E se o alerta nuclear fosse verdade?

Domingo de manhã as crianças acordaram cedo, por volta das 7am. E ai trouxemos elas para nosso quarto e estávamos todos de pijama curtindo o frio e brincando, sem pressa para nada como deve ser os domingos de manhã. Eis que de repente os nossos celulares tocam ao mesmo tempo – cerca de 7:20am – e quando vamos olhar há um alerta de risco radioativo.

O alerta de emergência dizia que se aplicava as pessoas que moram dentro de 10km da Usina Nuclear de Pickering e que algo havia acontecido no local, entretanto nenhum vazamento radioativo havia acontecido. Eles ainda informaram que pessoas estavam indo para o local e que não havia a necessidade de fazer nada no momento. Obviamente ficamos muito nervosos e apreensivos e somente conseguimos relaxar depois de 2 horas, quando foi mandado uma nova notificação dizendo que a primeira tinha sido um erro.

Pausa aqui para algumas perguntas. A primeira delas é o porquê de terem demorado TANTO tempo para ver que foi um erro é algo realmente estranho. Segundo notícias que seguem na mídia estava acontecendo um treinamento na usina e o alerta foi mandado por acidente. Outra pergunta que me vem a cabeça é: se isso acontecer mesmo estamos preparados? Porque um alerta falando para as pessoas se acalmarem e que nada está errado é algo estranho, porque se estivesse tudo certo nenhum alerta deveria ter sido emitido certo?

Para quem não sabe a Pickering Nuclear Generating Station é a mais velha usina nuclear de Ontario – e uma das mais velhas do mundo – e produz 14% da energia de Ontario, empregando 4,5 mil trabalhadores. O local iria fechar suas portas este ano, mas por causa da quantidade de empregos envolvidos parece que irá fechar em 2024. Ela fica na beira do lago Ontario há 40km do centro de Toronto. vale falar que já houveram alguns acidentes na história da usina, mas nenhum muito grave (ou será que todos os acidentes radioativos são graves?).

O que aconteceu me deixou nervosa e apreensiva: e se realmente acontecesse algo assim o que eu deveria fazer? Uma das coisas que li é que as casas das pessoas que moram em um raio de 10km da usina devem ter uma certa pílula, que deve ser tomada para prevenir câncer e danos da tireóide. O nome desta pílula é KI Pills e vocês podem ver mais informações aqui. Vale falar que essas pílulas só funcionam efetivamente se forem tomadas antes ou logo após o contato com o material radioativo. O site diz que pessoas que moram em um raio de 50km podem pedir as pílulas também – e foi isso que eu fiz. Eu pedi as pílulas completando um formulário e foi bem fácil e sem custo algum. Você pode pedir as suas clicando aqui.

Alguns pontos importantes para você ter em mente:

  • Pickering não é a única usina nuclear da região. Há menos de 80km de Toronto fica a The Darlington Nuclear Generating Station. Essa usina está em expansão e parece que irá funcionar até 2055. Há ainda 3 outras usinas nucleares antigas no estado de New York
  • Há um documento enorme da secretaria de saúde do Canadá sobre como responder a emergências radioativas e você pode ver este documento clicando aqui.
  • Esse site aqui traz informações e links importantes sobre energia e acidentes nucleares em Ontario.

Fica aqui um post informativo e de reflexão sobre um assunto tão importante. E vamos esperar as investigações para saber o que realmente aconteceu.

3 Resultados

  1. AMANDA MARCIA DOS SANTOS REINALDO disse:

    recebi o alerta, estava meio acordada e dormindo, dormi de novo e acordei com o outro alerta, pensei… o quê é isso, meu marido que é canadense explicou… e u meio dormindo só pensava, e se fosse verdade, estávamos em London quase 2 horas de toronto visitando a família e talvez enm poderíamos voltar se fosse verdade, que loucura, mas fico feliz em saber que se uma criança ou um pessoa desaparece eles podem emitir o alerta para toda a província e rapidamente todos podem ajudar a encontrar a pessoa, então tudo tem dois lados;

  2. Taiza disse:

    Vamos esperar! Espero também não acordar assustada.😳

  3. Laura disse:

    Nossa adorei o post. Moro em Scarborough e fiquei bem assustada tb. Ja pedi minhas pills tb! Obrigada Gabby

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *