitar e poder ter contato com vários esportes. Vale aqui falar que nós optamos pelo Multi-Sports ano passado e esse ano também, que é um camp onde o Thomas tem contato com uma ampla variedade de esportes e atividades, a fim de desenvolver habilidades de movimento e esporte, com ênfase em diversão, fair play e trabalho em equipe.

Por fim, o planejamento é importante também no aspecto financeiro, já que o preço de uma semana de summer camp fica em torno de $400. Todos os preços estão descritos no site da True North. Vale falar também que há descontos se você fizer mais de uma semana ou se irmãos frequentarem o camp. E para os seguidores do blog eu estou com um código de desconto: GABY75 te dá $75 de desconto em uma semana de camp. Só aviso uma coisa: corram porque as vagas acabam super rápido.

Este post é patrocinado mas tudo que escrevi reflete minha real opinião sobre o assunto. Eu realmente curti a experiência que tivemos no verão passado e é por isso que Thomas irá novamente para este Summer Camp neste verão. E é claro que irei contar tudo para vocês por aqui.

Click here to read the post in English.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *