Pular para o conteúdo

Dá para visitar os parques de Ontário no inverno?

Não adianta: não somos acostumados com o frio e achamos que a vida do Canadá pára quando está frio. Claro que isso não é verdade senão a vida por aqui ficaria ativa somente por 6 meses do ano. E o motivo de eu estar começando este texto falando sobre isso é que ultimamente eu tenho recebido perguntas muito específicas sobre a possibilidade de fazer X ou Y quando está frio. Muitas perguntas são muito boas – como a que irei focar neste post – e acho relevante responder para vocês aqui no blog o que eu faço e a maneira que eu penso sobre o assunto.

Em primeiro lugar eu acredito que, na medida do possível, as atrações, estabelecimentos comerciais, hotéis e parques se adaptam para atrair a atenção dos turistas nos meses frios. E quase sempre quando eu procuro um lugar para visitar eu vejo que o foco do marketing acaba até sendo nos meses frios, para mostrar que sim é possível visitar o lugar com neve e temperaturas negativas. E no caso do Ontario Parks isso não é diferente.

Ontario Parks é a instituição que cuida dos mais de 330 parques provinciais de Ontario. Eles são SUPER organizados e sempre fico impressionada quando vamos visitar um parque – e fiquei ainda mais organizada quando tivemos nossa primeira experiência com RV no ano passado (essa aqui). Quando recebi a pergunta que intitula esse post “dá para visitar os parques de Ontário no inverno?” eu sabia que a resposta era sim, mas não tinha dados específicos. Fui atrás e resolvi compartilhar aqui com vocês.

Em primeiro lugar preciso dizer que o site do Ontario Parks tem uma página dedicada exclusivamente aqueles que planejam visitar algum dos parques no inverno (esta aqui). Segue abaixo um resumo de informações contidas neste site:

  • 31 parques provinciais estão abertos durante o inverno, entretanto a maioria dos campings estão fechados nesta época do ano (somente disponível acomodações cobertas);
  • 19 parques oferecem mais de 450 km de trilhas de cross-country ski. Muitos têm abrigos ou cabines com lareira e até chocolate quente para aquecer os visitantes;
  • Aluguel de equipamento para fazer cross-country ski está disponível nos seguintes parques: Arrowhead, Killarney, Pinery, Wasaga Beach e Windy Lake.
  • Aluguel de raquetes de neve está disponível nos seguintes parques: Algonquin, Arrowhead, Frontenac, Killarney, Pinery, Silent Lake, Wasaga Beach e Windy Lake.
  • Patinação no gelo está disponível em Algonquin (Mew Lake) e Pinery em grandes pistas ao ar livre. Há trilhas no MacGregor Point e Arrowhead (com aluguel de patins disponível).

Uma dica legal é que 10 parques provinciais possuem acomodações com aquecimento, que você pode alugar aqui para ter a experiência incrível de visitar os belíssimos parques no meio do inverno. As acomodações são classificadas em 4 categorias: cottages (somente o Sandbanks possui cottages), rustic cabins, camp cabins (ambas as cabins possuem microondas, cafeteira e frigobar, mas não banheiro) e yurts (barracas com aquecimento, cama, lâmpada e uma tomada elétrica). Se você clicar neste post aqui pode ver fotos e mais detalhes das acomodações mais populares que estão disponíveis no inverno.

E se você não quiser dormir no local mas tem vontade de explorar um parque provincial em um dia de inverno dá sim para sair de Toronto e visitar alguns parques pertinho daqui. A lista dos parques que eu recomendo e a distância de Toronto estão listados abaixo:

Darlington Provincial Park: 45 minutos à leste de Toronto (perto de Oshawa)

Bronte Creek Provincial Park: 40 minutos à sudoeste de Toronto (perto de Oakville)

Presqu’ile Provincial Park: 2 horas à leste de Toronto (perto de Belleville)

Wasaga Beach Provincial Park: menos de 2 horas ao norte de Toronto

Sibbald Point Provincial Park: 1 hora ao norte de Toronto (na beira do lago Simcoe).

Se você quiser saber sobre eventos nos parques durante o inverno clique aqui. Outra dica importante é sobre segurança e tem várias informações aqui. Fica então a dica de um passeio diferente e certamente muito especial. Como os meninos ainda são muito pequenos eu não me sinto confortável em ir para um parque no frio, especialmente porque as cabins não possuem banheiro dentro. Mas é certamente uma experiência que eu quero ter no futuro. Me contem aqui nos comentários se vocês já tiveram essa experiência: vou AMAR saber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *